Série: Grandes Palavras do Evangelho - Regeneração

Série: Grandes Palavras do Evangelho - Regeneração
Texto: João 3:1-16

Introdução: Por regeneração, ou o novo nascimento, entendemos o ato do Espírito Santo pelo qual Ele comunica a vida divina ao pecador, tornando-o filho de Deus. O novo nascimento é a doutrina chave para todas as outras verdades reveladas na Palavra de Deus. Entender essa doutrina é abrir a porta para a compreensão de todas as outras doutrinas da Bíblia. Na Igreja que professa hoje, em todas as denominações, existem duas classes de membros - aqueles que nasceram de novo e que são, portanto, membros da Igreja verdadeira e aqueles que nunca nasceram de novo.

1. O Que o Novo Nascimento Não é

A. Não é um nascimento natural (João 3:4 e 6), embora seja caracteristicamente o mesmo que um nascimento natural. Não vimos a luz do dia até nascermos; antes que possamos começar a viver espiritualmente, devemos nascer de novo.

B. Não é uma experiência psicológica. A Teologia Moderna ensinou que “o novo nascimento é um complexo de Deus ......” A Bíblia não ensina isso.

C. Não é ser religioso. Nicodemos era muito religioso, mas não nascido de novo (versículo 10). Ele era mestre em Israel, mas era cego quanto à necessidade e à natureza do segundo nascimento.

D. Não é o conhecimento da cabeça (versículos 2 e 10). Nicodemos tinha muita crença intelectual; ele começou sua conversa com o Senhor Jesus, dizendo: "Nós sabemos ..." (versículo 2); mas o conhecimento não substitui o novo nascimento. Até os demônios creem (Tiago 2:19)!

E. Não é mera reforma externa. Quem poderia ser mais correto externamente do que Nicodemos? - mas ele não era nascido de novo - procure 2 Timóteo 3:5.

F. Não é esforço próprio ou boas obras. Observe Efésios 2:8-10. Nenhuma quantidade de boas obras produzirá o novo nascimento. Só recebemos nossa salvação depois que Deus a realizou (Filipenses 2:12-13).

G. Não são ritos e cerimônias, como batismo, confirmação ou associação à igreja. Observe Tito 3:5. A palavra "água" em João 3:5 não se refere à ordenança do batismo ou à "regeneração batismal"; o batismo e tornar-se membro da igreja acontecem depois que nascemos de novo - não antes, ou como meio de produzir o novo nascimento - observe Atos 2:37-41. Tito 3:5 explica o significado de "água".

2. O Que é o Novo Nascimento

A. É nascer novamente, um segundo nascimento, um nascimento do alto. Observe “novamente” nos versículos 3 e 7 - “de cima”.

B. É ser vivificado dentre os mortos; passando da morte para a vida. Por natureza, o homem está espiritualmente morto (Efésios 2:1), mas pelo milagre do novo nascimento ele é elevado à novidade de vida (Romanos 6:4).

C. É ser feito participante da natureza divina. O novo nascimento é o começo da vida de Deus dentro da personalidade humana - observe 2 Pedro 1:4. Deus não altera ou conserta a velha natureza; Ele nos dá uma nova!

D. É o lado humano da regeneração. Observe João 1:11-13 e observe as últimas quatro palavras no versículo 13.

E. É uma mudança muito grande. Observe 2 Coríntios 5:17 e compare Romanos 6:4 e Gálatas 6:15.

3. Porque o Novo Nascimento é Necessário

A. Porque nosso Senhor assim o disse. Veja João 3:3 - quão imperativa é essa palavra!

B. Porque todos nós possuímos uma natureza caída. Por mais educados e cultos que possamos ser, Efésios 2:2-3 descreve nossa condição aos olhos de Deus.

C. Porque por natureza estamos espiritualmente mortos. Observe João 5:40; Efésios 2:1 e 1 João 5:12.

D. Porque em nosso estado decaído, não podemos agradar a Deus. Deus é santo e somos pecadores, e nunca podemos ter comunhão com Ele como somos - observe João 3:6 e compare Romanos 8:8.

E. Porque nunca podemos entrar no Reino de Deus até que possuamos uma natureza capaz de apreciar as coisas desse reino. As estrelas são astronomicamente entendidas; um concerto para piano é musicalmente entendido; as flores são botanicamente entendidas - e o céu e as coisas espirituais são espiritualmente entendidos - portanto, João 3:3!

4. Como e Quando Acontece a Experiência do Novo Nascimento

Como ocorre o novo nascimento? É realizado:

A. Pelo Espírito Santo. Olhe novamente para João 3:5-6 e Tito 3:5 e observe as palavras "de Deus" em João 1:13. Assim, vemos que o novo nascimento não é obra do homem; é a operação de Deus, o Espírito Santo.

B. Pela palavra de Deus. O instrumento que o Espírito Santo usa é a Palavra de Deus - observe 1 Coríntios 4:15; Tiago 1:18 e 1 Pedro 1:23. O Espírito Santo semeia a semente da Palavra no coração humano, e assim transmite a nova vida.

C. Em resposta à fé. Estude João 1:11-13 e 3:14-15 e compare Números 21:1-9. Além disso, observe Gálatas 3:26. Você já creu? Você recebeu o Senhor Jesus Cristo e está olhando somente para Ele para a salvação?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem