Série: Fé - A Substância Das Coisas Esperadas - A Fé de Moisés

Série: Fé - A Substância Das Coisas Esperadas - A Fé de Moisés
Texto: Hebreus 11:23-29

Introdução: Hoje, continuamos nosso estudo sobre a fé, de acordo com os exemplos de Hebreus 11. Notamos a importância da fé e tentamos descrevê-la e defini-la. A fé é a substância das coisas que se esperam, a evidência das coisas não vistas. Envolve confiança e perseverança quando permitimos que Ele cumpra o Seu propósito para nós. Em nosso estudo de hoje, estudaremos sobre a vida e a fé de Moisés, o agente de Deus através do qual Ele começa a cumprir Suas promessas.


Em nosso último estudo, notamos a fé dos pais de Moisés quando eles superaram o medo do homem ao escondê-lo, quando o decreto do rei pedia que ele fosse morto (Êxodo 2). Também notamos como, providencialmente, sua própria mãe foi contratada como serva da filha do faraó para ajudar a criá-lo. Ele foi criado em luxo e entre os poderosos e a elite do Egito. Ele tinha riqueza e conforto consideráveis ​​à sua disposição. Quando retornamos a vida de Moisés, são quase 40 anos depois.

I. Moisés - Fé Disposta a Sofrer. V. 24-26

A. Êxodo 2:11-25 registra Moisés fugindo do Egito para a terra de Midiã. É evidente que ele havia aprendido sobre sua herança hebraica e sabia sobre Jeová Deus (e provavelmente as histórias de José, Abraão, Isaque e Jacó). Ele tem quarenta anos (Atos 7:23) e se preocupa com a maneira como ele vê seus irmãos tratados. Um dia ele vê um escravo hebreu sendo espancado por um egípcio. Ele presume que ninguém está olhando e mata o egípcio e o enterra na areia (11-12). No dia seguinte ele vê dois de seus irmãos brigando e tenta detê-los. Alguém pergunta: “Quem te constituiu a ti príncipe e juiz sobre nós? Pensas tu matar-me, como mataste o egípcio?” (13-14). Moisés percebe que o que ele fez é conhecido e ele foge do Egito para a terra de Midiã. Ele conhece o sacerdote de Midiã e se casa com uma de suas filhas, Zípora. Ele tem um filho - Gerson.

B. Em nosso texto, esses versículos estão claramente falando de sua escolha em agir em favor do povo de Deus sobre o prestígio do Egito nessa ocasião. Ele poderia ter deixado aquele egípcio sozinho e continuar vivendo sua vida de luxo, mas ele tinha integridade e um senso do que é certo. Quando confrontado com essa escolha, ele permaneceu com Seus irmãos, que lhe custou tudo o que ele possuía fisicamente.

C. Temos notado exemplos de pessoas dispostas a abandonar posses mundanas pela fé (Abraão, José, etc.) e como uma fé piedosa está disposta a desistir deste mundo (1 João 2: 15-16; Mateus 16:26). Mas o que torna Moisés e este exemplo diferente é o que ele entrou voluntariamente - sofrendo aflições. Considere o que Moisés enfrentou:
1. Ele teve que fugir com medo para o deserto sem saber se a terra poderia sustentá-lo.
2. Faraó queria matá-lo (Êxodo 2:15) - assim, Moisés era agora um refugiado.
3. Quando ele retorna 40 anos depois - ele sofre ameaças ao enfrentar o novo faraó.
4. E talvez as piores aflições que ele enfrenta sejam de seus próprios irmãos que criticam cada movimento seu, ameaçam sua vida, se rebelam contra Deus e ele, e continuamente reclamam e murmuram de tudo. Enquanto Moisés era frequentemente respeitado por Israel, ele também foi tratado horrivelmente por eles. Como se poderia dizer: "Com amigos assim, quem precisa de inimigos?"

D. Quantos de nós estariam dispostos a se afastar de nossos confortos e lugares de segurança se SOUBÉSSEMOS que isso levaria ao sofrimento e aflição.
1. Entenda que quando você entregar sua vida a Deus e a Cristo, isso vai lhe custar. Haverá aflições.
2. Se nada mais, Satanás agora você terá como alvo - ele quer você de volta! E ele não vai parar por nada.
3. Somos informados de que vamos sofrer - 2 Timóteo 3:12
4. Mateus 5:10-12 - Bem-aventurados os perseguidos ...
5. Jesus resumiu em Marcos 10:29-31 - "29 Respondeu Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, 30 que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no mundo vindouro a vida eterna. 31 Mas muitos que são primeiros serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros"
6. Pedro escreveu sua primeira epístola para advertir que enfrentaremos vários tipos de perseguições (1 Pedro 2:20-22, 3:13-17, 4:12-16, 5:8-10, etc.)

E. NOTE o verso 26, que aplica os sofrimentos de Moisés ao “opróbrio de Cristo”. Moisés estava disposto a sofrer porque sabia que tudo daria certo.

II. Moisés - Fé Que Abandona os Bens deste Mundo. V. 27

A. À primeira vista, o evento deste verso parece ser Moisés fugindo do Egito aos 40 anos, como descrito acima. Mas um autor ressalta que quando ele foge nesta ocasião, não lemos sobre fé, mas medo quando ele foge. Considere outra possibilidade. Este verso aplica-se a Moisés que conduz Israel para fora do Egito quando ele retorna 40 anos depois [aos 80 anos] (Atos 7:30). Êxodo 3 registra que Moisés está cuidando de rebanhos para seu sogro, Jetro, quando ele vê uma sarça ardente que não está sendo consumida. Ao aproximar-se, ele é chamado por Jeová Deus para libertar Seu povo do Egito. Os capítulos 3-4 registram inúmeras desculpas quando Moisés tenta escapar, mas Deus se recusa a aceitá-las. Moisés recebe sinais para provar que Deus está com ele - inclusive lançando seu cajado no chão e se transformando em uma serpente. Moisés vai ao Egito e aparece diante do faraó exigindo que os israelitas sejam libertados. O Faraó se recusa e, como resultado, uma série de 10 pragas ocorre nas próximas semanas, devastando totalmente toda a terra do Egito (capítulo 5-12). Após a décima praga, a morte do primogênito, Israel é finalmente instado a deixar que o pouco que resta da terra seja destruído. Algumas razões pelas quais faz sentido que este versículo se aplique a esses eventos é:
1. Moisés agora tem fé - Ele foi convencido por Deus que ele tem um trabalho a fazer (sarça ardente, 10 pragas, sinais, etc., MAIS Deus o sustentando por 40 anos longe do Egito). Ele agora confia em Deus e acredita nEle - os vários traços dos quais temos falado.
2. Ele ajuda Israel a abandonar (fugir do Egito) (não fugir com medo) - deixar totalmente. Considere os compromissos do Faraó - Adore a Deus dentro da terra, adore - mas não vá longe, adore - mas deixe suas mulheres e filhos e outras coisas. Note também que Israel realmente não quer sair - eles precisam ser convencidos.
3. Ele NÃO tem medo do Faraó - com a ajuda de Jeová ele foi encorajado
4. Ele viu “Aquele que é invisível” - através da sarça ardente, nos sinais, Deus falando com ele em várias ocasiões, etc.
5. Secundário a tudo isso é também o fato da ordem em que aparece no contexto. Se se referisse a sua primeira partida, teria precedido os versículos 24-26.

B. Moisés aqui demonstra uma fé que está disposta a abandonar o que este mundo tem a oferecer para cumprir os mandamentos de Deus. Ele leva Israel para fora do Egito em direção à Terra Prometida. Enquanto Israel estava na miséria no Egito, eles não estavam com pressa para sair. Quão triste é as pessoas se contentarem em viver em circunstâncias miseráveis, em vez de fazer os esforços necessários para mudar. Mas Israel precisava partir - era hora de Deus cumprir Sua promessa de terra a Abraão - então eles precisavam deixar o Egito e SEPARAR-SE para Deus, para que Ele pudesse cumprir Suas promessas.

C. E nós? Estamos dispostos a abandonar este mundo e seus bens para Deus? Estamos dispostos a nos separar? Será que vamos desistir daquilo que nos impede de poder fazer a sua vontade?
1. Colossenses 3:1 - estamos dispostos a “buscar as coisas que são de cima”?
2. 2 Coríntios 6:17 - “saia do meio deles e seja separado ...” (Isaias 52:11)

III. Moisés - Fé Obediente Que Salva. V. 28

A. No exemplo de Abel, já vimos que a fé divina adora a Deus segundo o seu padrão. Nosso texto aqui menciona outro ato de adoração, Moisés guardando a Páscoa e obedecendo as instruções de Deus ditadas para aquela ocasião. Os eventos são registrados em Êxodo 12, onde depois de 9 pragas, o Senhor diz a Moisés que haverá uma praga final e então o faraó libertaria Israel - a morte do primogênito. O Senhor deu instruções a Israel para que em um dia específico eles fizessem uma refeição especial onde matariam e comeriam um cordeiro e colocariam um pouco do sangue nos umbrais e na verga da porta onde comiam o cordeiro. Se eles obedecessem, quando o anjo da morte passasse pelo Egito e reivindicasse o primogênito (do homem e das criaturas), ele passaria por aquela casa e os pouparia da morte. Fale sobre um ato de fé! Israel cumpre e depois que a peste afeta todos os outros, Israel deixa o Egito para sempre.

B. O tempo não permitirá uma discussão detalhada da Páscoa, mas devemos entender que isso se tornaria uma parte importante da adoração de Israel a Deus. Seria uma das três festas que os israelitas celebrariam todos os anos - lembrando-se de sua libertação de Israel - ou de SUA SALVAÇÃO! A Páscoa também é importante para nós. Não que devemos celebrar a festa judaica todos os anos, mas seu cumprimento é encontrado em Cristo. Nos é dito em 1 Coríntios 5:7 que Cristo é a nossa Páscoa. Quando participamos da Ceia do Senhor, ela está associada à Páscoa. Foi durante a festa da Páscoa que Jesus instituiu a ceia do Senhor (Marcos 14:12, 22-25) e Ele se tornou “o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo” (João 1:29).

C. Nesta, vemos um ato de adoração que salva Israel. Vale a pena notar que, antes disso, 9 pragas haviam passado pelo Egito e o faraó era mais teimoso do que nunca. O que tornaria esta ocasião diferente? Quando Moisés deu instruções - tinha que ser fé ou elas o teriam ignorado. Eles obedeceram e naquela noite eles foram salvos.

D. O que podemos aprender com isso? NUNCA subestime a importância da adoração! A adoração é uma parte da nossa salvação! Nós temos que adorar a Deus - e nós temos que faze-lo segundo a sua vontade! A fé faz com que deixemos de lado nossos próprios desejos e nos submetamos à Sua vontade, mesmo nisso.
1. João 4:24 - adore-o em espírito e em verdade
2. Deus sempre exigiu exatidão na adoração. Levítico 10 registra as mortes de Nadabe e Abiu porque eles adoravam indevidamente. O aviso dado após suas mortes naquela ocasião foi: “Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo” (Levítico 10:3)

Conclusão: Assim, vemos o exemplo da fé de Moisés. Nossa fé é como deveria ser? Estamos dispostos a nos afastar e nos separar deste mundo e sofrer por ele? Nós apreciamos as oportunidades de adorá-lo como devemos perceber o quão importante é? Que todos nós nos esforcemos para desenvolver o tipo de fé que agrada a Deus. Próximo Estudo - Fé na conquista de Canaã.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem