Espírito de Engano

Textos: Hebreus 3.13; 2 Coríntios 4.4
Introdução: O objetivo de satanás é afastar as pessoas de Deus, ele veio para roubar, matar e destruir (João 10.10a). Este projeto satânico consiste em destruir a vida no tempo presente (vida emocional e física) e também na eternidade (vida espiritual). Para cada pessoa ele tem uma estratégia de ação específica.

Como identificar estas estratégias e livrar-se delas?
I – Este espírito age do início da história até o fim
1 – Eva foi enganada no Édem (Gn 3.13; 1 Tm 2.14; 2 Co 11.3). Em seguida Adão se deixou levar.
2 – O espírito de engano caracteriza o tempo do fim (1Tm 4.1-3; Mt 24.4,5,11,24; Mc 13.6; 2Ts 2.8-11; 1Jo 2.18-26; 4.1-6; 2Jo7; Ap 13.13-14; 19.20; 2Tm 3.13; 4.3-4; Lc 21.8.
II – Algumas estratégias de engano
O inimigo usa meios os mais diferentes para introduzir o engano:

1 – Transformar-se até em “anjo de luz” (2Co 11.14-15).
2 - “Enreda” (Cl 2.8), prende, cativa, com filosofias e vãs sutilezas. O inimigo é sutil e usa de firmeza, delicadeza para introduzir o mal. A Bíblia adverte: “Que ninguém vos escravize”;
3 – Ele usa de artimanhas, astúcias, e palavras vãs (Ef 4.14; 5.6), ciladas, ardis. Isto acontece com o sexo oposto, com negócios, amizades, sociedades;
4 – O engano é muito forte dentro das igrejas: falsa piedade, rivalidade, ciúmes, competições, invejas, falsas profecias, falsas revelações.
5 – O inimigo é chamado de “o sedutor”, o que significa: aquele que atrai, que encanta (Ap 20.10; 12.9). Isto acontece hoje com o espiritismo, magia negra, umbanda, candomblé, nova era, cartas de tarô, mapas astrais, cristais, pirâmides, numerologia, duendes, seitas orientais, testemunhas de jeová, mórmons, rosa-cruz, maçonaria, messiânica. As novelas, filmes, revistas, livros esotéricos, os escritos de Paulo Coelho, músicas seculares. Todos os seguimentos da sociedade estão sob a influência de satanás. A Bíblia é clara (Ap 12.9) quando diz que ele, o diabo, é o “sedutor de todo mundo”. Nações cultas, ricas, homens da alta sociedade, pessoas tidas com eruditas, o sistema financeiro, o mundo inteiro está enredado no maligno (1Jo 5.19).
III – Como não se deixar enganar
1 – Com vigilância e oração (Mt 26.41; 1Pe 5.8);
2 – Com firmeza na Palavra. A Palavra de Deus (Bíblia) é o referencial, a bússola (Sl 119.105). Nada além ou aquém da Palavra;
3 – Ter uma vida de testemunho e a cobertura do Sangue do Cordeiro, Jesus (Ap 12.11).
4 – Buscar o dom de discernir os espíritos (1Co 12.6.11);
5 – Com vida no Espírito Santo: andar no Espírito, ser guiado pelo Espírito, ser cheio do Espírito (Jo 14.26; 16.13).
Conclusão: O diabo é o pai da mentira (Jo 8.44), o enganador, o sedutor. O momento que vivemos é muito complexo, difícil; o divisor de águas, a linha divisória entre o engano e a verdade é tênue. O diabo tem enganado desde o início da história, mas nós, os filhos de Deus, não seremos presas suas. Jesus Cristo disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andarás nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (Jo 8.12), e o nosso Salvador manifestou-se para desfazer toda obra do diabo (1Jo 3.8).

 

Messias Anacleto Rosa, ampliado e adaptado por Roberto Pires Gonçalves

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!