Criando ambiente para o crescimento

Texto: Atos 9: 31 - “Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito”.


Introdução: Está diante de nós um registro muito importante da estratégia da Igreja Primitiva para sua grande vitalidade e crescimento. Ousamos às vezes pensar que o alcance dos propósitos de Deus, a eficácia na consecução dos seus desejos, demandam fórmulas complicadas e difíceis de alcançar. Devemos observar esses dois pontos para chegarmos também a este nível de eficiência e tornarmos a Igreja, nossa célula, num lugar cheio de vida e crescimento.


- Andando no temor do Senhor – A Bíblia nos declara que o princípio da sabedoria é o temor do Senhor (Pv. 1: 7). O temor de Deus não pode ser confundido com medo ou com qualquer sentimento desvirtuado relacionado a algo doentio. Deus não nos dá espírito de medo (II Tm. 1: 7), mas o que brota no coração do homem que se relaciona com Ele em amor é: ousadia, poder e moderação, que também pode ser traduzida como uma sábia prudência oriunda da direção constante do Espírito. Andar no temor do Senhor traz paz, pois nos leva a lugares de descanso, e edifica, pois em ambientes de paz temos tranquilidade para absorvermos aquilo que o Senhor quer ministrar ao nosso coração.


- Sendo consolado pelo Espírito – A Igreja Primitiva não contava com as estruturas que hoje dispomos. Essas estruturas muitas vezes nos levam a desviar nossa confiança do Senhor e passar a confiar em homens preparados e naquilo que o ser humano é capaz de realizar e construir. O ardente desejo do Senhor é que sua Igreja lance fora essa confiança nos meios humanos e passe esperar somente no Senhor. Quando isso acontece o Espírito Santo inspira (II Tm 3: 16, 17), trazendo palavras que não são palavras de sabedoria humana (I Cor. 2: 4, 5), usa seus vasos trazendo manifestação clara da presença do Senhor (At. 3: 1, 8), dirige a Igreja fazendo ouvir sua voz claramente no meio do povo (At. 13: 1, 4), conduzindo-a a lugares férteis, lugares de crescimento.


Conclusão: Verdadeiramente você nesses dias está sendo desafiado a se despojar de seus atributos, que até então você confiava, e se lançar no temor e na confiança na Palavra, na dispensação e consolação do Espírito para que realmente sua vida, sua célula, e Igreja tenham paz, sejam edificadas e se multipliquem para a glória de Deus.

 

Pastores Israel Carlos Palagar Telles e Ludmila Sodré Amara Telles
Igreja Evangélica da Nova Aliança

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem