Alcançando o Caráter daquele que Prospera

Texto Chave: Jó 8:5-7 - Mas, se tu de madrugada buscares a Deus e ao Todo-poderoso pedires misericórdia, se fores puro e reto, certamente, logo despertará por ti e restaurará a morada da tua justiça. O teu princípio, na verdade, terá sido pequeno, mas o teu último estado crescerá em extremo. Porque, eu te peço, pergunta agora às gerações passadas e prepara-te para a inquirição de seus pais"

Introdução: Sem dúvida alguma procuramos crescer em todas as áreas de nossa vida. Desejamos um relacionamento próximo com Deus, um relacionamento familiar consistente que se traduza em esposo e esposa realizados, filhos encaminhados, vida profissional e material estável, em suma, este é o sonho de todos nós. Mas por que será que esta realidade tem se tornado tão distante nos dias atuais? O que será que tem faltado a nossa geração para que ela adentre a uma nova dimensão de vida, e seja transformada numa geração bem ajustada, próspera e feliz?

Devemos hoje não apenas buscar o produto pronto, ou o resultado final daquilo que desejamos, pois aquilo que sonhamos ver só virá se adquirirmos o caráter daquele que prospera, e isso sim, será a base para toda a construção dos nossos sonhos e anseios. O caráter daquele que prospera é gerado em Deus, e para isso você está sendo chamado nesse tempo, para gerar uma nova geração de sonhadores, que alcançam seus sonhos, e vêem o melhor de Deus em suas vidas.

Gerando um caráter próspero:

1 - Buscando a face de Deus – Todas as nossas fontes estão em Deus. Tudo o que precisamos, só encontramos nos Senhor. Então devemos diligentemente separar nosso tempo para estarmos com Ele. Quando o autor diz que de madrugada se deve buscar a Deus, ele se refere à tranquilidade dessa hora, da ausência situações que possam gerar ansiedade e interrupções. Todo aquele que quer adquirir o caráter daquele que prospera deve também cultivar momentos com Deus (Daniel 6:10). Somente na presença de Deus, nos momentos de íntima comunhão com Ele é que seremos moldados pela ação do seu Espírito. A mudança, a transformação, o novo caráter virá à medida que nos expusermos a Deus e ao seu agir.

2 - Clamando por misericórdia – Um clamor genuíno por misericórdia só sai dos lábios daquele que entende sua real condição. A vida aos pés do Senhor dá como seu fruto primeiro à convicção de quem realmente somos, gera quebrantamento via consciência que se adquire nesse processo. E quando se adquire essa consciência à vida impactada irrompe em um profundo clamor por misericórdia, pedindo a Deus que a transforme segundo a imagem daquele a qual ela se encontra todos os dias.

3 - Guardando o coração puro – O salmista diz que bem-aventurado é aquele que o Senhor não imputa maldade (Salmo 32:2), pois ele não maquina intentos maus no seu coração. Devemos conservar nosso coração puro de mágoas, ódios, rixas, diferenças, invejas e qualquer outro sentimento que possa desvirtuar o nosso caminho da direção do Senhor, pois sabemos que sobre tudo o que se deve guardar, devemos guardar o nosso coração, pois dele procede as saídas da vida (Provérbios 4:23). Então apresentemos diariamente nosso coração ao Senhor, pedindo a Ele que nos limpe de toda sentimento mau que possa nos impedir de alcançar o coração daquele que prospera, e também que Ele o transforme na sede onde serão gerados todos os planos benditos do Senhor.

4 - Caminhando em retidão – A nossa caminhada tem que ser marcada por uma linha de conduta cada dia mais purificada. Do servo do Senhor se requer as qualificações daquele que é sal e luz neste mundo. Sua vida, sua conduta, seus negócios, seu trato com todos deve ser marcado por um total comprometimento com a verdade e a honestidade. Vidas que tem sua conduta reta se transformam em celeiros das bênçãos de Deus. O texto diz: “Certamente logo despertará por ti, e restaurará a morada da tua justiça” (Jó 8:6b). Devemos rejeitar todo o padrão mundano, comprometido com o engano e nos alinharmos a Palavra de Deus que nos ordena a não nos conformarmos a este mundo (Romanos 12:2).

5 - Crendo e confiando na manifestação da Palavra de Deus – Aqueles que caminham com Deus sabem que o Senhor sempre levará a bom termo tudo o que concerne as suas vidas. Eles não precisam andar inquietos por coisa alguma (Filipenses 4:6), pois é o Senhor que está no controle de suas vidas, e todas as coisas virão no seu devido tempo. A promessa é clara, e não apenas está impressa na letra, mas está escrita com a tinta da convicção que o próprio Espírito Santo escreve no coração do fiel, que todas as coisas irão contribuir para o bem daqueles que amam ao Senhor (Romanos 8:28).

Conclusão: Eis aí uma verdade que não tem como ser refutada. O servo de Deus é chamado num estágio inicial pequeno, mas seu final crescerá grandemente (Isaias 51:2). Creia na Palavra de Deus, viva seus princípios e você verá que ela se confirmará na sua vida, primeiro levando a se ter o caráter daquele que prospera, depois adentrar aos mananciais que Deus tem reservado para aqueles que o obedecem.

Prs. Israel e Ludmila

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!