Conhecendo melhor a Deus como pai

“O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”. Romanos 8:16 

- O pouco conhecimento de Deus nos leva a termos imagens negativas e distorcidas d’Ele.
- A realidade de um pai terreno, muitas vezes insensível, violento, egocêntrico, exigente que não dá o valor que merecemos nos dificulta a compreensão de Deus como Pai amoroso, misericordioso, valorizador e perdoador.
- Podemos conhecer melhor a Deus como Pai? Há uma pessoa que se identifique melhor com o amor do Pai celestial?
- Só podemos conhecer melhor a Deus como Pai, através de Jesus Cristo, pois sua vida nos mostra o caráter de Deus como Pai.
“Disse-lhe Jesus: Felipe há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim, vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” Jo 14:9.
“Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou”. Jo 1:18.


I. DEUS, um pai amoroso
- Amor incondicional. (sem interesses)
- Não pelo que somos.
- Não pelo que temos.
- Não pelo que fazemos.
- Amor eterno. Jer 31:3;
- Amor imutável. Hb 13:8;
- Amor exemplificado por Jesus.

- Todas as pessoas que procuravam a Jesus: ricas, pobres, doentes, aleijados, leprosos, ladrões, cegas… eram acolhidas por Ele que os curava e lhes dava atenção e amor.
- Talvez o amor que você recebeu de seu pai tenha sido interesseiro e passageiro; mas, o amor de Deus Pai, não é assim.


II. DEUS, um pai misericordioso
- Sente compaixão pela fraqueza dos outros. Ele conhece nossas capacidades, nossas fraquezas. Ele conhece nossos pecados. Ele tem misericórdia de nós.
“O Senhor é misericordioso e compassivo; longânime e assaz benigno. Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira. Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniqüidades.Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Quanto dista o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura, e sabe que somos pó.” Sl 103:8-14”.
- A misericórdia exemplificada por Jesus
- Elevando a dignidade:
- Da mulher samaritana. Jo 4
- Da mulher hemorrágica. Mc 5:34
- Da mulher perturbada por espíritos malignos. (Madalena) Mt 8:2
- Restaurando o discípulo arrependido. (Pedro) Jo 21:15-17
DEUS, um pai valorizador

- Ele dá os dons necessários para que possamos prosperar na vida. Ele está sempre ao nosso lado, incentivando, fortalecendo, e acreditando que podemos vencer a todos os embates da vida.
- Talvez ninguém acredite mais em você, pai, mãe, parentes, amigos; mas, Deus Pai conhece o teu coração e a tua sinceridade, e torce para que consigas vencer.
- Você é importante para Deus. Você acha que depois de investir tanto em você, Deus irá abandoná-lo no momento em que você mais precisa?
- “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com minha destra fiel”. Is 41:10


III. DEUS, um pai perdoador
- Não importa o tamanho do pecado.
- Não importa a quantidade de pecados.
- Não importa a dificuldade em reconhecer o perdão.
- Deus Pai perdoa e restaura o pecador arrependido.
“Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados são como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã”.Is 1: 18
- O perdão de Deus exemplificado em Jesus:
- Em perdoar a mulher adúltera. Jo 8
- Em perdoar seus inimigos que o crucificaram. Lc 23:34

- Deus, um Pai perdoador, não exige sacrifício, nem punições físicas e espirituais para perdoar os pecados, mas tão somente, um coração arrependido. At 3:19
- Jesus, um dia disse “Eu e o Pai somos um”.A imagem de um pai perfeito, amoroso, misericordioso, valorizador e perdoador, encontram-se na pessoa de Jesus.
- Nossos pais muitas vezes não correspondem aos nossos desejos interiores e nossas carências afetivas. Muitos filhos, talvez nunca receberam de seus pais uma palavra de amor, afeto e valorização.
- Saiba portanto, que Deus te ama, tem misericórdia de ti, te valoriza e te perdoa. Ele só quer o teu bem, tua prosperidade e sucesso.
- Hoje Deus te convida a experimentar o seu amor. Peça para Ele entrar em teu coração e te dar o carinho e amor que necessitas.


Pr. Francisco Nascimento

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem