Dons do Senhor Que Ascendeu

Dons do Senhor Que Ascendeu
Texto: Efésios 4:4-16

Introdução: Em Efésios 4:4-6, ênfase é dada aos grandes fatos fundamentais da fé cristã, que são ao mesmo tempo suas características unificadoras. Nos versículos 7 - 16, o apóstolo escreve sobre a diversidade de dons que caracterizam aqueles que são membros do Corpo de Cristo, a Igreja. Esse é um tema intrigante, e precisamos também nos referir a outras três passagens do Novo Testamento que tratam do assunto dos dons espirituais - observe Romanos 12:3-8; 1 Coríntios 12:4-11 (de fato, capítulos 12, 13 e 14); e 1 Pedro 4:10-11. Vamos limitar nosso estudo ao ensino incorporado em Efésios 4:4-16 e observe o seguinte:

1. O Doador Dos Dons.

Isso é mencionado nos versículos 7, 8 e 11, onde nos dizem que o próprio Cristo dá dons espirituais aos membros de Sua Igreja; mas observe especialmente o versículo 8, que é uma citação do Salmo 68:18. O Senhor Jesus desceu à morte, ressuscitou e depois subiu ao céu. 

Quando Ele ascendeu, tendo conquistado o pecado, a morte e o Inferno, Ele “levou os cativos” - (estes eram os santos do Antigo Testamento que até a Ascensão habitavam no Paraíso), e então recebeu dons do Pai para que Ele pode conceder esses dons à Igreja. Mas a quem Ele dá esses dons?

2. Os Destinatários Dos Dons.

Os dons espirituais são apenas para alguns membros do Corpo, a Igreja? - observe o versículo 7 e sublinhe as palavras "a cada um de nós". Isso se refere a todo crente verdadeiro. Todo cristão, sem exceção, recebeu algum dom do Senhor ressuscitado e exaltado - veja Romanos 12:4, onde nos diz que todos temos alguma "função"; também 1 Coríntios 12:4-5 e 1 Pedro 4:10.

É errado qualquer cristão dizer: "Não há nada que eu possa fazer" ou "Meus dias de serviço terminaram agora!" Mas observe este fato maravilhoso: a todo cristão foi dada graça como Cristo a repartiu (versículo 7). Veja bem, a natureza do dom determina a medida da graça que é fornecida para que possamos exercitá-lo. A graça é dada ao pregador para pregar, ao orador para orar, ao professor para ensinar, ao ajudante para ajudar (1 Coríntios 12: 28), e assim por diante! Mas todos têm os mesmos dons?

3. A Diversidade Dos Dons

Veja o versículo 11. Aqui Paulo menciona cinco dons especiais que o Senhor deu à Sua Igreja (ou cinco tipos de homens a quem são dados esses dons especiais):

A. Apóstolos e profetas foram dados com o propósito de lançar os fundamentos da Igreja, como Efésios 2:20 nos diz.

B. Evangelistas: O ministério de um evangelista é especialmente direcionado aos não convertidos - observe 2 Timóteo 4:5.

C. Pastores: A palavra significa "pastores" - compare João 21:15-17 e Atos 20:28. Este é um ministério de carinho para as ovelhas no rebanho de Cristo.

D. Mestres: O trabalho do mestre é instruir a Igreja nas coisas de Deus, dar leite aos bebês (1 Pedro 2:2) e carne aos mais maduros (Hebreus 5:14), para que haja crescimento e estabilidade.

4. O Objetivo Dos Dons.

Nos versículos 12 e 14, somos informados de um propósito triplo que o Senhor tem em dar esses dons à Sua Igreja.

A. Para nos preparar para o Serviço. É isso que o versículo 12 nos diz. O significado é o seguinte: O Senhor deu evangelistas, pastores, mestres, etc ... "para preparar o povo de Deus para as obras de serviço". Os evangelistas, pastores e mestres não devem fazer todo o ministério, mas sua principal tarefa é fazer com que os santos funcionem ativamente como membros do Corpo.

B. Para nos ajudar a crescer. O versículo 12 continua dizendo: “para que o corpo de Cristo seja edificado” Deus não quer que permanecemos espiritualmente bebês (1 Coríntios 3:1-3), mas Ele quer que cresçamos (2 Pedro 3:18); portanto, Ele deu dons à Igreja, para que os membros cresçam - veja o versículo 15!

C. Para nos proteger de danos. O inimigo está sempre pronto para enganar até mesmo os “eleitos” (Mateus 24:24), e para que possamos ser protegidos contra seus “falsos profetas” (Marcos 13:22) e suas “heresias destrutivas” (2 Pedro 2:1), o Senhor colocou mestres na Igreja para que possamos ser instruídos na verdade e saber como detectar as falsificações e mentiras mortais do Diabo! O propósito final que o Senhor tem em dar dons à Sua Igreja é indicado no versículo 13 - que também nos diz sobre:

5. A Duração Dos Dons.

Por quanto tempo os dons serão necessários na Igreja? Somente até o versículo 13! Quando estivermos com Cristo, que é a Cabeça do Corpo, a Igreja, Ele será "tudo em todos" (Efésios 1:23), e não haverá espaço para, ou necessidade de, dons! Ele será TUDO!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem