Esboço de pregação: Santificação

Esboço de pregação: SantificaçãoTexto Chave: "E não somos como Moisés, que punha véu sobre a face, para que os filhos de Israel não atentassem na terminação do que se desvanecia”.

“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito" (2 Coríntios 3.13 e 18).

Texto Complementar: “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1Tessalonicenses 5.23).

Introdução: Santificação (gr. hagiasmos) significa “tornar santo”, “consagrar”, “separar do mundo” e “apartar-se do pecado”, a fim de termos ampla comunhão com Deus e servi-lo com alegria.

1 - Como acontece? É a transformação na imagem de Cristo - "e se vestiram com uma nova natureza. Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com ele, a fim de fazer com que vocês o conheçam completamente" (Colossenses 3.10 NTLH).

2 - Quando ocorre? Agora - "somos transformados". Passa por uma decisão pessoal firme. Demanda guerra contínua, mas traz resultados - "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12.2).

3 - Como se dá? Pela contemplação da glória de Cristo. É compartilhar da alegria do céu aqui na terra. É o grande privilégio de ser amigo de Jesus - "Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo" (João 17.24).

4 - Quem faz? O Espírito Santo. Essa grande obra de transformação e fortalecimento do ser humano só pode ser feita pelo doce e maravilhoso Espírito Santo que habita em nós e nos faz representantes no Reino de Deus aqui na terra.
A operação do Espírito Santo é mediante a salvação em Cristo, pela qual Ele nos liberta da escravidão e do poder do pecado (Romanos 6.1-14), nos separa das práticas pecaminosas deste mundo atual, renova a nossa natureza segundo a imagem de Cristo, produz em nós o fruto do Espírito e nos capacita a viver uma vida santa e vitoriosa de dedicação a Deus (João 17.15-19,23; Romanos 6.5, 13, 16, 19; 12.1; Gálatas 5.16, 22,23; 2Corintios 5.17).

5 - Como manter o processo contínuo de santificação? Através da consagração (oração, jejuns, leitura e meditação na Palavra) e cumprimento dos princípios ou padrões bíblicos, que é expresso em termos tais como “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” (Mateus 22.37), “irrepreensíveis em santidade” (1Tessalonicenses 3.13), “aperfeiçoando a santificação” (2Corintios 7.1), “a caridade de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida” (1Timoteo 1.5), “sinceros e sem escândalo algum” (Filipenses 1.10), “libertados do pecado” (Romanos 6.18), “mortos para o pecado” (Romanos 6.2), “para servirem à justiça para santificação” (Romanos 6.19), “guardamos os seus mandamentos” (1João 3.22) e “vence o mundo” (1João 5.4).

Devemos lembrar que a Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos (Salmo 119.105), para um caminhar seguro e vitorioso.

Conclusão: O ser humano só tem dois caminhos a percorrer: Andar como o mundo anda, compactuando com satanás e ser derrotado como ele é, ou andar com Jesus e ser melhorado diariamente, contemplar a sua glória, usufruir da alegria do céu, ser próspero na terra, ser restituído das perdas: Joel 2 nos esclarece que quando o povo se arrepende o Senhor se mostra zeloso e restitui o que foi perdido (Joel 2.12-19).

Vale a pena ser santo!

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!