O Poder da Esperança

Texto bíblico: Romanos 5:1-5

Introdução: Sempre que começamos uma nova tarefa ou uma nova etapa temos expectativas quanto a um desfecho positivo, às vezes as circunstâncias complicam a esperança de sucesso em nossas metas ou projetos. É triste ver tanta gente festejar e sonhar com um ano novo cheio de vitorias na passagem do ano e de repente já no fim de janeiro amargar desesperança. Infelizmente é isto que tem acontecido com muita gente à nossa volta. Nesta semana vamos estudar um texto bíblico maravilhosos que fala do tema esperança e revela algo poderoso, isto é , a esperança divina é poderosa e pode mudar nossa perspectiva de vida e exercer uma influencia tremenda em todas as áreas da vida. 

Paulo o apostolo revela o poder da esperança de forma a nos conduzir a uma vida vitoriosa. Vejamos:

I. A ESPERANÇA NOS LEVA A VENCER AS TRIBULAÇÕES E OBSTÁCULOS DA VIDA

Rm 5.3-5 "... Gloriemo-nos nas Tribulações, sabendo que a Tribulação produz a Perseverança, e a Perseverança a Experiência, e a Experiência a Esperança. E a esperança Não desaponta..."! 

Devemos enfrentar as nossas "Tribulações" pois todos nós temos as nossas tribulações...
 
Rm 12.12 - "Sede pacientes na Tribulação"! A esperança nos faz pacientes
Rm 12.12 - "Perseverai na Oração"! A esperança nos faz orar
Ef 2.12 - "estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo". O cristão recebe como presente de Deus a maravilhosa graça de fazer parte de uma nova realidade e por isso, agora com Cristo pertence a comunidade de Cristo Jesus que o tirou do reino das trevas e da derrota e o trouxe para a comunidade dos vencedores.
 
Geralmente enfrentamos as nossas "Tribulações" com Murmuração, Reclamação, Culpando os outros e até Deus... Mas a Bíblia nos manda enfrentar as Tribulações com Paciência, Perseverança em Oração, Esperança e dando glória a Deus!

II. A ESPERANÇA NOS LEVA A UM FUTURO MELHOR v.2b

“pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.”Rm 8.24 - "Porque Na Esperança fomos salvos"!
Qual é o Futuro de um Crente Fiel a Jesus? Salvação! Vitória nas lutas! Rm 8.28 - "Porque todas as coisas concorrem para o bem..."; Rm 8.31 - "Que diremos pois a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?"; Rm 8.37 -
"Mas em Todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou"!
Quais são os Propósito e o Futuro que Deus tem reservado para aqueles que crêem nEle? Jr 29.11 - "Pois eu bem sei os Planos que estou projetando para vós, diz o Senhor. Planos de Paz/Prosperidade e não de mal, para vos dar um Futuro e uma Esperança"!
 
Em Oséias 2.14-15 o Senhor revela que problemas podem abrir a porta da esperança de uma futuro melhor "... e o Vale de Acor por "Porta da Esperança"! O que nos lembra "Vale de Acor"? Jos 7.26 - Vale de Acor, onde Deus julgou Acã e resolveu "um problema". ACOR = Problema. Deus transforma nossos "problemas" em "Esperança de um Futuro Melhor"! - Devemos enfrentar os nossos Problemas com esperança, vendo neles uma Oportunidade, uma Porta de Esperança que se abre para um futuro melhor...!!!

III. A ESPERANÇA NOS LEVA A CONQUISTAR AS PROMESSAS DE DEUS Rm 4:17-18

"... Deus que vivifica os mortos, Chama as Coisas que não São, como se Já Fossem. O qual em Esperança, creu contra a Esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência"!
 
Deus disse que "havia esperança até para uma árvore cortada": Jó 14:7 - "Porque há esperança para a árvore, pois mesmo cortada ainda se renovará e não cessarão os seus rebentos"!
 
Deus disse que havia esperança até "para um vale de ossos secos": Ez 37:11 - "... Eis que dizem: os nossos ossos se secaram e pereceu a nossa esperança, estamos de todo exterminados. Portanto, profetiza... Assim diz o Senhor: Eis que abrirei a vossa sepultura e vos farei sair dela, ó povo meu..."!
Deus disse que havia esperança até para o Pobre e Necessitado: Sl 9:18 - "Pois o necessitado não será esquecido para sempre, nem a Esperança dos Pobres será frustrada perpetuamente"; (Jó 5:15).
 
Deus disse que há Esperança para os que Choram: Jer 31:16-17 - "Assim diz o Senhor: Reprime a tua voz de choro e as lágrimas de teus olhos, porque há recompensa para as tuas obras, diz o Senhor, pois os teus filhos voltarão da terra do inimigo. Há Esperança para o teu Futuro, diz o Senhor, porque os teus filhos voltarão para os seus territórios"!
 
3.5 - Deus disse que havia Esperança até para quem foi Infiel. Esdras 10:2
 
“Então, Secanias, filho de Jeiel, um dos filhos de Elão, tomou a palavra e disse a Esdras: Nós temos transgredido contra o nosso Deus, casando com mulheres estrangeiras, dos povos de outras terras, mas, no tocante a isto, ainda há esperança para Israel.”
 
Esdras ora, chora e confessa prostrado... "... mas ainda há esperança para Israel")!Tem muita gente que acha que porque pecou ou errou feio na vida, não adianta mais buscar a Deus por pensar não haver mais esperança, mas a revelação bíblica nos mostra que Deus perdoa o pecador errante e dá uma nova oportunidade de experimentar a benção e as promessas Dele.

CONCLUSÃO:

Dizem que "enquanto há vida, há esperança". Isso veio de Eclesiastes 9:4 "Para aquele que está entre os vivos, há esperança". Você está vivo? - Então ainda há esperança...!!!
 
Devemos esquecer as coisas ruins, as experiências ruins da vida... pois essas coisas, essas lembranças contaminam a nossa Alma, nos entristecendo, nos fazendo sofrer e roubando a nossa Esperança. Só devemos nos lembrar de coisas boas. vejam estes textos "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança" (Lm 3:18-21)!
 
Sl 39:6-7 "Com efeito, passa o homem como uma sombra; em vão se inquieta; amontoa tesouros e não sabe quem os levará. E eu, Senhor, o que espero? Tu és a minha Esperança"!
"Voltai à fortaleza, ó Presos de Esperança... Hoje te anuncio que te recompensarei em Dobro; "hoje vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro"
(Zc 9:12)

Pr Roberto Braz do Nascimento
Postagem Anterior Próxima Postagem