Que Nosso Maior Desejo Seja Agradar-lhe - Série: Segredos de Uma Vida Bem-Sucedida

Que Nosso Maior Desejo Seja Agradar-lhe - Série: Segredos de Uma Vida Bem-Sucedida
Texto: "Porém, acima de tudo, o que nós queremos é agradar o Senhor" (2 Coríntios 5:9 NTLH)

Introdução: O objetivo constante de todos que realmente conhecem o Senhor deve ser agradar-lhe - observe João 8:29 e compare João 13:16. Poderia alguém, em algum lugar, ter um desejo maior do que esse? É seu desejo agradar a ele? - Pois aqui, certamente, está o segredo da vida bem sucedida.

Nesta série, estamos considerando dez desses “segredos”, mas pode-se dizer com razão que todos os dez são resumidos no tema deste sermão. Não há nada maior do que viver dia a dia uma vida que seja agradável ao Senhor. Veja o que o Espírito Santo registrou sobre Enoque - Gênesis 5:22-24 e Hebreus 11:5. Ao longo dos séculos, houve homens e mulheres cujo desejo supremo foi agradar a Deus.

A maioria das pessoas hoje se empenha em agradar a si mesma - compare Juízes 17:6; 1 Coríntios 10:5; e 2 Timóteo 3:4; mas há aqueles que estão procurando cumprir as condições de Deus de uma vida que é agradável a Ele.

1. Quais São as Condições Para Agradar a Deus?

A. Nós devemos nascer de novo. Examine Romanos 8:8 e compare com João 3:5. Todo homem e toda mulher são “controlados pela natureza pecaminosa” e, enquanto estamos “vivendo segundo a natureza pecaminosa” (Romanos 8:5), nunca podemos agradar a Deus. A primeira necessidade, portanto, é nascer de novo, de modo que sejamos "controlados não pela natureza pecaminosa, mas pelo Espírito" (Romanos 8:9).

B. Devemos nos separar de todas as coisas pecaminosas e duvidosas. Quando nascemos de novo, nos tornamos filhos de Deus (1 João 3:1); mas a vida cristã é uma guerra e nós somos soldados - observe 2 Timóteo 2:3-4. As vidas dos cristãos mundanos estão cheias de coisas pecaminosas e dificultadoras, mas aqueles que desejam agradá-Lo se desvinculam das coisas que os impedem em sua vida cristã.

C. Devemos dedicar nossas vidas a ele. Examine Romanos 12:1 e observe as palavras "santo e agradável a Deus". A separação das coisas pecaminosas e duvidosas é negativa, mas a dedicação de nós mesmos ao Senhor é positiva. Você já apresentou seu corpo ao Senhor? Você entregou a Ele as “partes” do seu corpo (Romanos 6:13) - suas mãos, pés, olhos, orelhas, lábios ... em outras palavras - você mesmo?

D. Devemos ser boas testemunhas. Deus colocou confiança em nós em relação ao evangelho, e que sagrado é a confiança! O evangelho é para todos, e todo o nosso negócio é torná-lo conhecido - observe 1 Tessalonicenses 2:4. Observe que Paulo diz: “… nós falamos…” Falamos? Talvez precisemos orar a oração do salmista para agradá-lo - veja o Salmo 51:15. Os crentes que testemunham a graça e o poder do Senhor, por vidas que são consistentes e por lábios que estão prontos para falar por Ele, são agradáveis ​​ao Senhor.

E. Devemos ser obedientes. Olhe para Colossenses 3:20. Se é bem agradável aos pais terrenos quando os filhos os obedecem, quanto mais deve agradar ao Senhor quando Seus filhos O ​​obedecem? A obediência é muito importante - observe 1 Samuel 15:22 e compare com João 2:5; 14:15; e Atos 9:6.

F. Nós devemos ter fé em Deus. Em Hebreus 11:6 nos é dito que, a menos que tenhamos confiança em Deus, não podemos agradá-Lo. Graças a Deus, podemos confiar nEle - não apenas para o perdão (1 João 1:9), mas para alimentar (Salmo 34:10); não apenas para a salvação (Atos 4:12), mas para suprir todas as nossas necessidades (Filipenses 4:19)!

G. Devemos ser grandes de coração. Olhe para Hebreus 13:16. Uma tradução traduz: "Mas não vos esqueçais de fazer o bem" - cheio de amor, simpatia, compreensão, prontidão para ajudar, encorajamento, altruísmo - compare Romanos 12:13 e Gálatas 6:6. Esta é a vida cristã bem sucedida em ação!

2. Quais São os Resultados de Agradar a Deus?

O resultado mais maravilhoso é que, se fizermos com que o nosso maior desejo seja agradar a Ele, teremos o Seu sorriso sobre a nossa vida - compare João 8:29 e Mateus 3:17. O Senhor Jesus é o Filho de Deus em um sentido único; mas todo cristão é um filho de Deus pela fé Nele (Gálatas 3:26). Quão maravilhoso é ter o sorriso de Deus em nossa vida! Existem três resultados práticos de agradar a Deus:

A. Respostas à oração. Examine 1 João 3:21-22 e observe por que estamos tão certos de que Deus ouvirá e responderá à nossa oração. Observe também a palavra “qualquer coisa”, pois isso abrange todas as nossas necessidades. Essa promessa é muito desafiadora, pois ela não apenas nos diz o caminho para que nossa oração seja respondida, mas explica por que algumas de nossas orações não são respondidas!

B. Inimigos em paz. Há uma promessa maravilhosa em Provérbios 16:7; e note novamente que a bênção prometida está condicionada a sermos agradáveis ​​à Sua vista - veja Romanos 12:17-21. Pode ser que, em matéria de relacionamentos humanos, você precise provar o Senhor nesses versículos!

C. Poder de superação especial. Em Eclesiastes 7:26, uma tentação especial é mencionada; mas se a libertação é prometida deste mal, certamente é prometido de todo mal - veja 1 Coríntios 10:13, e compare 2 Timóteo 4:18.

3. Quais São os Motivos Que Devem Nos Motivar a Agradá-lo?

A. Até mesmo o Senhor não agradou a si mesmo (Romanos 15:3).
B. Só assim podemos glorificá-lo (1 Coríntios 10:31).
C. O Tribunal de Cristo (Romanos 14:10; 1 Coríntios 3:13).

Mas não deixe de anotar isso: não podemos agradá-Lo com nossas próprias forças - veja Filipenses 2:13!

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!