Existe um lugar para abrigar pecadores fugitivos

Texto Bíblico principal: Josué 20:1-9
1. As cidades de refúgio foram inventadas por Deus em benefício das pessoas (v.1-2).
2. As cidades de refúgio tinham a função de abrigar réus de homicídio involuntário (v. 3).
3. As cidades de refúgio ofereciam aos fugitivos a segurança e a proteção diante do vingador (v. 5). 

I. Cidades de refúgio: lugar idealizado por Deus para refugiar pecadores. Josué 20:1-3

1. Vivemos em um mundo onde todos somos pecadores e carecemos de refúgio, pois há injustiça e vingança por todos os lados.
2. Vivemos num mundo onde qualquer coisa pode acontecer: 
a) Somos carentes de proteção; acidentes podem acontecer a qualquer momento e, sem querer, alguém pode ser ferido mortalmente.
b) Corremos perigo de causar sofrimento impensado na vida de uma família, pois a vida é tão sensível que, como diz o ditado: “para morrer, basta estar vivo”.
c) Estamos sob a influência do mal e diante de qualquer coisa, alguém se levanta para vingar ou como dizem alguns, “fazer justiça com as próprias mãos”.
3. Vivemos porque Deus nos dá graciosamente a vida, e, muitas vezes, cometemos erros impensados e precisamos ainda mais de Sua graça. Porém, em Deus há solução para os angustiados pecadores (Salmo 46:1). 

II. Cidades De Refúgio Apontam Para Graça E Justiça De Cristo. Josué 20:4-9

1. Se você é pecador, não fuja de Cristo, fuja para Cristo: Deus deseja te livrar da condenação, mas para isso não anulará Sua justiça. No entanto, Ele mesmo proveu um meio justo de salvar o pecador.
a) O pecador está exposto à morte, até que encontre esconderijo em Cristo.
b) O pecador deve saber que a graça de Cristo proporciona justiça, tornando-o justo.
c) O pecador deve permanecer na cidade refúgio até ser livre para voltar ao lar perdido pelo pecado: O Paraíso.
2. Se você é assassino, você não precisa fugir, mas precisa saber onde há refúgio: Vingança injusta encontra julgamento justo em Cristo, o sacerdote que morreu para libertar o pecador (Josué 20:6). Jesus morreu, assumindo nosso lugar, tornando-se justiça nossa. Em Cristo o pecador é justificado, transformado e restaurado.
3. Se você é pecador é preciso correr imediatamente para Jesus, o refúgio certo: As seis cidades refúgios foram estrategicamente localizadas de tal forma que o pecador poderia chegar até elas com, no máximo, meio dia de viagem. Estas cidades apontavam para a graça contínua de Deus, a qual provê um julgamento justo a todo transgressor da lei. Se você quiser absolvição, precisa correr para Cristo. 

III. Cidades Refúgio Ilustram A Igreja De Cristo Na Terra. Josué 20:6

1. Estamos neste mundo enfrentado toda sorte de ataque onde a vingança e a injustiça predomina: O mal tomou conta do mundo. Satanás continuamente está arruinando o mundo, as pessoas e, consequente a sociedade tornou-se um caos deplorável. Deus instituiu a igreja como cidade refúgio dentro das cidades.
2. Estamos num conflito entre o bem e o mal, nesse ambiente a igreja é o local onde se reúne o exército de Cristo: A igreja é onde feridos, exaustos e moribundos encontram alívio, descanso, refrigério e orientação para vencer. Assim eles recobraram ânimo e vigor para continuar enfrentando as batalhas da vida no mundo, o qual é o palco da guerra.
3. Estamos num contínuo campo de batalha no mundo e a igreja é um campo de refugiados: Deus é misericordioso, e graciosamente providenciou refúgio para os feridos e aflitos de espírito. Precisamos da igreja, precisamos de cura, precisamos de alívio, precisamos de libertação, ou seja, precisamos de refúgio e este é Cristo e Sua igreja. 

Conclusão:

1. As antigas cidades refúgios destinadas ao antigo povo de Deus era um símbolo do refúgio proporcionado por Cristo; e, para isso, Jesus tornou Sua igreja um instrumento de salvação do pecador.
2. As cidades refúgios revelam que Deus tomou medidas para afiançar a segurança de todo àquele que é acusado pelo diabo, o qual deseja vingar-se de Deus destruído Suas preciosas criaturas.
3. As cidades de refúgio foram substituídas pelas igrejas, onde se declara a todos que vão em busca de libertação que: Jesus, o sacerdote, já morreu. Deste modo, em Cristo estamos livres da culpa e do pecado.

Apelo:
1. Vá a Cristo imediatamente, Ele é o refúgio maior!
2. Vá à igreja de Cristo, ali encontrarás segurança e alívio!
3. Vá a Cristo para que experimentes a graça e a misericórdia divina!

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem