A tríplice tentação de Jesus

Texto: Mateus 4:1-11

1) Tentação no plano físico:

Jesus prepara-se para missão salvadora. O Espírito O conduz ao deserto, para jejum, abstinência e comunhão com o Pai. Pelo jejum, a fome foi despertada, quando vem o seu arquiinimigo satanás tentá-lo, sugerindo-lhe transformar pedras em pão.
a) Tentação do pão: (v.3) - Esta tentação marca a humana preocupação com o que comer. Por isso os homens cometem injustiças, matam e morrem. É a guerra pela sobrevivência e supremacia, por espaço e pão. Devemos resistir a esse grande mal. (Tg 4:1-10; Lc 10:38-42; Mt 6:25-34).
b) Como Jesus venceu a primeira tentação: venceu com a Palavra de Deus (v.4). A Palavra de Deus é o grande meio de resistir e vencer as investidas do tentador (1Pe 5:6-9).

2) Tentação no plano emocional da vaidade:

Satanás citando a Palavra de Deus sugere que Jesus faça um grande sinal, para aparecer (v.5,6).
a) Tentação dos milagres e emocionalismo. Muitos vão por este caminho irreal e caem (Jo 4:45-48; Mt 12:38-42).
b) Como Jesus venceu a segunda tentação: venceu com a Palavra de Deus (v.7). A Palavra de Deus usada sob jejum, oração e comunhão com o Pai e o Espírito.

3) Tentação no plano das mentiras e aquisições:

Mentindo satanás oferece o que não é seu (Sl 24:1, Sl 115:15-16).
a) Tentação de posses e glórias do mundo: Muitos caem por esse caminho (Lc 12:13-21).
b) Como Jesus venceu a terceira tentação: Venceu com a Palavra e o Poder de Deus (v.9-11).


Conclusão: Jesus Cristo é o modelo de vitória nas tentações. Aprendamos com Ele a vencer, vivendo na Palavra e no poder de Deus.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!