Encontrando O Plano de Deus Para Nossas Vidas - Série: Segredos de Uma Vida Bem-Sucedida

Encontrando O Plano de Deus Para Nossas Vidas - Série: Segredos de Uma Vida Bem-Sucedida
Texto: “O que farei, Senhor?” (Atos 22:10)

Introdução: Basearemos este sermão na pergunta feita por Saulo de Tarso no exato momento de seu novo nascimento: “O que farei, Senhor?” A conversão de Saulo simplesmente “aconteceu?”, foi por “acaso” que ele foi subitamente convertido na estrada de Damasco, ou foi de acordo com um plano e propósito divino?

Atos 9:15 nos diz que certamente foi “segundo o plano” - o plano de Deus. Mas Deus tem um plano para minha vida? Se sim, como posso saber e o que está envolvido em encontrá-lo? Essas e muitas outras perguntas exigem uma resposta.

1. O Senhor Tem Um Plano e Propósito Definidos Para a Vida de Cada um de Seus Filhos

Existem três fortes razões para acreditar nisso:

A. É razoável esperar isso. Deus é um Deus de ordem e método. Se estamos construindo uma casa ou desenhando uma roupa, trabalhamos de acordo com um plano, um padrão. Deus faz o mesmo.

B. É de acordo com a experiência. Pense em Abraão (Hebreus 11:8-10); Moisés (Hebreus 11:24-27); Davi (1 Crônicas 17:7); Isaías (Isaías 6:8); Jeremias (Jeremias 1:5-8); Paulo (Atos 9:15).

C. A Palavra de Deus ensina isso. Veja Efésios 2:10 e compare o Salmo 27:11; 37:23; 73:24; 148:8; Provérbios 3:6; 15:19; 16:3; Isaías 6:8-9; 30:21 e Tiago 1:5.

Observe as seguintes três características do plano de Deus para nossas vidas:

A. É um plano pessoal. Observe os pronomes pessoais - "você" e "eu" em Atos 9:4. Não há mais ninguém no mundo como você e, portanto, o plano de Deus para você é único e pessoal - apenas para você! Ele tem um propósito a cumprir em e com a sua vida, que não pode ser cumprida em e com a vida de qualquer outra pessoa.

B. É um plano perfeito. Em Romanos 12:2 (que só deve ser lido em conjunto com Romanos 12:1), nos é dito que a vontade de Deus, ou o plano e propósito de Deus na vida de Seus filhos, é “sua boa, agradável e perfeita vontade”.

C. É um plano prático. É viável e está totalmente relacionado à vida e ao serviço cotidiano. Não é um plano que soe “bom, agradável e perfeito” em um sentido teórico, mas prova ser assim na experiência!

2. A Coisa Mais Importante na Vida, Portanto, é Descobrir o Plano e Propósito de Deus Para a Nossa Vida.

Isso é óbvio, mas é lamentável que alguns cristãos não consigam descobrir o plano e propósito de Deus para suas vidas, e, em consequência, toda a sua vida está cheia de decepção e derrota, frustração e fracasso. Quão maravilhoso é sentir que estamos realizando algo realmente valioso e saber que estamos fazendo isso, não por nós mesmos, mas de acordo com a vontade de nosso amoroso Pai celestial!

Toda pessoa não convertida está vivendo uma vida planejada, como Saulo estava até o tempo de sua conversão - veja Atos 9:5; mas também é tristemente verdade que muitos cristãos planejam suas próprias vidas. Tomamos decisões e escolhas que depois se revelam tão erradas - compare João 21:3. Não há nada maior ou mais reconfortante do que saber que estamos no centro da vontade de Deus, e cada um de nós pode saber exatamente isso.

3. Entramos no Plano de Deus Quando Aceitamos e Reconhecemos a Jesus Cristo Como Nosso Senhor e Salvador

Saulo entrou no plano de Deus quando se submeteu ao que o Senhor lhe disse para fazer - Atos 9:6, e compare com o versículo 8. O Senhor Jesus revelou-se a Saulo, dizendo: “Eu sou Jesus ...” - isto é, “Salvador” - observe Mateus 1:21. Isso não quer dizer que Deus não estava interessado em Saulo e o vigiava antes de sua conversão, mas é verdade dizer que Saulo só realmente entrou no plano de Deus quando se curvou aos pés de Jesus Cristo e O aceitou como seu Salvador e Senhor.

4. Nós Vamos Descobrindo, e Continuando no Plano de Deus, Através de Uma Submissão Diária a Ele e à Sua Vontade Revelada.

Ele tem todo o plano da nossa vida diante dEle, mas Ele apenas revela um pouco de cada vez - veja o Salmo 37:23. Ele conhece o fim desde o começo (Isaías 46:9-10). Mas a condição humana que tem que ser satisfeita, se quisermos conhecer e fazer a vontade de Deus, é completa submissão a Ele e um forte desejo de obedecê-Lo - veja Atos 22:10.

Essa indagação sobre qual é a vontade de Deus envolve quatro coisas:

A. Comunhão com Ele em oração. Uma oração adequada é registrada no Salmo 27:11; e é quando sabemos o que é ir regularmente para o lugar secreto que o Senhor graciosamente revela Seu plano para nós passo a passo.

B. Estudando e buscando a Sua Palavra. Quão maravilhosamente todos os santos de Deus foram guiados ao ler e submeter suas vidas aos mandamentos e orientações da Palavra de Deus! - olhe para o Salmo 119:105.

C. Obediência imediata e sem questionamentos. Deus revela Sua vontade quando obedecemos a Ele - procure 1 Samuel 15:22. Ele só faz um passo de cada vez; Saulo teve que ir para a cidade antes que o Senhor lhe dissesse o próximo passo que Ele queria que ele desse (Atos 9:6).

D. Confiança completa e implícita. Nós raramente podemos traçar o trabalho de Deus em nossas vidas, pois estamos vivendo pela fé e não pela visão. Isso significa que temos que confiar nele. O Senhor escolheu Saulo para ser “um vaso escolhido”, e Saulo teve que confiar n'Ele em tudo o que Ele permitiu em sua vida - sofrimentos, privações, apedrejamentos, aprisionamentos ... (2 Coríntios 11:24-28). Devemos lembrar que o plano de Deus inclui Sua permissão para as provas da vida - observe 1 Pedro 4:12-13 e 19.

5. O Plano de Deus Para a Nossa Vida é Eterno

Talvez, como você chegou a este último ponto em nosso sermão, você está dizendo: "Que tema emocionante para os jovens que têm toda a vida diante deles!" Mas é um tema igualmente emocionante para o cristão mais idoso, para todos de nós que pertencemos ao Senhor e temos uma eternidade gloriosa diante de nós, e o plano de Deus tem uma parte terrena e celestial.

A parte terrena é como a fundação do edifício; a parte celestial pode ser comparada à estrutura do edifício. Estamos propícios a ter uma concepção muito limitada do plano de Deus. Quando um cristão morre aos 30 ou 40 anos, dizemos: “Que tragédia!” - que é do ponto de vista limitado da Terra; mas o plano amoroso de Deus para Seus filhos é um plano eterno - veja Efésios 2:10; 1 João 2:17 e 2 Timóteo 4:7-8.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!