Impedidos de reconhecer o Cristo ressurreto

Texto: Lucas 24:16


Introdução: Sempre o Senhor Jesus está conosco, como disse em sua Palavra, porém, por nossas dificuldades não conseguimos reconhece-lo em nossos caminhos ao longo da vida.

1 – Não o reconhecemos pelas lagrimas do desespero:

João 20:15 – “Perguntou-lhe Jesus: Mulher porque choras? A quem procuras? Ela supondo ser Ele o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tirastes, diz onde o puseste, e eu o levarei! Disse-lhe Jesus: Maria! Ela voltando-se lhe disse em hebraico: Raboni (que quer dizer: mestre)”.
Sl. 46:10-11 diz: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra. O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio”.

2 – Pela ignorância das Escrituras:

Lucas 24:25-27 – “E Ele lhes disse: Ó néscios e tardios de coração para crer em tudo que os profetas disseram! Porventura, não convinha que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moises e por todos os Profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras”.
João 5:39 diz: Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam “.

3 – Pelo temor a escuridão e ao homem:

João 20:19-20 – “ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos, com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: paz seja convosco. E dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegrando-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor”.
Mateus 10:28 diz: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo”.
Examine I João 4:18.

4 – Pela dúvida:

João 20:25-29 – “Disseram-lhe, então, os outros discípulos! Vimos o Senhor, mas ele respondeu: se eu não vir nas mãos os sinais dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei”.
João 14:1,6 diz: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

5 – Pela distância:

João 21:4-7 – “Mas ao clarear da madrugada, estava Jesus na praia; todavia os discípulos não reconheceram que era Ele”.
Tiago 4:8 diz: “Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós”.
Isaias 55:6 afirma: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”.

6 – Pelo ódio e cegueira:

Atos 9:3-7 – “Seguindo ele estrada afora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor. E, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, porque me persegues? Ele perguntou: quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu Sou Jesus, a quem tu persegues”.
Examine Atos 9:10-17.


Conclusão: Ao longo da história humana temos visto que o homem continua aprofundando cada vez mais em sua humanidade (carnalidade) e tem se afastado de Deus e perecido em seus próprios caminhos. Porem, hoje você tem a oportunidade de reconhecer a Jesus como o seu Salvador e receber graciosamente a Salvação Eterna.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!