As Profecias Maias E O Fim Do Mundo Na Bíblia

Texto bíblico: Daniel 2:1-47

1. O fim do mundo será em 21 de dezembro de 2012? Muito se tem comentado do fim do mundo, parece que há grandes indícios de acontecer.
2. O mundo tem seu destino firmado nas profecias dos índios maias? Entre tantas datas marcadas para o fim do mundo a profecia maia está em alta na atualidade.
3. O mundo vai acabar mesmo? Como? Ainda que poucos saibam o quê realmente acontecerá no futuro, é possível saber o suficiente para evitar o desespero; mas para isso é necessário uma revelação segura: A Bíblia.

I. Nada E Nem Ninguém Pode Antever O Fim Do Mundo, Pois Só Deus Conhece Os Mistérios Do Futuro. Daniel 2:1-19

1. A história de Nabucodonosor revela que ninguém pode prever o futuro: Nem um grande rei, nem magos, nem adivinhos e nem os mais sábios dos homens podem sequer saber o que um homem sonhou à noite. Portanto, os maias não podem prognosticar nada certo para o futuro.
2. A história nos mostra que o maior rei do maior império não tinha controle do futuro: Diante da ansiedade de saber o que sonhara e sua interpretação, Nabucodonosor ameaçou a todos os sábios, magos, adivinhos, astrólogos e encantadores; mesmo assim, nada fizeram nem quanto ao passado (sonho) muito menos quanto ao futuro.
3. A história do rei Nabucodonosor revela que só Deus conhece a história do mundo e seu futuro: Só Deus, mais ninguém, conhece os mistérios do futuro do mundo. Então, duvide das profecias dos Maias e de qualquer profecia extra bíblica.

II. Os Mais Sábios Do Mundo Nada Podem Dizer Sobre O Futuro Porque O Conhecimento Do Futuro Pertence Só A Deus. Daniel 2:20-25

1. Ninguém, por mais sábio que seja, pode saber o que acontecerá no futuro: Todos os sábios foram, não só convocados por Nabucodonosor, mas por ele foram ameaçados à morte; mesmo assim, nada, absolutamente nada, puderam revelar daquilo que o rei lhes pedira.
2. Ninguém, por mais religioso que seja, pode desvendar os mistérios que envolvem o futuro:Daniel reconheceu sua limitação, embora fosse muito religioso e respeitado como um dos mais sábios. Ele dependeu de Deus para saber os mistérios sobre o sonho do rei. Com relação ao fim do mundo, será que Deus daria informação aos maias e não aos cristãos?
3. Ninguém, a não ser Deus, conhece o futuro e revela aos Seus profetas: Daniel clamou a Deus sabendo que Ele é a fonte de toda profecia. Conquanto, qualquer definição sobre o futuro que não dependa da revelação divina é questionável por ser fruto da engenhosa especulação da limitada mente humana.

III. Os Seres Humanos Podem Conhecer O Futuro Por Meio Da Revelação De Deus Em Sua Palavra, Fora Disso É Só Especulação. Daniel 2:26-47

1. Qualquer coisa fora do que Deus revelou é mera fantasia: Deus revelou a Daniel com base no sonho do rei as sucessivas potências que governariam o mundo antes que o reino divino fosse estabelecido para sempre. Qualquer coisa diferente disso não merece crédito!
2. Qualquer um que crê no que não está na Bíblia está fadado ao desespero e a ignorância: A Bíblia é a única fonte segura para saber o que acontecerá no futuro; nela está o plano maravilhoso de Deus detalhado para o futuro da humanidade. Porém, quem se apega a outras fontes está fadado ao desespero e à ignorância.
3. Qualquer coisa que esteja fora da revelação de Deus é incerta: Deus tem a primeira e a última palavra no que diz respeito ao futuro, e Deus não escreveu o destino do mundo nos astros e nem nas estrelas. Fora da Bíblia há somente especulações e fantasias que causam sensacionalismo e, por fim, a incredulidade! 

Conclusão:

1. O conhecimento do futuro não está entesourado em algum astro ou mesmo em um milhão deles: As ideias da Nova Era, as muitas adivinhações modernas e até mesmo a astrologia (horóscopo) tem seu berço na Babilônia; e, foram completamente incapazes de revelar qualquer coisa do pedido do rei Nabucodonosor. Portanto, a profecia maia, que é fundamentada nestas ideologias, não é confiável!
2. O futuro só pode ser conhecido por um Ser que sabe sobre todos os elementos e fenômenos que existem em todo o Universo: Só Deus sabe tudo sobre tudo. É uma incoerência confiar em quem não é confiável e desconfiar de quem é confiável! Troque as profecias maias pelas profecias bíblicas para que substituas o medo pela esperança!
3. O futuro pode ser controlado por quem conhece o que está além do limite do presente: Deus tem um plano para o mundo, e tem poder e autoridade para executá-lo. Ele revelou esse plano, conheça-o estudando a Bíblia!

Apelo: 
1. A teoria dos maias está baseada nos astros, não na revelação de Deus; então, elimine-a de tuas crenças!
2. A teoria dos maias não os ajudou nem a sobreviver, Deus é a fonte da vida e do saber, busque-O como fez Daniel.
3. A teoria dos maias causará incredulidade no mundo, estude a Bíblia e creia no que Deus revelou e tenha certeza do que acontecerá no futuro.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem