Texto Chave: João 16.20-22; 33 - "Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.
A mulher, quando está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem.
Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.
Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo".

Introdução: Quem está estabelecido em Cristo Jesus, vive uma vida vitoriosa e estabilizada. Jesus travou a maior guerra espiritual de toda a história da humanidade, no dia em que Ele se entregou na cruz do calvário, ali ele decretou a total derrota de Satanás e firmou os nossos pés numa rocha inabalável, o seu precioso sangue (Salmo 40).

1 - Ele nos estabeleceu na sua Palavra (16.33)
a - Suas promessas são verdadeiras e se cumprirão nas nossas vidas.
b - Sua palavra nos traz paz e segurança em meio às aflições.
c - Sua palavra nos garante a vitória. Romanos 8.37

2 - Ele nos estabeleceu acima dos principados e das potestades malignas (João 16.11).
a - Isto implica em cobertura espiritual.
b - Isto implica domínio e autoridade sobre o reino das trevas. Efésios 2.6
c - Isto implica segurança da nossa salvação em Cristo. 1 João 5.18; Apocalipse 5.9,10

3 - Ele nos estabeleceu no seu Espírito (João 16.7-13).
a - O Espírito Santo é o nosso consolador. João 16.7
b - Nos convence dos nossos pecados. João 16.8
c - Nos convence da justiça de Deus através de Jesus Cristo.
d - Nos convence do juízo de Deus sobre Satanás e sobre os pecadores não arrependidos.

Conclusão: Se você tem passado por problemas, por aflições, medos, inseguranças etc. Saiba que Jesus já venceu o mundo e o reino das trevas, e através do seu sangue, já constituiu um reino de sacerdotes para reinarem sobre a terra em vitória. Se você ainda não faz parte deste reino, Estabeleça sua vida em Cristo a partir de hoje, entregando sua vida a Jesus e aceitando-o como o seu único e suficiente salvador. Lembre-se: “Quem está estabelecido em Deus, vive uma vida espiritual estabilizada” e tem qualidade de vida.

Pr. Paulo Cézar Martins