Série: Grandes Palavras do Evangelho - Arrependimento


Série: Grandes Palavras do Evangelho - Arrependimento
Texto: Lucas 15:3-24

Introdução: Qualquer pessoa que tenha alguma dúvida sobre a importância da doutrina do arrependimento precisa apenas ler as palavras solenes de nosso Senhor Jesus Cristo registradas em Lucas 13:3. A Bíblia está cheia desse assunto, e a palavra é usada mais de cem vezes - cinquenta e oito vezes somente no Novo Testamento. No entanto, alguém disse, com razão, do arrependimento que é "a nota que falta no evangelismo moderno".

Era a nota-chave da pregação do Novo Testamento: João Batista começou seu ministério com um chamado ao arrependimento (Mateus 3:2); a primeira palavra de nosso Senhor foi "Arrependei-vos..." (Mateus 4:17); aqueles a quem Ele comissionou foram ordenados a pregar arrependimento (Marcos 6:12 e Lucas 24:47); há alegria no céu por um pecador que se arrepende (Lucas 15:10); Pedro pregou arrependimento (Atos 2:37-38); Paulo pregou arrependimento (Atos 17:30-31); e o arrependimento que leva à fé está em toda parte estabelecido na Bíblia como condição da salvação (Atos 20:21).

1. O Que Arrependimento Não é

A. Convicção do pecado não é arrependimento. O arrependimento inclui convicção, mas um pecador pode ser profundamente convencido do pecado e ainda assim não se arrepender. Félix é uma ilustração disso - Atos 24:24-25.

B. A tristeza pelo pecado não é arrependimento. O arrependimento inclui tristeza e remorso, mas é mais do que isso, pois é possível ter tristeza pelo pecado e, no entanto, não se arrepender do pecado - observe 2 Coríntios 7:9 e observe que a tristeza é “ao arrependimento”.

C. Ódio ao pecado não é arrependimento. O arrependimento inclui isso, mas é possível detestar o pecado e, no entanto, não se afastar dele. Não é verdade no sentido de que todo pecador odeia o pecado? Ninguém pode se arrepender sem odiar o pecado, mas odiar o pecado por si só não é arrependimento.

D. Prometer ser melhor não é arrependimento. Muitas pessoas têm o hábito de fazer isso ao longo da vida. O pródigo determinou que ele retornaria (Lucas 15:18), mas o arrependimento não foi indicado apenas por sua determinação. "O caminho para o inferno é pavimentado com boas intenções".

E. Afastar-se de um pecado não é arrependimento. Não é desistir de pecados, o fruto; tem a ver com o pecado, a raiz.

2. O Que é Arrependimento

O arrependimento é uma mudança de mente - uma experiência intelectual; é uma mudança de sentimento - uma experiência emocional; é uma mudança de propósito - uma experiência volitiva; e é uma mudança de conduta - uma experiência moral. O arrependimento não é um deles, mas todos juntos.

A. O arrependimento é uma mudança de MENTE. A palavra grega "metanoia" significa "mudar o próprio pensamento". A mudança de mente envolvida no verdadeiro arrependimento é tão radical que o pecador assume uma atitude totalmente nova em relação a Deus, em relação ao Senhor Jesus Cristo, em relação ao pecado e em relação a si mesmo - veja Mateus 21: 28-29 para a ilustração desse aspecto do arrependimento por nosso Senhor.

B. O arrependimento é uma mudança de SENTIMENTO. Após sua conversão, Saulo de Tarso sentiu-se esmagado pelo sentimento de remorso ao pensar na maneira como havia tratado o Senhor Jesus - compare o Salmo 38:18. O publicano expressou profunda emoção quando, em penitência e confissão, "bateu no peito" (Lucas 18:13); e o pródigo também retornou e disse: "Pai, não sou mais digno ..." (Lucas 15:21).

C. O arrependimento é uma mudança de PROPÓSITO. A vontade está envolvida. O filho pródigo disse: "irei ..." (Lucas 15:18) - "... então ele se levantou" (Lucas 15:20). Veja o que Jesus disse ao homem em João 5:6 e compare o Salmo 119:59; Isaías 55:7 e Ezequiel 18:30.

D. O arrependimento é uma mudança de CONDUTA. Isso é ilustrado na conversão de Zaqueu (Lucas 19:1-10); Saulo de Tarso (Atos 9:1-6) e o carcereiro (Atos 16:30-34).

3. Como é Produzido o Arrependimento

A. O arrependimento é uma dadiva divina. Observe Atos 5:30-31; 11:18 e 2 Timóteo 2:25.

B. O arrependimento é concedido através da pregação do Evangelho - observe Mateus 12:41; Atos 2:38-41 e 19:8, 10 e 19 e compare 1 Tessalonicenses 1:5-10.

C. A bondade de Deus leva ao arrependimento. Romanos 2: 4 nos diz isso. Quando consideramos o amor de Deus, especialmente no dom de Seu Filho (João 3:16), que foi à cruz por nós (1 Pedro 2:24), somos levados ao arrependimento.

D. As tristezas da vida levam as pessoas ao arrependimento. Provações e lutas são instrumentos nas mãos de Deus para levar homens e mulheres ao arrependimento – observe o Salmo 78:34 e compare Gênesis 42:21; Êxodo 9:27; Jó 42:5-6; Salmo 119:67 e Apocalipse 3:19.

E. O vazio da vida faz com que alguns se arrependam. Certamente foi assim no caso do Filho Pródigo - ver Lucas 15:17.

4. Quando é o Momento de Arrepender?

AGORA - Atos 17:30-31. Observe um dos melhores versículos da Bíblia - 2 Pedro 3:9 "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se"
Postagem Anterior Próxima Postagem