Resultados da Busca Genuína

Texto: II Crônicas 20:13-17

Introdução

A. Houve busca genuína por parte de Josafá e do povo – relembrar os versos 3-13.

B. O que é busca genuína? Ver Jeremias 29.13; Salmo 51.17; 2 Cr 7.14

C. Até as crianças buscaram! Precisamos ensinar nossos filhos a buscarem a Deus. Principalmente quando e enquanto são pequenos não podemos deixá-los decidir se querem ou não estar na igreja. É nossa responsabilidade trazê-los e ensiná-los.

D. O que acontece quando há busca genuína?

E. Não só nos momentos de aperto, devemos empreender uma busca genuína de Deus.

F. O texto nos mostra alguns resultados da busca genuína.

I. Quando há busca genuína, o Espírito Santo sempre vem. V. 14

A. Que coisa gloriosa quando o Espírito Santo vem!

B. O que acontece quando o Espírito Santo vem? Os corações endurecidos são quebrantados; há arrependimento verdadeiro; as pessoas são convertidas e não apenas convencidas; há mudança de vida; há vida com Deus; há sede por oração, santificação, conhecimento e prática da Palavra; as pessoas passam a viver uma vida cristã autêntica; há testemunho ousado do poder transformador de Cristo; há amor, respeito, consideração, honra; há reverência para com as coisas de Deus; há renovação; há distribuição de dons espirituais.

C. Ver Ezequiel 37.9; Lucas 11.13

II. Quando há busca genuína, Deus nos conforta. V. 15, 17

A. Deus nos conforta: “Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão…” (v. 15); “Não temais, nem vos assusteis… o SENHOR é convosco” (v. 17).

B. Deus nos conforta e está conosco – ver Isaias 43.2; Mateus 28.20

III. Quando há busca genuína, Deus assume as nossas pelejas. v. 15, 17

A. Deus assume as nossas guerras: “… a peleja não é vossa, mas de Deus…” (v. 15); “Neste encontro não tereis de pelejar…” (v. 17).

B. Deus luta as nossas guerras – ver Rm 8.31; Ex 14.14 (travessia do Mar Vermelho)

C. Se você está em luta e sua causa é justa fique tranquilo; Deus está com você lhe confortando e assume como dEle a sua causa!

IV. Quando há busca genuína, Deus nos dá toda a estratégia para a vitória. V. 16, 17

A. Revela-nos o tempo da vitória: “… amanhã…” (v. 16); “… amanhã…” (v. 17). Não é no nosso tempo, é no tempo de Deus; não se precipite; as coisas fora do tempo de Deus deixam de ser benção!

B. Revela-nos as estratégias do inimigo (v. 16). Na Sua Palavra, Deus nos ensina todas as estratégias que o nosso inimigo usa: intimidação; distorce a Palavra de Deus; usa pessoas para nos atingir. Se conhecermos bem a Palavra, conheceremos as estratégias do inimigo e as armas das quais dispomos para derrotá-lo!

C. Revela-nos qual deve ser nossa postura (v. 17). As posturas a seguir parecem ser contraditórias:

1. Tomar posição: vida com Deus, oração, meditação na Palavra, congregar, fechar as “brechas”, se alinhar, não dar ocasião à carne e ao diabo, viver em santidade.

2. Ficar parados e ver o livramento: deixar Deus agir, não querer agir no lugar de Deus, não querer “tomar a frente de Deus”. Ver Salmo 46.10.

 

Conclusão: Você está buscando a Deus de forma genuína? Está verdadeiramente contrito? Quebrantado? Demonstra não só no discurso, mas na prática que depende de Deus? Ler 2 Cr 7.14

 

Pr. Ronaldo Guedes Beserra

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!