Decálogo da casa de Deus

“Escrevo-te estas coisas… para que… saibas como se deve proceder na CASA DE DEUS…” (1Timoteo 3.14,15).

1. Ao vires à casa de Deus prepara o teu espírito, alma e corpo para a comunhão com Deus. Traja-te com sobriedade, discrição e decência, evitando os excessos da moda profana. Ao chegares junto ao Templo não fiqueis à entrada da porta, nas imediações ou salas em conversas que podem ser adiadas, pois isso é um mal exemplo; ao entrares limpa a soleira do calçado, não entres pisando com força e fazendo barulho que chame a atenção dos demais. (Eclesiastes 5.1)

2. Quando chegares atrasado á reunião de culto, aguarda à porta se a Palavra de Deus estiver sendo lida ou se a congregação estiver em oração, e toma em teu coração a resolução de não te tornares um retardatário habitual. (Salmo 119.19)

3. Nunca te assentes nos últimos bancos, caso haja bancos vazios à frente; evita ficar mudando de um lugar para outro depois de te assentares e cuida para não ficares ao lado de alguém tagarela que te tentará a distração irreverente. (1 Coríntios 14.40)

4. Nunca esperes a reunião começar para só então entrares no santuário; ao fazê-lo, ajoelha-te e adora o Senhor em oração e lê a sua Palavra, meditando humildemente, enquanto a reunião de culto não é iniciada (Efésios 6.17,18).

5. Se fores casado e tens filhos pequenos leva-os ao berçário da Igreja; se já andam e são barulhentos e inquietos, não os soltes para brincar pelo salão afora; senta-te o mais atrás possível para que, caso chorem, saias um pouco com eles lá fora, até se acalmarem e então volta ao teu lugar. (Provérbios 22.6).

6. Não te assentes nas extremidades de um banco desocupado, de maneira a impedir a entrada de outras pessoas que ali queiram se assentar; evita olhar para trás quando alguém entrar. Seja participante da comunhão na casa de Deus. (Gênesis 19.26)

7. Porta-te com bons modos e decoro: Não apoies o braço sobre encostos do banco, não depedres com os pés o banco dianteiro, não te espreguices, não converses fora de hora, não leias durante a pregação ou quaisquer outras apresentações, não escrevas bilhetinhos, não cochiles, não mastigues chicletes, não fique entrando e saindo durante os “atos de culto”, não escores o pé na parede. Não estragues os utensílios da Casa de Deus. (Habacuque 2.20).

8. Segue a orientação dos recepcionistas da igreja, pois eles são “levitas” autorizados a cuidar da boa ordem na casa de Deus; mantenha-te em espírito de vigilância e oração em favor de todos, especialmente do mensageiro de Deus. (1 Tessalonicense 5.17; Lucas 22.46).

9. Participa de todos os atos de culto com interesse de aprender, receber e transmitir edificação espiritual aos teus irmãos; evita ter que sair antes do término da reunião de culto, especialmente durante a pregação, pois isso prejudica a ordem. (Marcos 14.22-24)

10. Exercita-te espiritualmente cultuando a Deus com teus dízimos e ofertas, cantando os hinos com entusiasmo e entendimento, louvando e adorando ao Senhor não só no Templo, mas aonde quer que estejas. Ao final da reunião, não te precipites a sair logo após a “benção apostólica”. Ora primeiro, cumprimenta teus irmãos e especialmente os visitantes, então retira-te calmamente. Deus te abençoe! “A minha casa será chamada CASA DE ORAÇÃO para todos os povos”.

(Ap. Jota Moura Rocha)

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem