Os sinais de uma igreja fiel

Amados, o primeiro capítulo da carta do apóstolo Paulo a igreja de Tessalônica, revela os sinais de uma igreja fiel, que demonstra através da sua postura cristã, que é eleita de Deus. Vejamos:

TEM UMA REFERÊNCIA SADIA DE CONDUTA CRISTÃ.

“Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor,...” (1:6a). A igreja de Tessalônica vivenciava com seriedade o discipulado e teve duas referências de conduta cristã: Paulo, imitador de Cristo que se tornou um exemplo a ser seguido; e, Jesus o exemplo supremo que a igreja deve imitar. A expressão “imitadores” significa alguém que imita outra pessoa para seguir seu exemplo e ensino. O mundo precisa ver Deus na igreja. A igreja de Tessalônica não abraçou apenas informação, mas transformação.

RECEBE A MENSAGEM DIVINA COM ALEGRIA ESPIRITUAL NAS TRIBULAÇÕES.

“... tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo,” (1:6b). A igreja de Tessalônica recebeu a Palavra de Deus sob tribulação, aflição. O êxito da pregação de Paulo despertou a inveja e a inimizade dos judeus (At. 17:5-9). Paulo, Jasom e outros convertidos, foram acusados perante as autoridades da cidade de perturbação da ordem pública e agitação. Mas a despeito das tribulações, a igreja possuía alegria espiritual produzida pelo Espírito Santo. Lembrando que Deus não promete uma viagem fácil, mas uma chegada segura, não promete ausência de lutas, mas vitória garantida.

É MODELO DE CRISTIANISMO GENUÍNO.

“de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.” (1:7). Modelo significa um exemplo a ser seguido. A igreja de Tessalônica primeiro imita, para depois, se tornar um exemplo para todos os crentes da região Macedônica que incluía as igrejas de Filipos, Beréia, Neápolis entre outras. A igreja amadureceu. Passou a imprimir nos outros a sua ética, teologia e vida. Alguns não têm vergonha do Evangelho, mas o envergonham. A igreja precisa ser exemplo para as pessoas, um referencial de vida que honra o Evangelho e glorifica a Deus. Amém.

Rev. Jan Marke

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem