A Lei da Semeadura

Texto Chave: Gálatas 6.6-10 - "Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui. Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.
Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé".

Introdução: O Reino de Deus é Reino de legalidades, regido por princípios e limites. Há muitas leis que regem o universo físico (leis físicas, químicas, biológicas, etc.), Mas também há o que podemos chamar de leis espirituais.

Conhecer sobre a lei da semeadura é fundamental para quem tem o desejo e o sonho de plantar muito e colher muito. O Supremo Agricultor estabeleceu princípios para que sejamos prósperos na vida espiritual, emocional, familiar, e também pessoal.

1 - A Lei da Semeadura pressupõe a plantação da semente
a - É necessário que haja a intenção de semear.
Em 2 Coríntios 9.6, Paulo diz: "Aquele que semeia". Em Mateus 13.13, lemos: "Eis que o semeador saiu a semear...".
b - É necessário perder a semente para recebê-la de volta muitas vezes mais.
c - Aquilo que não foi plantado é perdido - Disse Jesus:" Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer produz muito fruto" (João 12.24).
d - A plantação da semente deve ser sistemática: "Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabe qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas" (Eclesiastes 11.6).
e - Uma cautela: mesmo plantando a boa semente, muitas vezes, a má semente plantada por outros irá ter a mesma aparência daquela boa semente plantada. Mas a colheita irá revelar os resultados (a parábola do joio e do trigo).

2 - A Lei da Semeadura pressupõe a plantação de uma boa semente
a - Nós temos o poder de plantar aquilo que queremos
b - Existe uma grande variedade de sementes:
Ruins: Ira, inveja, maledicência, ódio, porfia, contendas, ciúmes, intrigas...
Consequência: Semear na carne:
- "Conforme tenho visto, os que lavram iniquidade e semeiam o mal segam o mesmo" (Jó 4.8).
- "O que semeia injustiça segará males..." (Provérbios 22.8).
- "Porque semeiam ventos e segarão tormentas..." (Oséias 8.7).
Boas: bondade, mansidão, misericórdia, amor, compaixão...
Consequência: Semear no espírito
- "Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes" (Salmo 126.6).
- "Os justos..., na velhice darão ainda muitos frutos, serão cheio de seivas e verdor" (Salmo 92.14)

3 - A Lei da Semeadura aponta para o óbvio
a - Quem semeia pouco - colhe pouco
b - Quem semeia muito - colhe muito
c - É o contrário da poupança: Na poupança, "quanto mais guarda mais tem'. Na semeadura, "quanto mais semeia, mais colhe'.
d - Nesta vida, tudo o que fazemos é considerado uma semeadura. Qualquer ato que fizermos aqui, é uma verdadeira plantação. Seja para o bem ou para o mal, um dia colheremos o que plantamos.
e - A Lei da Semeadura é infalível. Nunca se colhe apenas o que se plantou. Planta-se um grão de milho, colhe-se uma espiga com centenas de grãos ou mais. Planta-se uma mudinha de abacate, colhe-se fruto por muitos anos. Há um ditado popular que diz: "quem planta vento, colhe tempestade". Portanto, ninguém colhe apenas o que plantou, mas, muitas vezes mais.

Conclusão: Necessita-se somente de um momento para ser amável, porém, o resultado pode durar para sempre.
Nós fomos chamados para dar frutos. Os frutos surgem com a plantação da boa semente - "Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes" (Salmos 126.5,6).
Hoje, nós podemos decidir o que vamos colher, ainda nesta vida, e principalmente na vida futura. Ousemos decidir em favor da boa semente.

Pr. Eber da Cunha Mendes

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!