Texto: Atos 9:10-19


Introdução: Dá-se muita ênfase a Paulo, mas fala-se muito pouco em Ananias, o qual, no entanto, foi fundamental na vida daquele Apóstolo. Seu trabalho silencioso é dos mais significativos. Vejamos por quais razões:


1 – Um homem capaz de responder positivamente a Deus (v.10).
Responder a Deus é tão importante quanto ouvi-lo. Muitos ouvem, porém, poucos obedecem.


2 – Um homem capaz de ouvir a Deus nos detalhes (v. 11-13).
É tão difícil termos paciência e a fé de que Deus nos guiará nos detalhes da nossa missão, vida e profissão, levando-nos à sua perfeita vontade.
Precisamos de transformação na nossa maneira de pensar (Rm 12.2).


3 – Um homem capaz de crer no que Deus quer fazer na vida dos irmãos (v.13-16).
Às vezes temos tanta dificuldade em crer na conversão de certas pessoas, e, mais ainda, na possibilidade de Deus fazer uso delas. Apesar de tudo o que Paulo era. Ananias sabia do poder de Deus para salvá-lo e usá-lo.


4 – Um homem capaz de orar pelos escolhidos para grandes obras (v.17-18).
É maravilhoso ver Deus abençoar outros líderes e ministérios e outros irmãos, sem ficar enciumado. Porque se o ministério ou a célula de meu irmão cresce, crescerá o Reino de Deus do qual faço parte.


Conclusão: Os guerreiros da Visão Celular no Governo dos Doze não são só aqueles que têm a unção da Palavra, os que lutam com os demônios, ou aqueles que tem muitos dons. São também aqueles que ouvem a voz de Deus e respondem ao Seu chamado; aqueles que crêem no poder de Deus na vida das pessoas e daqueles que sabem ver o irmão ser abençoado e o Reino de Deus prosperando.


Curiosidade do texto: Ananias: conforme a tradição, foi bispo em Damasco e morreu como mártir.