O Bêbado e Uma Vida Cheia do Espirito Santo

O Bêbado e Uma Vida Cheia do Espirito Santo
Texto: Efésios 5:1-21

Introdução: Em Efésios 5:18, é feito um contraste entre a pessoa que está sob a influência do álcool e a pessoa que está sob a influência controladora do Espírito Santo. Nós, como cristãos, não devemos ficar embriagados com o vinho que sai de qualquer vinha terrestre, mas com o novo vinho do Reino que vem da vinha celestial, daquele que é a videira verdadeira (João 15:1).

Há um objetivo em definir esses dois comandos em contraste. Era uma crença pagã que Deus habitava no sangue da uva, de modo que, ao beber vinho, o homem estava bebendo Deus em si mesmo. A embriaguez era, portanto, considerada um sacramento no qual um homem deveria estar sob o controle do deus que o enchia. Paulo lembrou aos cristãos em Éfeso essa crença pagã e depois os apontou para o verdadeiro modo de serem possuídos por Deus. Com relação à vida cheia do Espírito, notemos as seguintes verdades:

A. A vida cheia do Espírito é um mandamento. Em Efésios 5:18, existem dois mandamentos, ambos os quais requerem obediência; eles não são opcionais, são imperativos.

B. A vida cheia do Espírito é uma ordem para todo cristão. A experiência da plenitude do Espírito Santo não é para uma seleta companhia de crentes, mas para toda pessoa nascida de novo. Observe a palavra "todos" em Atos 2:4 e 4:31.

C. Ser cheio do Espírito é mais do que ser habitado pelo Espírito. Os cristãos de Éfeso foram "selados" pelo Espírito Santo (Efésios 1:13; 4:30), e assim foram habitados pelo Espírito Santo, como todo cristão é (1 Coríntios 6:19), mas podemos ser habitados. e não cheios por ele; podemos possuí-lo sem que ele nos possua.

D. Ser cheio do Espírito não é uma questão de excesso, mas de sanidade. A palavra "excesso" significa "desordem". As pessoas mais espiritualmente sãs do mundo são aquelas que estão cheias do Espírito de Deus. O Senhor Jesus é o nosso exemplo.

E. A vida cheia do Espírito deve ser a experiência normal dos filhos de Deus. Efésios 5:18 significa “Continue sendo cheio ...”. O plano de Deus para cada um de Seus filhos é que sejam cheios do Espírito Santo, para que possam viver vidas que Lhe glorificam em todos os seus aspectos pessoais (Efésios 5:15 -21), relações domésticas (Efésios 5:22-33 e 6:1-4) e comerciais (Efésios 6:5-9).

F. Estar cheio do Espírito não é obtermos mais Dele; é Ele obter mais de nós. O Espírito Santo é uma Pessoa, e ser cheio com Ele significa permitir que Ele tome posse plena de nossas personalidades.

G. A vida cheia do Espírito é marcada por certas características definidas e facilmente discerníveis. Assim como um homem bêbado pode ser facilmente reconhecido, também um cristão cheio do Espírito pode ser reconhecido; as mesmas características são verdadeiras para ambos. Quais são elas? – observe as mencionados em Efésios 5:14-21 e considere o seguinte.

1. Um bêbado é possuído por uma imensa sensação de bem-estar.

Assim é um cristão cheio do Espírito! Ele é alegre, exuberante. Os gregos têm uma palavra para isso - "Euforia", que significa "uma imensa sensação de bem-estar". Os primeiros cristãos foram acusados ​​de estar bêbados (Atos 2:15); os primeiros discípulos foram notados por sua intensa alegria - observe Atos 13:52.

2. Um bêbado é reconhecido por sua face.

Assim é um cristão cheio do Espírito! Muitos de nossos rostos estão sombreados em vez de brilharem! Deve haver um esplendor sobre nós, como ocorreu com Moisés (Êxodo 34:29); com Estevão (Atos 6:15); com o Senhor Jesus (Lucas 9:29) - e observe o Salmo 34:5 e compare o Salmo 40:3 com Efésios 5:19-20.

3. Um bêbado tem um aroma característico sobre ele.

O mesmo acontece com um cristão! - Agora veja Efésios 5:2. Nosso Senhor Jesus Cristo era como santo incenso diante do Pai e diante do mundo; os cristãos, ao serem cheios do Seu Espírito, devem ser e podem ser o mesmo. A vida cheia do Espírito é a provisão de Deus para tornar nossa vida bela, graciosa e gentil.

4. Um bêbado pode ser detectado pela maneira como anda.

O mesmo pode acontecer com um cristão cheio do Espírito! Nossa caminhada é nosso modo de vida e, de acordo com Efésios 5:15, a caminhada de um bêbado é descuidada, enquanto a caminhada do homem cheio do Espírito é muito cautelosa - isto é, disciplinada e consistente. O bêbado não pode andar direito, mas o cristão cheio do Espírito está habilitado a viver diante de Deus e do mundo de uma maneira reta e honesta em todos os aspectos.

5. Um bêbado é traído pela maneira que ele fala.

Assim é um cristão cheio do Espírito! Muitos bêbados têm uma língua gaguejante e, frequentemente, seu discurso é impuro e sujo. Um cristão cheio do Espírito será muito cuidadoso nas palavras que usa e nos assuntos dos quais fala, e, é claro, um cristão cheio do Espírito será um cristão testemunho - observe Atos 4:20!

6. Um bêbado não é responsável por suas ações.

Um bêbado faz muitas coisas tolas porque não pode evitar, e um cristão, se estiver cheio do Espírito Santo, produzirá da sua vida frutos que são sobrenaturais (Gálatas 5:22-23) e obras que são, humanamente falando , impossível - veja o que Pedro disse em Atos 3:12.

7. Um bêbado é conhecido pela companhia que mantém.

Assim é um cristão cheio do Espírito! Um bêbado caminha rapidamente para o bar; o cristão cheio do Espírito buscará a comunhão do povo de Deus - observe Atos 4:23. Como podemos nos tornar cheios do Espírito - possuídos e controlados pelo Espírito Santo? Pense no bêbado novamente. Como ele se torna um bêbado? Ao beber e beber e beber novamente - e esse beber para nós envolve três coisas: (1) uma verdadeira sede (Isaías 44:3; Mateus 5:6; João 7:37-39); (2) Uma grande capacidade (Salmo 8l:10); e (3) Uma fé simples (Lucas 11:13; 1 João 5:14-15).
Postagem Anterior Próxima Postagem