Não Temas!

Texto Base: 1 Reis 19:1-4

Satanás sabe explorar nossas fraquezas no sentido de enfraquecer-nos, desanimar-nos, fazendo-nos fracassar e abdicar da vida cristã. Isto ele consegue através do Medo.

1. O Medo Paralisa o Nosso Potencial. (v.4)

Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; Toma agora, ó Senhor, minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.
• O Medo nos priva de nosso potencial. Faz-nos menores do que realmente somos. Randall B. Hamrock.
(Mateus 25.24-25)
“Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento aqui tens o que é teu”.
Nossas duvidas são traidoras e nos fazem perder aquilo que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar. William Shakespeare.

2. O Medo destrói nossos Sonhos. (v.3)

Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou seu moço.
• Nada acontece até que haja um sonho. (Números 13.30) “Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse! Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela”.

3. O Medo embota a nossa visão. (v.8)

Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até o Horebe, o monte de Deus.
• Uma visão correta faz diferença na sua maneira de encarar a vida. (Mateus 6.22-23) “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas”.

Como vencer o medo?

3.1.  Tenha fé no que Deus pode fazer. (v.10,18)
Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas a espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida. v.18 Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.

Conclusão

Não Temas! Deus tem sempre a última Palavra.

 

Jose Manuel Monteiro Junior

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!