Como Encontrar O Verdadeiro Deus - Série: Segredos de Uma Vida Bem-Sucedida

Como Encontrar O Verdadeiro Deus - Série: Segredos de Uma Vida Bem-Sucedida
Texto: “Ora, por muito tempo Israel esteve sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote que o ensinasse e sem lei. Quando, porém, na sua angústia voltaram para o Senhor, Deus de Israel, e o buscaram, o acharam” (2 Crônicas 15:3-4)

Introdução: Nesta série, devemos considerar alguns dos segredos da vida bem-sucedida. É claro que ninguém pode começar a viver com sucesso sem conhecer a Deus e, antes de mais nada, devemos entender como podemos conhecê-lo. O assunto é trazido diante de nós em 2 Crônicas 15:1-19, e é indicado nos versos principais acima.

Existe somente um Deus verdadeiro, o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo (2 Coríntios 1:3), e a maior bênção que qualquer um pode experimentar nesta vida é encontrar o verdadeiro Deus, mas a maior tragédia é passar vida sem nunca encontrá-lo. Em nossos versículos chave, temos uma breve descrição de uma fase da história de Israel, mas também descreve milhares de pessoas em todo o mundo.

Observe como essa breve porção da escritura se desdobra para nos dar uma sequência de ensinamentos.

1. Eles Estavam Sem o Verdadeiro Deus

O versículo 3 nos diz que isso era verdade para eles "por muito tempo". Eles estavam sem Deus, menos Deus - olhem Efésios 2:12. Esta é uma descrição perfeita de multidões de pessoas hoje em dia; elas estão vivendo sem Deus. Ele não entra em seus pensamentos, exceto em tempos de emergência, e Ele não é bem recebido em suas vidas. Os israelitas ainda acreditavam na existência de Deus, e eles experimentaram e se beneficiaram de Suas providências, mas apesar de tudo, eles estavam “sem o verdadeiro Deus”.

Não nos é dito que eles estavam sem um deus, pois todos adoram algum tipo de deus - o deus do ego, dinheiro, prazer ou ambição. Estas palavras no versículo 3, portanto, são descritivas para muitas pessoas - “por muito tempo ... sem o verdadeiro Deus”.

2. Eles Estavam Sem um Sacerdote Que os Ensinasse

Um “sacerdote que os ensinasse” era alguém cujo dever era ensinar ao povo a verdade de Deus. Quem são os sacerdote de ensino hoje? Cada fiel pregador e mestre da Palavra de Deus é um dos sacerdotes de ensino de Deus. Mas a maioria das pessoas está fora da influência desses mestres e pregadores; elas não frequentam a igreja ou ouvem uma exposição das escrituras, e não leem a Bíblia ou o tipo de literatura que os informaria sobre as verdades de Deus.

Em consequência disso, há uma terrível ignorância das coisas de Deus, e a maioria das pessoas não sabe nada sobre o caminho da salvação de Deus - veja Efésios 2:8-10. Muitos experimentaram o gosto da “religiosidade” ou “cristianismo”, mas muito poucos conhecem o caminho da salvação como é revelado na pessoa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo - compare João 14:6; Atos 4:12 e Romanos 1:16.

3. Eles Estavam Sem Lei

O versículo 3 nos diz isso. Os sacerdotes eram os guardiões da lei, e ficar sem um sacerdote significava, portanto, estar sem a lei. Se alguém quisesse conhecer a lei naqueles dias, teria que ir a um sacerdote; mas hoje, graças a Deus! nós temos a Sua lei, a Sua Palavra, na Bíblia. No entanto, a maioria das pessoas não lê a Bíblia e, portanto, elas estão “sem (a) lei”.

A lei é o padrão de Deus do que é certo e errado, mas a grande maioria das pessoas toma seu padrão da mídia: (1) o jornal; (2) o rádio; (3) a televisão; (4) o cinema. Portanto, como o padrão de Deus foi rejeitado e o padrão do mundo, do homem ou do Diabo foi substituído, nossa civilização se tornou cada vez mais corrupta.

A grande necessidade hoje é voltar à Bíblia, o verdadeiro padrão, o único livro que contém a autêntica revelação de Deus e de Seu amor, Sua graça, Seu Filho e Seu modo de salvar homens e mulheres.

4. Quando o Problema Chegou, Eles se Voltaram Para o Senhor

O versículo 4 nos diz isso, e nos versículos 5 e 6 descobrimos que o problema veio porque eles haviam deixado Deus fora de suas vidas.

O problema sempre virá às nações e aos indivíduos se eles rejeitarem o Senhor. Observe que foi o Senhor quem enviou o problema; foi Seu julgamento sobre o pecado e Seu método amoroso de levá-los a voltar para Ele - veja o que diz no final do verso 6. Deus trabalha assim hoje? Claro! Ele muitas vezes envia problemas para a vida de um homem a fim de que aquele homem, que por muitos anos viveu apenas para si mesmo, possa voltar para o Senhor e encontrá-Lo.

O Pródigo tinha que cair em si antes de estar pronto para ir ao pai (Lucas 15:11-24).

Para uma ilustração mais detalhada dessa verdade, leia o Salmo 106, onde vemos que quando essas pessoas foram severamente castigadas, voltaram-se para o Senhor. Então o que aconteceu?

5. Eles Encontraram o Verdadeiro Deus

No verso 4 há três palavras que nos dizem como encontrar a Deus, ou, mais corretamente, como ser achado Dele. Nós devemos:

1) AFASTAR-SE do pecado e do ego (1 Tessalonicenses 1:9);
2) BUSCAR o Senhor e Seu perdão (Isaías 55:6-7); e
3) ENCONTRAR o verdadeiro Deus (2 Crônicas 15:2,4 e 15).

Quão maravilhosamente este pequeno relato histórico antigo termina - "buscaram ao Senhor, e o acharam" (2 Crônicas 15:4 e 15)! Você encontrou ele? - olhe Provérbios 8:17.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem