Os Benefícios de Conhecer a Deus - Série: Segredos de Uma Vida Bem-Sucedida

Os Benefícios de Conhecer a Deus - Série: Segredos de Uma Vida Bem-Sucedida
Texto: “Apega-te, pois, a Deus, e tem paz, e assim te sobrevirá o bem” (Jó 22:21)

Introdução: Em Jó 22:21-29, somos informados do bem, da bênção, dos benefícios que virão a nós se realmente conhecermos a Deus. Claro, há uma grande diferença entre conhecer a Deus e simplesmente saber sobre ele. Milhões de pessoas sabem sobre Ele que realmente não O conhecem. Existe um conhecimento teórico e experiencial de Deus, e é o conhecimento experiencial dEle que é tão vital.

Como conhecemos a Deus? As palavras “voltar” e “receber”, nos versículos 22 e 23 da Versão Autorizada, nos dão a resposta. Observe que voltamos uma vez - isso é uma crise; mas continuamos a receber continuamente - isso é um processo.

1. VOLTAR - (versículo 23). Nós nos desviamos dEle (Isaías 53:6; Lucas 15:13), e por natureza estamos “distantes”; portanto, nossa primeira necessidade é retornar e sermos reconciliados com Ele, para nos “aproximarmos” (Efésios 2:13; 1 Pedro 2:25). Há apenas um caminho de volta para Deus - veja Isaías 55:6-7.

2. RECEBER - (verso 22). Tendo retornado ao Senhor, devemos então recebê-Lo e confiar nEle como nosso Salvador pessoal (João 14:6; Hebreus 7:25; Apocalipse 3:20). Então devemos receber Sua lei e obedecer a Seus mandamentos (Josué 1:8; João 14:15 e 21). Só assim poderemos realmente conhecê-lo, não apenas como nosso Salvador, mas como nosso amigo (João 15:14-15); nosso Santificador (1 Coríntios 1:30); nosso supridor (Filipenses 4:19); e nosso Guardião (Judas 24) - isto é, nós o conheceremos como nosso tudo em todos (Colossenses 3:11).

Existem graus de conhecer a Deus. Compare João 14:9 com o que Paulo disse trinta anos depois - veja Atos 9:4-6 e Filipenses 3:10. A medida em que conhecemos a Deus é determinada pela medida que recebemos Dele. Quanto mais recebermos (ouça, obedeça, “viva”) Sua Palavra, mais o conheceremos. O que, então, é o bem que vem por conhecer a Deus?

Quais são os benefícios de conhecer a Deus?

1. Nós Seremos Edificados

O versículo 23 nos diz isso. Em outras palavras, conhecendo-O, nos tornamos homens e mulheres espiritualmente fortes, viris e robustos - veja Efésios 6:10. Você retornou a Deus recebendo a Cristo como seu Salvador pessoal? - então, procure Colossenses 2:6-7 e 2 Pedro 3:18. Não há necessidade de ser um cristão fraco e anêmico. Seja o tipo Daniel 11:32!

2. Vamos Lidar Drasticamente Com o Pecado

O versículo 23 nos diz isso. Nossos corpos são os templos (tabernáculos) de Deus (1 Coríntios 6:19), e quando e como realmente conhecemos a Deus, devemos compartilhar Seu ódio do pecado e nós devemos lidar com isso - veja 2 Coríntios 7:1. Um cristão que tem visões claras do pecado certamente não conhece a Deus muito intimamente. Mas, “sua tenda” pode se referir não apenas ao corpo, mas também ao lar e aos negócios. Já lidamos drasticamente com todo pecado e toda coisa duvidosa nessas “tendas”? - procure 2 Crônicas 29:16-17 e compare o Salmo 51:6.

3. Nós Seremos Grandemente Enriquecidos

Os versículos 24 e 25 nos dizem isso. Observe o versículo 25, “… então o Todo-Poderoso será o teu tesouro, e a tua prata preciosa”, conhecê-lo é enriquecer - ouro e prata em abundância - procure Colossenses 2:9 e versículo 10! Se você é um verdadeiro crente, você é um herdeiro de Deus e um co-herdeiro com Cristo (Romanos 8:16-17). Possua sua possessão (Obadias 17) e você experimentará a paz perfeita (João 14:27); plenitude de alegria (João 15:11); poder para testemunhar (Atos 1:8); e graça suficiente (2 Coríntios 12:9).

4. Vamos Nos Deleitar No Senhor

O versículo 26 nos diz isso. Isso significa que seremos afastados das coisas terrestres e temporais, pelas quais podemos ser muito gratos, mas que sempre irão desapontar, e encontraremos nossa verdadeira satisfação no Senhor, que nunca muda e nunca decepcionará (Hebreus 13:8). À medida que conhecemos a Deus, nosso deleite aumenta em Seus dons, Seu serviço, Sua casa, mas acima de tudo, em Si mesmo! Além disso, começamos a encontrar um novo desejo pelas coisas que Lhe dão prazer - veja o Salmo 37:4.

5. Receberemos Respostas Para Oração

O versículo 27 nos diz isso. A oração é o grande privilégio de todo cristão, mesmo o mais jovem; mas o testemunho de toda a Bíblia e da experiência prova que são as pessoas que realmente conhecem a Deus intimamente que recebem respostas às suas orações - procure 1 João 3:22 e 5:14-15.

6. Teremos um Testemunho Frutuoso

Os versículos 28 e 29 nos diz isso. As pessoas que são testemunhas eficazes para o Senhor, pela vida ou pelos lábios, são as pessoas que realmente o conhecem.

1. Veja o versículo 28. Se realmente conhecermos a Deus e estivermos trabalhando de acordo com a Sua vontade graciosa, nenhuma das nossas obras será perdida - veja Marcos 14:8-9; 1 Coríntios 15:58; e Gálatas 6:9.

2. Veja o versículo 29. Que promessa gloriosa de “resultados” em nosso trabalho! - olhe para o Salmo 107:2 e João 3:14-15.

7. Teremos o Sorriso de Deus em Nossa Vida

O versículo 28 nos diz isto: “e a luz brilhará em teus caminhos”. Isso fala do Seu bom prazer, da Sua orientação, da Sua bênção - veja Números 6:24-26; Salmos 90:17; Provérbios 4:18 e 10:22. Que maravilha!

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!