Quando Andamos na Luz

Quando Andamos na Luz
Texto: 1 João 1:7

Introdução: Deus quer que as pessoas perdidas o conheçam (João 20:30-31). Ele também quer que aqueles que O conhecem saibam que o conhecem. Mas como podemos saber com certeza que O conhecemos?

O simples fato é que Deus quer que os cristãos saibam que estão salvos e quer que as pessoas perdidas saibam que estão perdidas. Ele salva pessoas perdidas, mas ao contrário de muitas igrejas, Ele não as abandona assim que as salva. No momento da salvação, Deus nos dá Seu Espírito Santo - somos habitados pelo Espírito Santo ou batizados pelo Espírito Santo. O Espírito Santo imediatamente começa o processo de nos santificar. Santificação é um processo pelo qual Deus nos conforma à imagem de Seu Filho (Romanos 8:29).

A santificação começa no momento da justificação e continua - ou deve continuar - até a nossa glorificação. Se formos cheios do Espírito Santo, se permitirmos Sua obra poderosa e sobrenatural em nosso coração, Ele nos nutrirá e nos desenvolverá, conformando-nos diariamente à imagem de Jesus Cristo. Aqueles que são obedientes ao Espírito Santo têm mais probabilidade de ter certeza de sua salvação. Aqueles cristãos que extinguem ou entristecem o Espírito Santo são mais propensos a duvidar de sua salvação.

Primeira João 1:7 ensina que aqueles que andam na luz têm duas bênçãos muito especiais: (1) eles têm comunhão com Deus e (2) eles são limpos diariamente.

“mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado”

I. Os Cristãos Devem e Podem Andar na Luz.

A. Você quer andar na luz ou nas trevas?

Esta é a segunda das cinco vezes nesta breve passagem que João usa a condição da terceira classe. A condição da primeira classe assume que a afirmação é verdadeira, a condição da segunda classe assume que é falsa, e a condição da terceira classe significa que pode ser verdadeira ou pode ser falsa - você pode fazer isso ou você não deve. Assim como a justificação não é imposta a ninguém contra sua vontade, a santificação não é coagida. Deus quer que você viva uma vida espiritual. Você pode ou não.

Se você está andando na luz, você está andando no poder do Espírito Santo, mas se você está andando no escuro, você está andando no poder de Satanás e na velha natureza pecaminosa. Você não vive em um vácuo espiritual; você está caminhando na luz ou na escuridão. Você é espiritual ou carnal. Infelizmente, muitos cristãos pensam nas pessoas apenas em termos de serem salvas ou perdidas. Nunca devemos confundir Justificação e Santificação. Na justificação, somos declarados justos e na santificação somos crescidos, nutridos e desenvolvidos. A justificação é um ato poderoso de Deus. Santificação denota a obra poderosa e sobrenatural do Espírito Santo na vida do crente. Não se engane, a santificação é sobrenatural. Você não pode se santificar mais do que pode salvar a si mesmo.

Você deve andar na luz (andar no espírito). Você pode ou não fazê-lo, mas deveria. Você não pode se santificar e isso não acontece por acaso. Se você se humilhar diante de Deus e deixar o Espírito Santo encher seu coração, Ele fará uma obra poderosa em sua vida. Quando isso acontecer, você terá certeza da salvação. Se isso não estiver acontecendo, ou você está perdido ou é um desviado que precisa confessar seu pecado, arrepender-se e pedir a Deus que o encha com o Espírito Santo. Como você pode saber se você é espiritual? Esta passagem ajudará a fornecer algumas respostas.

1. Precisamos entender o princípio de ser espiritual.

a. Devemos andar pela fé, 2 Coríntios 5:7.

b. Devemos andar na verdade, 3 João, v. 4.

c. Devemos andar na luz (espírito), 1 João 1:7.

2. Esta é a doutrina da espiritualidade.

a. Deus fornece o poder e os incentivos.

b. Somos responsáveis ​​pelo compromisso de andar no espírito.

Isso está na voz ativa - devemos continuar andando na luz. Está no modo subjuntivo - talvez você queira, talvez não. Um ato da vontade é exigido na santificação. Lembre-se, na Santificação há certeza da salvação.

É absolutamente essencial que entendamos a parte de Deus e a nossa. Você não pode se santificar. Só Deus pode fazer isso e Ele não vai fazer isso contra a sua vontade. Na verdade, Ele não fará isso sem que você faça a sua parte. Enquanto Ele faz toda a santificação, nossa parte é vital. Nada acontece contra nossa vontade. Se você não é espiritual, se não está andando no espírito (andando na luz), então não há ninguém para culpar a não ser você mesmo. O sacerdócio dos crentes não é apenas um privilégio, é também uma grande responsabilidade.

B. Agora vamos olhar para a obra do Espírito Santo e do crente.

1. Observe a obra do Espírito Santo antes e depois da salvação.

a. Ele convence os perdidos do pecado, do juízo e da justiça, João 16:8

b. Ele é o Agente de salvação.

c. Ele nos batiza em Cristo.

d. Ele nos sela em Cristo.

e. Ele guia na verdade (sã doutrina), João 16:13.

f. Ele glorifica a Cristo, não a si mesmo, João 16:14.

g. Ele dá dons espirituais

h. Se você entristecer o Espírito Santo, Ele ainda habitará em você, mas a comunhão sofre.

2. Devemos andar no poder do Espírito Santo.

Isso é expresso de várias maneiras. Infelizmente, algumas pessoas se desassociam de outros crentes por causa da terminologia, quando podem estar usando palavras diferentes que falam da mesma coisa. Infelizmente, quando se trata de questões religiosas, as pessoas costumam lançar mais calor sobre o assunto do que luz, e isso inclui os cristãos. Não escolhemos Cristo, Ele nos escolhe; no entanto, Paulo escreve: “Porque todos os que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo” (Gálatas 3:27). O Espírito Santo nos fortalece e nos nutre, mas devemos nos comprometer a andar na luz.

3. Um crente espiritual fará certas coisas.

a. Um crente espiritual imita a Cristo.

b. Um crente espiritual glorifica a Cristo.

4. Um crente espiritual não está sob a lei, Gálatas 5:18, 23.

5. Aquele que está cheio do Espírito Santo não pode continuar pecando, 1 João 3:9-10.

Ele cometerá atos de pecado, e se negarmos isso, não conhecemos a verdade (1 João 1:8). Romanos 3:23 é muito claro: “Porque todos pecaram (tempo passado) e carecem (tempo presente) da glória de Deus”. No entanto, aquele que foi habitado e está sendo cheio diariamente com o Espírito de Deus não pode continuar no pecado de forma a torná-lo um estilo de vida.

C. Duas palavras não meritórias descrevem a parte do crente.

1. Devemos crer para ser salvos.

2. Devemos confessar a Cristo diariamente.

D. Aqueles que andam na luz são abençoados de duas maneiras.

1. Eles têm comunhão uns com os outros.

Comunhão não significa uma “igreja social”. Nem denota toda a tagarelice que acontece enquanto as pessoas deveriam estar se preparando para adorar ao Senhor antes da maioria dos cultos. Um diácono idoso foi até a frente e pediu ao tecladista que abaixasse o volume para que eles pudessem ouvir a conversa um do outro! A palavra do Novo Testamento traduzida por comunhão na verdade significa uma participação em algo, portanto, uma parceria no ministério, adoração e serviço.

2. Eles são limpos pelo sangue de Jesus Cristo.

Se você é cristão, foi purificado pelo sangue do Cordeiro de Deus. Desde que você se tornou um cristão, você foi purificado do pecado (cometido diariamente, Romanos 3:23b) continuamente pelo sangue de Jesus Cristo. Isso está no tempo presente. Quando confessamos nosso pecado (1 João 1:9), somos limpos pelo sangue do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

II. Agora, Considere o Que Significa Ser Limpo Pelo Sangue de Cristo.

A. Muitos têm uma compreensão limitada do sangue de Jesus Cristo.

1. Jesus derramou cada gota de Seu sangue.

2. Nenhuma gota de Seu sangue físico lhe tocou.

3. Seu sangue pode ter respingado em alguns que nunca foram redimidos.

4. Seu sangue físico representa algo importante

5. Há poder no sangue de Cristo.

6. Aprenda bem isso e você entenderá melhor a sua salvação.

B. Existem muitas referências ao sangue na Bíblia.

1. “Nele (Cristo) temos a redenção pelo Seu sangue”, Efésios 1:7.

2. “Jesus Cristo ... nos lavou de nossos pecados em seu próprio sangue”, Apocalipse 1:5.

C. O Sangue de Cristo Está Sempre Associado à Salvação.

1. No Antigo Testamento, os sacrifícios de animais retratam a Cruz.

a. A Escritura deve ser interpretada literalmente, a menos que seja obviamente figurativa.

b. No entanto, algumas coisas literais devem ser interpretadas simbolicamente.

Ilustração: Em 1 Coríntios 10:1b-4, Paulo escreve: “Nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem e todos passaram pelo mar; e todos foram batizados em Moisés na nuvem e no mar; e todos comeram o mesmo alimento espiritual; e todos beberam da mesma bebida espiritual, pois estavam bebendo de uma rocha espiritual que os seguia; e a rocha era Cristo”.

2. Jesus derramou sangue físico, mas o sangue na Bíblia denota as coisas mais profundas que o sangue representa.

3. Jesus não sangrou até a morte.

a. Ele estava morto quando o soldado o examinou.

b. Ele entregou Seu espírito.

c. Ninguém tirou Sua vida, Ele a entregou a Si mesmo.

d. Sua morte física não explica totalmente Sua morte por nossos pecados.

e. Mesmo assim, Ele morreu por nossos pecados.

f. Houve uma morte que precedeu Sua morte física.

g. Seu sangue físico nunca nos tocou, mas Seu sangue nos purifica do pecado.

4. O sangue de Cristo é a coisa mais poderosa do mundo.

a. Não somos salvos por Seu sangue físico, mas uma gota do que ele representa é poderoso o suficiente para salvar todas as pessoas no mundo.

b. Ninguém pode ser salvo sem o sangue derramado do Cordeiro de Deus.

c. O sangue de Cristo se refere à morte espiritual que o sangue real representa.

Conclusão: Na cruz, Jesus levou nossos pecados sobre si. A agonia da cruz é vista na exclamação: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" Durante aquelas três horas de escuridão, o Pai deu as costas para Seu Filho porque Ele não podia olhar para o pecado. Quando Ele disse: “Está consumado”, Ele literalmente quis dizer que havia completado Sua missão. Depois disso, Ele entregou Seu espírito.

Enquanto estava na cruz, Jesus fez por nós o que nunca poderíamos fazer por nós mesmos. A única maneira de qualquer pessoa perdida ser salva é tendo seus pecados lavados no sangue do Cordeiro de Deus. E a única maneira pela qual qualquer cristão pode ser purificado do pecado é através do sangue de Cristo, como este versículo revela claramente.

Se você é cristão, deve andar na luz. Você pode fazê-lo, e você pode não fazê-lo. Mas se você andar na luz, você terá comunhão com Deus e com outros crentes. Além disso, o sangue que lavou seus pecados quando você foi salvo irá purificá-lo quando você confessar seus pecados hoje (1 João 1:9).

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem