Série: Grandes Palavras do Evangelho - Fé

Série: Grandes Palavras do Evangelho - Fé
Texto: Marcos 5:25-34

Introdução: A raça humana é dividida em duas classes de pessoas - crentes e incrédulos. O povo de Deus é crente; eles são caracterizados pela fé e vivem pela fé (Romanos 1:17); a fé é o princípio operativo da nova vida, a vida cristã. Existem muitos aspectos da fé, como Hebreus 11 ilustra maravilhosamente, mas neste estudo nos limitaremos ao que é chamado de fé salvadora - a fé que nos leva à experiência e gozo da salvação de Deus.

1. O Que Devo Fazer Para Ser Salvo? (Atos 16:30)

Esta é a questão das questões e pergunta: Qual é a responsabilidade humana na questão da salvação?

A custo infinito, a salvação foi fornecida para todo pecador (1 João 2:2). O Filho unigênito de Deus desceu do céu e consumou a salvação morrendo por nós na cruz (Isaías 53:5-6; João 1:29; 2 Coríntios 5:21).

Deus Pai aceitou Sua obra consumada e o ressuscitou dentre os mortos e O exaltou à Sua mão direita no Céu (Atos 2:32-33). A salvação agora é oferecida a todos os homens (Isaías 45:22).

Em que termos? Atos 16:31 nos dá a resposta. “A salvação em toda a sua magnitude ilimitada é garantida, no que diz respeito à responsabilidade humana, ao crer no Senhor Jesus Cristo como Salvador”

No Novo Testamento, existem pelo menos 150 passagens diferentes que condicionam a salvação ao crer e à fé (a palavra aqui é sinônimo exato da outra): João 3:16; Atos 13:38-39; Romanos 1:16; 3:26; 4:5; 10:9-10; Efésios 2:8; 1 João 5:1.

2. O Que Significa Crer no Senhor Jesus Cristo?

Significa colocar toda a minha confiança e confiança nEle como meu próprio Salvador pessoal.

3. A Fé em Cristo Como Salvador Pessoal Envolve Três Etapas

A. O primeiro passo é OUVIR. Observe Romanos 10:17. Antes que eu possa crer no evangelho, devo ouvi-lo. Antes que eu possa crer que Cristo é capaz e está disposto a me salvar, devo ouvir que Ele é capaz e está disposto a fazê-lo - observe João 5:24.

B. O segundo passo é CRER. Tendo ouvido quem Ele é e o que é capaz de fazer por mim, creio no que ouço - eu concordo. Eu creio nele - que Ele morreu por mim (Isaías 53:5); que Ele é capaz de me salvar (Hebreus 7:25); e que Ele quer me salvar (João 5:40). Observe que esse consentimento intelectual não é fé salvadora, embora seja um passo essencial para a fé salvadora.

C. O terceiro passo é CONFIAR. Eu ouvi ... creio ... mas agora devo confiar! Ou seja, confio nele para fazer por mim o que ouvi e creio que ele pode fazer. Eu me comprometo com ele e confio nele para me salvar. Confiar exclui todo esforço e depende inteiramente daquele em quem confiar.

4. Agora, Observe Três Incidentes Que Ilustram a Fé Salvadora

A. Marcos 5:25-34. Observe que a Mulher ouviu (versículo 27), e ela veio porque creu no que ouvira (versículo 28), e o tocou (confiou) Nele (versículos 27 e 29).

B. Atos 8:29-37. Observe que o eunuco ouviu falar de Cristo (versículos 30-35), ele creu nele (versículo 36) e confiou nEle como seu próprio Salvador (versículo 37).

C. Atos 16:30-31. Observe que o carcereiro tomou essas três etapas. Ele deve ter ouvido, a fim de perguntar - versículo 30; então ele creu, e sua confissão imediata pelo batismo e sua vida mudada provaram que ele confiava em Cristo para salvá-lo.

5. Agora, Considere Duas Ilustrações Simples da Fé Salvadora.

A. Fé no banco. Suponha que você tenha recebido uma fortuna e não saiba onde colocá-la por segurança. Então, um amigo fala sobre o "Banco Absolutamente Seguro". Você ouve o que ele diz, acredita no testemunho dele e compromete sua fortuna com o Banco.

B. Fé no médico. Suponha que você de repente entre em colapso com apendicite. Seu amigo fala de um bom cirurgião que o operou da apendicite, aliviou a dor e o deixou perfeitamente bem. Você ouve o que seu amigo diz, acredita no testemunho dele e se compromete com o cirurgião e confia nele completamente para levá-lo à operação.

6. Considere as seguintes promessas de Cristo, que mostram, sob diferentes figuras, o que significa crer nele, e observe que em cada caso os mesmos três passos - ouvir, crer e confiar - estão envolvidos.

A. Crer no Senhor Jesus Cristo é ACEITÁ-LO como o presente de Deus. Observe João 3:16; 1:12 (onde “crer” = “receber”) e compare Atos 16:14 e Apocalipse 3:20.

B. Crer no Senhor Jesus Cristo é VIR A ELE. Observe Mateus 11:28 e compare João 5:40 e 6:37.

C. Crer no Senhor Jesus Cristo é ENTRAR no aprisco por ele. Procure João 10:9 e compare Lucas 13: 24-27.

D. Crer no Senhor Jesus Cristo é vir a Ele e BEBER. Observe João 4:13-14 e 7:37.

E. Crer no Senhor Jesus Cristo é INVOCÁ-LO para a salvação. Observe Romanos 10:13. Então veja como o ladrão fez isso (Lucas 23:42-43); como Pedro fez isso (Mateus 14:30-31); como o publicano fez isso (Lucas 18:13-14); como o leproso fez isso (Lucas 5:12-13) e como a mulher gentia fez (Mateus 15:22 e 28). Você fez?

Conclusão: Assim, crer no Senhor Jesus Cristo é confiar somente nEle para a salvação. Você crê assim? Você está salvo?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem