Texto: Gênesis 25
Introdução:
Aqui estão algumas orações de crianças. “Aposto que é muito difícil amar todo mundo no mundo inteiro. Há apenas quatro pessoas em nossa família e estou tendo dificuldade em amar todos eles”. Um menino orou: “Talvez Caim e Abel não tivessem se matado se tivessem seus próprios quartos. Foi isso que minha mãe fez por mim e por meu irmão”. Outra criança orou: “Por favor, mande um novo bebê para a mamãe. O bebê que você mandou na semana passada chora demais”. As crianças são tão transparentes.
A verdade é que toda família tem sua cota de problemas genuínos.
Em Gênesis 25, vemos quatro problemas familiares que perturbaram a família de Isaque e Rebeca, com os quais Deus quer que aprendamos.
I. Rebeca Era Estéril (V. 19-21)
A. Rebeca foi estéril por vinte anos.
1. Isaque ansiava por um filho. Provavelmente Rebeca também.
2. Era penoso para uma mulher casada naqueles dias não ter filhos. Sara, a mãe de Isaque, ansiava por um filho até os 90 anos. Tanto Raquel quanto Ana ficaram muito tristes e choraram por causa de sua esterilidade.
3. Deus não nos diz por que Ele negou filhos a Rebeca, mas obviamente tinha um motivo. Deus nos dá filhos. (Salmos 127:3) “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre é o seu galardão”
B. Isaque orou e Deus respondeu.
1. Às vezes não é a vontade de Deus que uma esposa tenha filhos. No caso de Isaque e Rebeca, eles sabiam que Deus havia prometido ao pai Abraão multiplicar sua descendência.
2. Muito pouco se fala sobre a caminhada de Isaque com Deus. Suspeito que ele talvez não tenha sido tão forte espiritualmente como deveria. A família de Rebeca também não tinha líderes espirituais fortes. Talvez Deus estivesse usando esse problema familiar para fazer com que eles se aproximassem Dele.
3. Uma das melhores coisas que um casal pode fazer é passar bons momentos orando juntos. Jeremias escreveu: (Jeremias 29:13) “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração”.
4. Depois que Isaque orou, Deus respondeu à sua oração.
II. Rebeca Teve Uma Gravidez Incomum (V. 22-23)
A. Sua gravidez foi muito inquieta
1. Esta foi sua primeira gravidez, mas ela sabia que havia algo incomum nisso. O bebê era muito ativo.
2. Não havia ultrassonografias naquela época. Ela não tinha ideia de que tinha gêmeos lutando em seu ventre.
3. Ela fez a coisa certa. Ela orou e perguntou ao Senhor sobre isso.
4. Nunca devemos esquecer que o nosso Deus sabe todas as coisas e se preocupa conosco. (Salmos 147:5) “Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; não há limite ao seu entendimento” (Isaías 40:28) “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento”. Deus disse a Jeremias (Jeremias 33:3): “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes”. Quando precisamos de sabedoria ou ajuda, devemos ajoelhar-nos e abrir o coração ao Senhor.
B. A resposta de Deus à oração de Rebeca
1. Evidentemente, o Senhor falou com ela, talvez em sonho ou visão, não sabemos.
2. Observe a resposta de Deus (v. 23). Ela estava grávida de gêmeos. Eles formariam duas nações. Um seria mais forte que o outro. O mais velho serviria ao mais novo.
3. Deus sabia de tudo isso antes de eles nascerem. Deus também sabia que uma das nações O seguiria e a outra nação se oporia a Ele.
III. Isaque e Rebeca Tinham Favoritismo (V. 24-28)
A. Seus gêmeos eram muito diferentes.
1. O primeiro nasceu com muitos pelos ruivos por todo o corpo (v. 25). Assim, deram-lhe o nome de Esaú, que significa “peludo”. O tempo revelaria que Esaú não tinha interesse em Deus. Ele viveu apenas para sua carne.
2. O segundo nasceu com pele normal, mas segurou o calcanhar do irmão ao nascer. Deram-lhe o nome de Jacó, que significa “portador do calcanhar” ou “suplantador”. Um “suplantador” é aquele que ocupa erroneamente o lugar de outro. Embora Jacó fosse um enganador, ele tinha um temor moderado de Deus que se tornou mais evidente à medida que envelhecia.
3. À medida que os meninos cresciam, seus interesses eram tão diferentes quanto suas aparências. Esaú tornou-se um caçador astuto e um homem do campo (v. 27). Jacó era um homem simples que vivia em tendas. A palavra “simples” significa inteiro, completo. Alguém que é maduro e reto como alguém que é inteiro. Refere-se a alguém a quem não falta nada em força física, beleza, etc., mas era uma pessoa comum e quieta. Esta palavra é geralmente usada para retidão moral e integridade. Ele era amável, piedoso e culto. Em vez de vagar pelas colinas como um caçador, Jacó cuidava de ovelhas e outro gado e vivia em uma tenda em vez de dormir sob as estrelas, como seu irmão costumava fazer.
B. Os pais tolamente praticavam favoritismo.
1. Sim, cada um deles tinha um filho favorito.
a. Isaque amava Esaú, seu filho aventureiro que vagava pelos campos e florestas e trazia caça para casa.
b. Rebeca amava Jacó, que ficava perto de casa e cuidava da fazenda da família. Ela pode ter lhe ensinado jardinagem e culinária, mas não temos motivos para pensar que ele era mole ou fraco.
2. Cada criança que nasce é única. Não há duas crianças iguais.
3. Pais, por mais tentador que seja favorecer um filho que combina bem com a sua personalidade, vocês devem resistir à tentação e tratar todos os seus filhos com igual amor. Ajude cada um deles a desenvolver suas próprias personalidades, traços, qualidades e potenciais.
4. Devemos seguir o exemplo de Deus. (Atos 10:34) “Então Pedro abriu a boca e disse: Em verdade percebo que Deus não faz acepção de pessoas”
IV. Os Meninos Eram Egoístas (V. 29-34)
A. Jacó egoisticamente queria o direito de primogenitura
1. A primogenitura conferia ao filho mais velho precedência sobre os seus irmãos (Gn 43:33) e assegurava-lhe uma dupla parte da herança do pai (Dt 21:17).
2. O desejo egoísta pela primogenitura não surgiu de repente na cabeça de Jacó quando seu irmão implorou por uma tigela de sopa. Talvez sua mãe tenha lhe contado o que Deus lhe disse antes de ele nascer (v. 23). Talvez ele tivesse amargura em seu coração porque nasceu momentos depois de seu irmão gêmeo. A ganância pecaminosa e egoísta o estava consumindo. Ele estava pensando há muito tempo em como obter o direito de primogenitura. Esta era a sua chance!
3. O egoísmo é pecaminoso porque Deus nos diz que devemos nos contentar com o que Ele nos dá. (Hebreus 13:5) “Que a vossa conversa seja sem avareza; e contentai-vos com o que tendes; porque ele disse: Nunca te deixarei, nem te desampararei”. A cura para o egoísmo é realmente crer que Deus é tudo de que precisamos.
B. Esaú queria egoisticamente satisfazer sua concupiscência.
1. Ele chegou com fome depois de uma longa viagem de caça. Ele estava com fome, mas não teria morrido se tivesse esperado o suficiente para encontrar um cacho de figos, um cacho de uvas ou uma maçã. No entanto, ele estava egoisticamente disposto a abrir mão de um tesouro inestimável e duradouro para satisfazer seu desejo por algo que não duraria.
2. Meu amigo, o diabo vai tentar você a fazer o mesmo. Ele o tentará a desistir de sua pureza para satisfazer sua luxúria sensual. Ele o tentará a abrir mão de sua reputação honesta para roubar algo que não durará. Ele vai tentá-lo a desistir do seu testemunho piedoso para ganhar o elogio dos outros, o que não durará. Não desista do que não tem preço por uma tigela de sopa! (1 Timóteo 6:6) “Mas a piedade com contentamento é um grande ganho”
Conclusão:
Ao enfrentarmos problemas familiares, devemos aprender com personagens bíblicos como estes. Quando você tiver necessidade – ore como Isaque! Quando você precisar de sabedoria – ore como Rebeca! Quando você se sentir tentado a ter favoritos, escolha amar igualmente. Quando você for tentado a ser egoísta – peça a Deus para ajudá-lo a se contentar com Ele e com Suas provisões.