Como reaver o que o inimigo levou

Texto: I Samuel 30.1-20


Introdução: Você já perdeu algo de tão precioso que chegou a atirar-se na cama, tombar no chão, ou mergulhar o rosto nas mãos chorando até secar as lágrimas? Se você perdeu um ente querido, um sonho acariciado, sua reputação, seu casamento, ou qualquer outra coisa muito querida, saberá o que é doer por dentro, sentir-se deprimido e desesperançado. Para onde quer que você volte, vê as coisas agradáveis sorrindo na vida dos outros, enquanto na sua a desgraça zomba: “Você perdeu! Você perdeu!”


Tudo na Bíblia foi escrito também para nosso exemplo (I Co 10.11). Davi, o homem que Deus amava, soube o que era perder todos os seus entes queridos e tudo o que possuía. Não porque merecesse, ou porque tivesse feito algo mau, e sim, porque um inimigo implacável atacou sua casa enquanto ele e seus homens estavam ausentes na frente da batalha. Nas reações de Davi, a sua inesperada tragédia, descobrimos em I Sm 30.1-20, quatro maneiras sobrenaturais de recuperar tudo o que Satanás arrebatou.


I – Identifique o inimigo (I Sm 30.6)
A. Nosso inimigo nunca é de carne e osso (Ef 6.12).
B. Davi descobriu que seus adversários eram os amalequitas – implacáveis inimigos do povo de Deus.
C. Jo. 10.10; Lc 1.74-75.


II – Fortaleça-se no Senhor (I Sm 30.6b)
A. Imagine o abismo de desolação de Davi. Perdera a família, o amor e a lealdade dos amigos, mas sabia o que fazer: “Davi se reanimou no Senhor”.
B. Não cometa o erro de buscar forças em si mesmo. Frases positivas diante do espelho não adiantam. Você precisa lembrar a si mesmo a bondade, o amor e o poder de Deus. Precisa focalizar os sentimentos em Suas promessas.


III – Leve suas perguntas a Deus e receba d’Ele as respostas (I Sm 30.8)
A. Depois de perder tudo, Davi podia ter-se tornado amargo e dito: “Nunca mais servirei a Deus”. Tais sentimentos dominam, às vezes, os crentes que, tendo visto algo desencorajador na vida de um irmão, na célula, na Igreja, na família, dizem: “Nunca mais voltarei aqui, vou acabar com tudo”.
B. Leve suas perguntas a Deus, pois Ele sabe tudo a respeito da situação que você desconhece.


IV – Persiga o inimigo e lute até vencer
- A luta era demasiada para um só homem.
- Davi compreendeu a importância de entrar em acordo com outros que se comprometeram a lutar ombro a ombro com ele contra o inimigo (I Sm 30.9-16).
- O resultado final (I Sm 30.18-19) – “Tudo Davi tornou a trazer”.
- A batalha contra os amalequitas não foi a “última” que Davi precisou combater. Muitas outras vieram. – Não julgue que se vencer uma batalha estará livre de novas lutas.


Conclusão: É da natureza do inimigo roubar, matar e destruir, e ele está decidido a fazer todo o possível para derrotá-lo. Mas se você vencer uma batalha, poderá vencer a seguinte, a seguinte e a seguinte... Quando o inimigo se introduzir insidiosamente e o roubar, não é errado sentar-se por algum tempo para chorar; mas, depois de chorar até esgotar suas lágrimas, faça o que Davi fez, dependa de Jesus em todas as situações. Faça uma aliança com Ele e torne-se um vencedor.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!