A coisa mais importante

Texto: Lucas 10:38-42 

Introdução:  O mundo ficou louco! Tudo tem que ser imediato e queremos que as coisas a ser feitas fossem feitas ontem! O que era para economizar tempo agora ocupa o nosso tempo (e-mail, telefones celulares).

"Qual é a coisa mais importante?” Jesus nos diz nesta história. 

I. A casa aberta de Marta. V.38

1. Tanto amava Jesus: Talvez Marta fosse uma viúva que vivia com o irmão e a irmã em Betânia. Todos eles amavam e honravam Jesus.

2. A sua casa estava aberta para Jesus: É importante manter a casa aberta para o Senhor e seu povo: a prática da hospitalidade, sem murmuração. I Pedro 4:9.

II. O coração aberto de Maria. V. 39

1. Assentada aos pés de Jesus: Fala de devoção e discipulado. Paulo em Atos 22:3 diz que ele foi criado aos pés de Gamaliel.

2. Três vezes aos pés de Jesus:

a. V.39 assentada aos seus pés,

b. João 11:32, cai aos pés de Jesus e

c. João 12:3, ungiu os pés de Jesus com nardo.

3. Como Paulo em Filipenses 3:10:

a. Conhecê-lo,

b. Conhecer o poder da ressurreição e

c. Saber de suas aflições. O coração de Maria foi conhecer Jesus.

III. As muitas coisas de Marta. V. 40,41

1. Ela estava distraída: Literalmente, significa que ela estava olhando em muitas direções. Jesus estava em sua casa, mas ela tinha perdido o foco. Ele era Salvador, mas não Senhor.

2. Mitos sobre estar muito ocupado:

a. O serviço tem igual importância. Mas na verdade ele muitas vezes nos impede de desenvolver relacionamentos importantes;

b. Na verdade o que você é; é mais importante do que aquilo que você faz;

c. Correndo vamos ganhar mais tempo;

d. O tempo inativo é tempo perdido

3. Deus deu o sábado para descansar.

a. As muitas coisas de marta resultam em:

  • Repreender Jesus,
  • Insinua que Jesus é indiferente;
  • Diz a Jesus o que fazer.

IV. A coisa mais importante de Maria. V. 42

1. Colocar Jesus em primeiro lugar: As muitas coisas não distraiam Maria. Ela estava centrada em Jesus. Filipenses 3:13, “uma coisa eu faço” ...., Mat. 6:33, “mas buscai primeiro o reino” ....., Salmo 27:4, “uma coisa eu peço ao Senhor” .....

2. Ao pecador falta uma coisa, o cristão tem uma coisa: Lucas 18:22, “Ainda te falta uma coisa”. O Pecador não tem Jesus como seu Salvador, enquanto o cristão precisa mantê-lo como seu Salvador.

3. Deus está procurando adoradores: João 4:23 Maria era uma adoradora. As muitas coisas de Marta podem ser feitas de forma mais eficaz e sem distração, se nós o adorarmos em primeiro lugar.

Conclusão: Tudo que fazemos tem de sair da adoração a Deus. É assim que recebemos nosso pão de cada dia, o nosso sustento e força espiritual para fazer as outras coisas. A adoração é a única coisa que não será tirada de nós inclusive no céu.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!