O líder visionário

Textos: Gn.13:11-18 / Hc.2:2-4; Jz.4:4-5; I Sm.1:17.

- O visionário é aquele que possuí a rara habilidade de aliar a visão à competência.

- Ele não enxerga apenas o presente:enxerga também o futuro.

- É capaz de prever tendências e de antecipar mudanças, em vez de ser simplesmente atropelado por elas.

- O visionário é todo aquele que é vocacionado, abraçado e fortalecido por Deus para o propósito que o Senhor determinou para ele. Dessa maneira, será sempre encorajado nos tempos de crise.

- Quando se é visionário, é possível se levantar acima das circunstâncias e até mesmo se alegrar nelas, através da visão direcionada por Deus que está sobre todas as coisas.

- O visionário não nega seus problemas nem os trata brandamente; ele encontra o Deus capaz no meio dos seus problemas.

- Exemplos de homens e mulheres de Deus que foram visionários, segundo a Bíblia:

1. Abraão

- Mesmo quando ainda era Abrão, tinha o coração e visão direcionados aos propósitos de Deus, pois não escolheu a direção segundo a sua ótica, como fez seu sobrinho Ló.

- Abrão habitou em Canaã e, de lá recebeu o comando de Deus, que disse: “Levanta os teus olhos e olha desde o lugar onde estas. Para a banda do norte, sul, oriente e ocidente”(Gn.13:11-18).

- Somente um visionário recebe de Deus a conquista dos quatro cantos da terra.

- Porque uma pessoa que tem fé é alguém que confia e em quem se pode confiar. O justo viverá pela fé, e se retroceder, o Senhor não tem prazer nele (Hb 10:38).

2. Débora

- Mulher profetiza e juíza em Israel, foi levantada por Deus com habilidades de liderança por ser uma mulher visionária que tinha um ofício reconhecido, que incluía tomada de decisões a respeito das questões do povo (Jz.4:4-5).

3. Ana

- Foi mulher visionária na conquista do propósito mediante a fidelidade de um Deus que não falha, que lhe deu sete filhos após a entrega do seu filho prometido, Samuel, e veio a ser profetisa na casa do Senhor (I Sm 1 e 2).

4. Habacuque

- Era um homem que confiava em Deus, mas estava perplexo diante da vida, por essa razão era um profeta questionador. Resolveu buscar a Deus para saber que resposta ele teria da sua queixa.

- Ele era um profeta visionário, portanto recebeu do Senhor a Visão do tempo do fim, onde o Senhor lhe instruiu a escrever a visão de tal forma que pudesse ler até quem passasse correndo, e que o cumprimento seria no tempo determinado, mas se apressava para o fim (Hc.2:1-4).

- O profeta torna a buscar a Deus e a clamar dizendo: Tenho ouvido, oh, Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, oh, Senhor, no decorrer dos anos, e no decurso dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da tua misericórdia(Hc.3:2).

- O profeta se satisfez em saber que os caminhos de Deus, embora não totalmente compreensíveis, são os melhores.

- Ele foi um profeta justiceiro, mas a nossa própria justiça não nos leva a lugar nenhum, se não formos direcionados na justiça de Deus através de Jesus.

5. Jesus

- O maior visionário na história da Igreja. Nele se cumpre a revelação do profeta Habacuque (Hc.2:1-4).

- A Igreja primitiva, instituída na pessoa de Jesus, foi o modelo deixado para ser seguido.

- Havia culto no templo, bem como reuniões de casa em casa; no discipulado havia temor; o ministério quíntuplo era visível. Através do governo dos 12, o Senhor dia a dia acrescentava o número dos que iam sendo salvos. (At.2:42-47).
- Na Igreja primitiva foram dadas, através de Jesus, duas ordens imperativas: “Ide, portanto, e pregai o Evangelho” (Mc.16:15) e “ide, portanto, e fazei discípulos” (Mt.28:18-20).
- A perseguição à Igreja veio fortalecer o caráter dos fiéis.

- O apóstolo Paulo foi um dos maiores exemplos de homem visionário porque não temeu o que tinha de padecer por amor a Jesus.

- Ele aprendeu a viver contente com toda e qualquer circunstância, a ponto de dizer: “em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contando que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus” (At 20:24).
- Durante dois mil anos o diabo tentou suplantar o corpo de Cristo e muitos líderes visionários deixaram-se levar pela “sintologia” (“eu sinto que...”), “achologia” (“eu acho que...”) e tantas outras “gias” (leia Fp 3:4-8).

- De maneira muito sutil, o espírito de engano foi roubando a graça de Deus, que em Cristo nos conduz em triunfo e por meio de nós manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento (II Co 2:14-16).

- Jesus nos deu autoridade (isto é, governo) para fazermos as obras que ele fez e até maiores (Jo14:2).
- Em pleno século XXI, o Espírito do Senhor, através da visão celular no governo dos doze, traz o resgate da Igreja Primitiva.

- Como? Através dos cultos no templo e das reuniões de célula nos lares com o objetivo de que cada casa seja uma igreja e cada membro seja um líder e discípulo-ovelha, sendo tratável no caráter através do discipulado onde aprendemos a guardar tudo que o Senhor tem nos ensinado.

- Por muitos anos o corpo de Cristo evangelizou, mas esqueceu de cumprir a ordem de Jesus em Mateus 28:18-20.

- Por falta do discipulado, havia nas igrejas muitos líderes sem caráter e unção sem caráter é uma catástrofe, porque “a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória”.

- Diante de tudo isto, o que mais me alegra no Senhor é a maneira como Ele usa as circunstâncias para execução dos seus propósitos. E tudo Ele faz formoso a seu tempo (Ec 3:11).
- Hoje estamos vivendo o melhor tempo da Igreja, onde cada membro do corpo tem o compromisso de ser e fazer discípulo, e o mundo verá que somos verdadeiramente discípulos de Cristo Jesus.

- Assim como a tecnologia avançada, Deus é um Deus contemporâneo. Se o seu celular leva a mensagem aonde você estiver, tendo uma central, assim também é a Visão Celular no Governo dos 12: através das células a mensagem de Cristo é levada aonde você estiver, e todas elas têm a central, que é o templo.

- O templo é onde, de forma coletiva, celebramos o nome do Senhor, que se faz maravilhoso para conosco ao nos tratar na conquista diária, para ganharmos outros, à proporção que somos conquistados por Ele, através do discipulado, à medida que somos transparentes para com Deus, conosco mesmos e com nosso discipulador.
- Os olhos do Senhor, desde o passado até hoje, continuam procurando os fiéis da terra para que habitem com Ele, e o que anda em retos caminhos, esse o servirá (Sl 101:6).

- Dentro dessa realidade, o Senhor tem encontrado homens e mulheres fiéis, que andam em retos caminhos, os quais decidiram ser visionários na escolha que Deus fez de cada um deles.
- Exemplos de homens e mulheres visionários do século XXI na Visão Celular no Governo dos 12:

• Pr. David Yonggi Cho (Coréia do Sul)
• Rv. Benny Hinn (Estados Unidos)
• Pr. César Castellanos (Colômbia)
• Prª Claudia Castellanos (Colômbia)
• Apóstolo Renê de Araújo Terra Nova (Brasil)
• Apóstola Ana Marita Terra Nova (Brasil)
• Apóstolo Sinomar e esposa (Brasil)
• Apóstola Valnice Milhomens (Brasil)

- Por não poder mencionar o nome de todos os que Deus escolheu e ainda está escolhendo, lembre-se que eu, você e outros estamos todos dentro do propósito da escolha de Deus para sermos guerreiros como soldados da última hora.

- Pois, a Visão Celular é a ferramenta de Deus para o tempo do fim. É só dizer: Pai, conta comigo! Tão somente a tua graça me basta (leia II Tm 2:1-5).
- Amados, vamos prosseguir para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus que está em Cristo Jesus. Não desfaleçam porque a vossa obra tem recompensa (IICr 15:7 e I Co15:58).

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!