Redenção – Livre da Culpa

Redenção – Livre da Culpa

Texto: Gênesis 3:21

Introdução. O dicionário Priberam da Língua Portuguesa define resgatar como: Remir a troco de dinheiro ou presentes, Expiar; fazer esquecer, Livrar-se do cativeiro por meio de resgate. Alguns dos sinônimos de resgate são, recobrar, recuperar, retomar, resgatar, salvar. Tudo isso descreve o que Deus fez pelo pecador.

I. A Necessidade de Redenção.

A. O homem pecou, ele comeu o fruto da árvore que Deus ordenou que ele não deveria comer.

1. Deus declarou que, se ele comesse da árvore, ele certamente morreria.

2. A consequência da ação de Adão e Eva foi a morte.

B. Por sua ação, Adão havia se tornado um escravo de Satanás, no reino da morte e das trevas.

1. Não havia nada que Adão pudesse fazer para se libertar.

2. Sua ação era irreversível, tendo pecado uma vez, ele nunca mais poderia se tornar inocente novamente.

3. Ele poderia lutar pelo resto de sua vida para ser bom, mas não conseguiria desfazer o que havia feito.

C. Um dos resultados de sua transgressão foi a perda de sua inocência, ele tomou conhecimento de sua nudez.

1. Ele agora estava consciente do corpo.

2. Esse é um subproduto triste do pecado, essa consciência do corpo.

D. Seu espírito agora morto, o corpo governou sua mente.

1. Os desejos de sua carne agora começaram a governar sua vida.

2. Ele agora estava vivendo como os animais, ele estava morando no plano animal da existência.

II. A Tentativa de Adão de Cobrir Seu Pecado.

A. Adão e Eva costuraram folhas de figueira para tentar cobrir sua nudez.

1. Você já sentiu uma folha de figo? Elas arranham um pouco.

2. Quando você arranca uma folha de figo, uma seiva branca escorre pela haste que é como uma cola pegajosa.

3. Estou certo de que a cobertura deles não foi a mais agradável do mundo.

B. É aqui que lemos em nosso texto, que Deus os vestiu com túnicas de peles.

1. Deus lhes deu vestes de pele.

2. Isso exigiu a morte de um animal.

3. Este é o começo dos sacrifícios de animais para fazer uma cobertura pelo pecado.

4. A palavra hebraica é kaphar, que significa cobrir, e é traduzida no Antigo Testamento como expiação.

C. Ao fazer uma cobertura para sua nudez com camadas de peles, Deus estava indicando que o homem precisava sacrificar um animal para cobrir a culpa de seu pecado.

1. A consequência do pecado foi a morte.

2. Um animal pode ser substituído pelo pecador culpado.

D. Muito cedo na história do homem, os sacrifícios dos animais ao Senhor foram começados a ser praticados como uma cobertura para a culpa do pecado.

Gênesis 4:3-4 “Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta”

E. Em obediência ao mandamento de Deus a Abraão para oferecer a seu filho seu único filho Isaque como um sacrifício de oferta queimada, pois Abraão na fé estava prestes a obedecer ao mandamento de Deus, Deus o impediu e o direcionou para um carneiro, pego pelos chifres em um bosque, e Abraão foi instruído a oferecer o carneiro no lugar de seu filho.

1. A partir disso, desenvolveu ainda mais a ideia de que um animal poderia ser oferecido como sacrifício em vez do filho.

2. Vemos como isso foi codificado na lei.

Levítico 4:27-31 “E se alguém dentre a plebe pecar por ignorância, fazendo qualquer das coisas que o Senhor ordenou que não se fizessem, e assim se tornar culpado; se o pecado que cometeu lhe for notificado, então trará por sua oferta uma cabra, sem defeito, pelo pecado cometido; porá a mão sobre a cabeça da oferta pelo pecado, e a imolará no lugar do holocausto. Depois o sacerdote, com o dedo, tomará do sangue da oferta, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; e todo o resto do sangue derramará à base do altar. Tirará toda a gordura, como se tira a gordura do sacrifício pacífico, e a queimará sobre o altar, por cheiro suave ao Senhor; e o sacerdote fará expiação por ele, e ele será perdoado”

3. Deve -se notar que o sacrifício de animais poderia fazer uma cobertura para o pecado, mas não poderia afastar o pecado.

4. A ideia de cobrir sem dúvida veio do fato de que Deus cobria sua nudez com as peles dos animais.

III. Deus Estabeleceu Leis de Redenção.

A. A lei para o resgate de propriedades.

Levítico 25:23 “Também não se venderá a terra em perpetuidade, porque a terra é minha; pois vós estais comigo como estrangeiros e peregrinos: Portanto em toda a terra da vossa possessão concedereis que seja remida a terra. Se teu irmão empobrecer e vender uma parte da sua possessão, virá o seu parente mais chegado e remirá o que seu irmão vendeu. E se alguém não tiver remidor, mas ele mesmo tiver enriquecido e achado o que basta para o seu resgate, contará os anos desde a sua venda, e o que ficar do preço da venda restituirá ao homem a quem a vendeu, e tornará à sua possessão”

B. A lei para a redenção de uma pessoa.

Levítico 25:47 “Se um estrangeiro ou peregrino que estiver contigo se tornar rico, e teu irmão, que está com ele, empobrecer e vender-se ao estrangeiro ou peregrino que está contigo, ou à linhagem da família do estrangeiro, depois que se houver vendido, poderá ser remido; um de seus irmãos o poderá remir; ou seu tio, ou o filho de seu tio, ou qualquer parente chegado da sua família poderá remi-lo; ou, se ele se tiver tornado rico, poderá remir-se a si mesmo”

C. Ambas as leis entram em jogo na redenção fornecida por Jesus.

1. Primeiro, ele se tornou um homem que poderia ser parente próximo.

2. Ele veio resgatar o mundo de Satanás.

a. Satanás sabia disso e lhe ofereceu os reinos do mundo e a glória deles se Jesus se curvaria e o adoraria.

b. Nos parábolas do reino, Jesus disse: "O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem, ao descobri-lo, esconde; então, movido de gozo, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo”

c. Em parábolas, qual é o campo? "o campo é o mundo". Quem desistiu de tudo o que tinha para comprar este mundo? Jesus

3. Ele veio resgatar o homem da escravidão pelo pecado.

a. Novamente, a lei de Deus deve ser cumprida que exigisse a morte para o transgressor.

b. Jesus levou nossos pecados a si mesmo e pagou por nossos pecados morrendo em nosso lugar.

c. "Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós"

d. "Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus"

e. Ao contrário dos sacrifícios de animais que só podiam cobrir nossos pecados, pela morte de Jesus, o Filho de Deus, nossos pecados foram afastados.

f. Portanto, agora não há condenação àqueles que estão em Cristo Jesus.

g. Jesus disse,

João 3:17-20 “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas”

h. À medida que passamos pela Bíblia, você encontrará a história da redenção tecida através de suas páginas.

Conclusão

Cristo, o Senhor, providenciou nossa redenção. Ele morreu em nosso lugar para garantir nossa salvação. No entanto, devemos aceitar sua obra expiatória na cruz para o nosso pecado, acreditando que somos incapazes de fornecer salvação para nós mesmos, nos arrepender de nosso pecado e crer em sua obra final pela fé.

A redenção do pecado foi garantida, mas você deve responder à oferta da graça. Você já recebeu a Cristo para a salvação, sendo libertado da penalidade do pecado? Caso contrário, peço que você responda hoje com arrependimento e fé!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem