A Verdade Vos Libertará

A Verdade Vos Libertará

Texto: João 8:25-36

Introdução:

A. Muitas vezes, o versículo 32 é citado e, se não for cuidadoso, pode se tornar um pretexto em vez de um texto. Os versículos 25-31 estabelecem os critérios para conhecer a verdade e ser libertado.

B. O contexto:

1. No versículo 25, os judeus perguntaram: “Quem és tu?”

2. Nos versículos 25-29, o Senhor disse a eles que já havia dito quem Ele era.

3. No versículo 30, muitos creram em Cristo. Esses judeus agora eram judeus salvos.

4. No versículo 31, Jesus falou a esses crentes dizendo que, se eles permanecessem em Sua palavra, seriam Seus discípulos.

5. O contexto nos diz que alguns não crerão em Cristo, mas aqueles que creram deviam permanecer na Palavra de Deus como discípulos (seguidores ou aprendizes).

C. A Verdade sobre a Verdade. Existem dois tipos de verdade: a verdade temporal e a verdade eterna.

1. A Verdade Temporal é algo que é verdadeiro no momento, mas mudará e não será verdadeiro mais tarde. Exemplo: “Estou em Valadares” é verdade se estou em Valadares, mas posso estar em Ipatinga mais tarde, o que muda essa verdade.

2. A Verdade Eterna é algo que é verdadeiro neste momento e sempre permanecerá constante e imutável.

D. Existem três “Verdades” eternas encontradas em nosso texto:

1. Deus Pai é a Verdade: João 8:26 “Muitas coisas tenho que dizer e julgar acerca de vós; mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele ouvi, isso falo ao mundo”

2 Coríntios 1:18 “Antes, como Deus é fiel, a nossa palavra a vós não é sim e não”

2. Deus Filho é a Verdade: João 8:34-36 “Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35 Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”

João 14:6 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”

3. A Palavra de Deus é a Verdade: João 8:31-32 “Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”

2 Timóteo 2:15 “Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”

E. Responsabilidade na Verdade. Se algo é verdadeiro ou verdade, então há duas escolhas a serem feitas.

1. Você tem o direito de rejeitar ou desacreditar a verdade. Muitos desses judeus fizeram isso, mas sua incredulidade não mudou a verdade!

2. Você tem o direito de aceitar ou acreditar na verdade. Muitos desses judeus o fizeram, mas sua crença na verdade também não mudou a verdade.

3. A verdade é verdade, quer você acredite ou não! É a Verdade que o libertará. Há um velho ditado: “A Bíblia é verdadeira e eu acredito nela”. Esse é um grande ditado, mas a Bíblia ainda é verdadeira, quer você acredite ou não!

F. O fator libertador da verdade também é encontrado aqui de duas maneiras.

1. Verdade na Salvação. “Dizendo ele estas palavras, muitos creram nele”. A salvação é o começo da liberdade, pois aqueles que aceitaram o Messias foram para sempre libertados da penalidade do pecado. Aqueles que rejeitaram seu Messias foram condenados a uma eternidade no inferno.

Romanos 8:2 “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte”

João 8:36 “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”

2. Verdade em Serviço. “Se permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos”. Aqueles que permanecem fielmente na Palavra de Deus são libertos do poder do pecado.

Fidelidade e desejo de servir ao Senhor é o segundo passo para a liberdade.

G. A Verdade da Palavra de Deus nos liberta da:

1. Escravidão do Medo – Hebreus 2:15 “e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão”

2. Escravidão do Pecado - 2 Pedro 2:19 “prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo”

3. Escravidão da Lei - Gálatas 5:1-4 “Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão. 2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. 3 E de novo testifico a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. 4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes”

4. Escravidão da Confusão - Lucas 21:25-26 “E haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Os homens desfalecerão de terror, e pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto os poderes do céu serão abalados”

5. Escravidão da Dúvida - 1 João 5:13 “Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna”

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem