Como Encontrar O Verdadeiro Deus - Série: Segredos de Uma Vida Bem-Sucedida

Como Encontrar O Verdadeiro Deus - Série: Segredos de Uma Vida Bem-Sucedida
Texto: “Ora, por muito tempo Israel esteve sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote que o ensinasse e sem lei. Quando, porém, na sua angústia voltaram para o Senhor, Deus de Israel, e o buscaram, o acharam” (2 Crônicas 15:3-4)

Introdução: Nesta série, devemos considerar alguns dos segredos da vida bem-sucedida. É claro que ninguém pode começar a viver com sucesso sem conhecer a Deus e, antes de mais nada, devemos entender como podemos conhecê-lo. O assunto é trazido diante de nós em 2 Crônicas 15:1-19, e é indicado nos versos principais acima.

Existe somente um Deus verdadeiro, o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo (2 Coríntios 1:3), e a maior bênção que qualquer um pode experimentar nesta vida é encontrar o verdadeiro Deus, mas a maior tragédia é passar vida sem nunca encontrá-lo. Em nossos versículos chave, temos uma breve descrição de uma fase da história de Israel, mas também descreve milhares de pessoas em todo o mundo.

Observe como essa breve porção da escritura se desdobra para nos dar uma sequência de ensinamentos.

1. Eles Estavam Sem o Verdadeiro Deus

O versículo 3 nos diz que isso era verdade para eles "por muito tempo". Eles estavam sem Deus, menos Deus - olhem Efésios 2:12. Esta é uma descrição perfeita de multidões de pessoas hoje em dia; elas estão vivendo sem Deus. Ele não entra em seus pensamentos, exceto em tempos de emergência, e Ele não é bem recebido em suas vidas. Os israelitas ainda acreditavam na existência de Deus, e eles experimentaram e se beneficiaram de Suas providências, mas apesar de tudo, eles estavam “sem o verdadeiro Deus”.

Não nos é dito que eles estavam sem um deus, pois todos adoram algum tipo de deus - o deus do ego, dinheiro, prazer ou ambição. Estas palavras no versículo 3, portanto, são descritivas para muitas pessoas - “por muito tempo ... sem o verdadeiro Deus”.

2. Eles Estavam Sem um Sacerdote Que os Ensinasse

Um “sacerdote que os ensinasse” era alguém cujo dever era ensinar ao povo a verdade de Deus. Quem são os sacerdote de ensino hoje? Cada fiel pregador e mestre da Palavra de Deus é um dos sacerdotes de ensino de Deus. Mas a maioria das pessoas está fora da influência desses mestres e pregadores; elas não frequentam a igreja ou ouvem uma exposição das escrituras, e não leem a Bíblia ou o tipo de literatura que os informaria sobre as verdades de Deus.

Em consequência disso, há uma terrível ignorância das coisas de Deus, e a maioria das pessoas não sabe nada sobre o caminho da salvação de Deus - veja Efésios 2:8-10. Muitos experimentaram o gosto da “religiosidade” ou “cristianismo”, mas muito poucos conhecem o caminho da salvação como é revelado na pessoa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo - compare João 14:6; Atos 4:12 e Romanos 1:16.

3. Eles Estavam Sem Lei

O versículo 3 nos diz isso. Os sacerdotes eram os guardiões da lei, e ficar sem um sacerdote significava, portanto, estar sem a lei. Se alguém quisesse conhecer a lei naqueles dias, teria que ir a um sacerdote; mas hoje, graças a Deus! nós temos a Sua lei, a Sua Palavra, na Bíblia. No entanto, a maioria das pessoas não lê a Bíblia e, portanto, elas estão “sem (a) lei”.

A lei é o padrão de Deus do que é certo e errado, mas a grande maioria das pessoas toma seu padrão da mídia: (1) o jornal; (2) o rádio; (3) a televisão; (4) o cinema. Portanto, como o padrão de Deus foi rejeitado e o padrão do mundo, do homem ou do Diabo foi substituído, nossa civilização se tornou cada vez mais corrupta.

A grande necessidade hoje é voltar à Bíblia, o verdadeiro padrão, o único livro que contém a autêntica revelação de Deus e de Seu amor, Sua graça, Seu Filho e Seu modo de salvar homens e mulheres.

4. Quando o Problema Chegou, Eles se Voltaram Para o Senhor

O versículo 4 nos diz isso, e nos versículos 5 e 6 descobrimos que o problema veio porque eles haviam deixado Deus fora de suas vidas.

O problema sempre virá às nações e aos indivíduos se eles rejeitarem o Senhor. Observe que foi o Senhor quem enviou o problema; foi Seu julgamento sobre o pecado e Seu método amoroso de levá-los a voltar para Ele - veja o que diz no final do verso 6. Deus trabalha assim hoje? Claro! Ele muitas vezes envia problemas para a vida de um homem a fim de que aquele homem, que por muitos anos viveu apenas para si mesmo, possa voltar para o Senhor e encontrá-Lo.

O Pródigo tinha que cair em si antes de estar pronto para ir ao pai (Lucas 15:11-24).

Para uma ilustração mais detalhada dessa verdade, leia o Salmo 106, onde vemos que quando essas pessoas foram severamente castigadas, voltaram-se para o Senhor. Então o que aconteceu?

5. Eles Encontraram o Verdadeiro Deus

No verso 4 há três palavras que nos dizem como encontrar a Deus, ou, mais corretamente, como ser achado Dele. Nós devemos:

1) AFASTAR-SE do pecado e do ego (1 Tessalonicenses 1:9);
2) BUSCAR o Senhor e Seu perdão (Isaías 55:6-7); e
3) ENCONTRAR o verdadeiro Deus (2 Crônicas 15:2,4 e 15).

Quão maravilhosamente este pequeno relato histórico antigo termina - "buscaram ao Senhor, e o acharam" (2 Crônicas 15:4 e 15)! Você encontrou ele? - olhe Provérbios 8:17.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!