O Poder da Esperança

Texto bíblico: Romanos 5:1-5

Introdução

Sempre que começamos uma nova tarefa ou uma nova etapa temos expectativas quanto a um desfecho positivo, às vezes as circunstâncias complicam a esperança de sucesso em nossas metas ou projetos. É triste ver tanta gente festejar e sonhar com um ano novo cheio de vitorias na passagem do ano e de repente já no fim de janeiro amargar desesperança. Infelizmente é isto que tem acontecido com muita gente à nossa volta. Nesta semana vamos estudar um texto bíblico maravilhosos que fala do tema esperança e revela algo poderoso, isto é , a esperança divina é poderosa e pode mudar nossa perspectiva de vida e exercer uma influencia tremenda em todas as áreas da vida.
Paulo o apostolo revela o poder da esperança de forma a nos conduzir a uma vida vitoriosa. Vejamos:

I. A ESPERANÇA NOS LEVA A VENCER AS TRIBULAÇÕES E OBSTÁCULOS DA VIDA

Rm 5.3-5 "... Gloriemo-nos nas Tribulações, sabendo que a Tribulação produz a Perseverança, e a Perseverança a Experiência, e a Experiência a Esperança. E a esperança Não desaponta..."!
Devemos enfrentar as nossas "Tribulações" pois todos nós temos as nossas tribulações...
Rm 12.12 - "Sede pacientes na Tribulação"! A esperança nos faz pacientes
Rm 12.12 - "Perseverai na Oração"! A esperança nos faz orar
Ef 2.12 - "estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo". O cristão recebe como presente de Deus a maravilhosa graça de fazer parte de uma nova realidade e por isso, agora com Cristo pertence a comunidade de Cristo Jesus que o tirou do reino das trevas e da derrota e o trouxe para a comunidade dos vencedores.
Geralmente enfrentamos as nossas "Tribulações" com Murmuração, Reclamação, Culpando os outros e até Deus... Mas a Bíblia nos manda enfrentar as Tribulações com Paciência, Perseverança em Oração, Esperança e dando glória a Deus!

II. A ESPERANÇA NOS LEVA A UM FUTURO MELHOR v.2b

“pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.”Rm 8.24 - "Porque Na Esperança fomos salvos"!
Qual é o Futuro de um Crente Fiel a Jesus? Salvação! Vitória nas lutas! Rm 8.28 - "Porque todas as coisas concorrem para o bem..."; Rm 8.31 - "Que diremos pois a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?"; Rm 8.37 -
"Mas em Todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou"!
Quais são os Propósito e o Futuro que Deus tem reservado para aqueles que crêem nEle? Jr 29.11 - "Pois eu bem sei os Planos que estou projetando para vós, diz o Senhor. Planos de Paz/Prosperidade e não de mal, para vos dar um Futuro e uma Esperança"!
Em Oséias 2.14-15 o Senhor revela que problemas podem abrir a porta da esperança de uma futuro melhor "... e o Vale de Acor por "Porta da Esperança"! O que nos lembra "Vale de Acor"? Jos 7.26 - Vale de Acor, onde Deus julgou Acã e resolveu "um problema". ACOR = Problema. Deus transforma nossos "problemas" em "Esperança de um Futuro Melhor"! - Devemos enfrentar os nossos Problemas com esperança, vendo neles uma Oportunidade, uma Porta de Esperança que se abre para um futuro melhor...!!!

III. A ESPERANÇA NOS LEVA A CONQUISTAR AS PROMESSAS DE DEUS Rm 4:17-18

"... Deus que vivifica os mortos, Chama as Coisas que não São, como se Já Fossem. O qual em Esperança, creu contra a Esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência"!
Deus disse que "havia esperança até para uma árvore cortada": Jó 14:7 - "Porque há esperança para a árvore, pois mesmo cortada ainda se renovará e não cessarão os seus rebentos"!
Deus disse que havia esperança até "para um vale de ossos secos": Ez 37:11 - "... Eis que dizem: os nossos ossos se secaram e pereceu a nossa esperança, estamos de todo exterminados. Portanto, profetiza... Assim diz o Senhor: Eis que abrirei a vossa sepultura e vos farei sair dela, ó povo meu..."!
Deus disse que havia esperança até para o Pobre e Necessitado: Sl 9:18 - "Pois o necessitado não será esquecido para sempre, nem a Esperança dos Pobres será frustrada perpetuamente"; (Jó 5:15).
Deus disse que há Esperança para os que Choram: Jer 31:16-17 - "Assim diz o Senhor: Reprime a tua voz de choro e as lágrimas de teus olhos, porque há recompensa para as tuas obras, diz o Senhor, pois os teus filhos voltarão da terra do inimigo. Há Esperança para o teu Futuro, diz o Senhor, porque os teus filhos voltarão para os seus territórios"!
3.5 - Deus disse que havia Esperança até para quem foi Infiel Esdras 10:2
“Então, Secanias, filho de Jeiel, um dos filhos de Elão, tomou a palavra e disse a Esdras: Nós temos transgredido contra o nosso Deus, casando com mulheres estrangeiras, dos povos de outras terras, mas, no tocante a isto, ainda há esperança para Israel.”
Esdras ora, chora e confessa prostrado... "... mas ainda há esperança para Israel")!Tem muita gente que acha que porque pecou ou errou feio na vida, não adianta mais buscar a Deus por pensar não haver mais esperança, mas a revelação bíblica nos mostra que Deus perdoa o pecador errante e dá uma nova oportunidade de experimentar a benção e as promessas Dele.

CONCLUSÃO:

Dizem que "enquanto há vida, há esperança". Isso veio de Eclesiastes 9:4 "Para aquele que está entre os vivos, há esperança". Você está vivo? - Então ainda há esperança...!!!
Devemos esquecer as coisas ruins, as experiências ruins da vida... pois essas coisas, essas lembranças contaminam a nossa Alma, nos entristecendo, nos fazendo sofrer e roubando a nossa Esperança. Só devemos nos lembrar de coisas boas. vejam estes textos "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança" (Lm 3:18-21)!
Sl 39:6-7 "Com efeito, passa o homem como uma sombra; em vão se inquieta; amontoa tesouros e não sabe quem os levará. E eu, Senhor, o que espero? Tu és a minha Esperança"!
"Voltai à fortaleza, ó Presos de Esperança... Hoje te anuncio que te recompensarei em Dobro; "hoje vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro"
(Zc 9:12)

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Pr Roberto Braz do Nascimento

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!