Os sinais de uma igreja fiel

Amados, o primeiro capítulo da carta do apóstolo Paulo a igreja de Tessalônica, revela os sinais de uma igreja fiel, que demonstra através da sua postura cristã, que é eleita de Deus. Vejamos:

TEM UMA REFERÊNCIA SADIA DE CONDUTA CRISTÃ.

“Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor,...” (1:6a). A igreja de Tessalônica vivenciava com seriedade o discipulado e teve duas referências de conduta cristã: Paulo, imitador de Cristo que se tornou um exemplo a ser seguido; e, Jesus o exemplo supremo que a igreja deve imitar. A expressão “imitadores” significa alguém que imita outra pessoa para seguir seu exemplo e ensino. O mundo precisa ver Deus na igreja. A igreja de Tessalônica não abraçou apenas informação, mas transformação.

RECEBE A MENSAGEM DIVINA COM ALEGRIA ESPIRITUAL NAS TRIBULAÇÕES.

“... tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo,” (1:6b). A igreja de Tessalônica recebeu a Palavra de Deus sob tribulação, aflição. O êxito da pregação de Paulo despertou a inveja e a inimizade dos judeus (At. 17:5-9). Paulo, Jasom e outros convertidos, foram acusados perante as autoridades da cidade de perturbação da ordem pública e agitação. Mas a despeito das tribulações, a igreja possuía alegria espiritual produzida pelo Espírito Santo. Lembrando que Deus não promete uma viagem fácil, mas uma chegada segura, não promete ausência de lutas, mas vitória garantida.

É MODELO DE CRISTIANISMO GENUÍNO.

“de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.” (1:7). Modelo significa um exemplo a ser seguido. A igreja de Tessalônica primeiro imita, para depois, se tornar um exemplo para todos os crentes da região Macedônica que incluía as igrejas de Filipos, Beréia, Neápolis entre outras. A igreja amadureceu. Passou a imprimir nos outros a sua ética, teologia e vida. Alguns não têm vergonha do Evangelho, mas o envergonham. A igreja precisa ser exemplo para as pessoas, um referencial de vida que honra o Evangelho e glorifica a Deus. Amém.

Rev. Jan Marke

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!