Páscoa - Onde a Esperança Ganha Vida

Páscoa - Onde a Esperança Ganha Vida

Texto: Mateus 28:5-7

Introdução

Um incidente dramático ocorreu durante a reunião do Congresso de Viena em fevereiro de 1815. Representantes da Áustria, Prússia, Rússia e Grã-Bretanha estavam se reunindo para reformular o mapa da Europa após a derrota de Napoleão. No dia em que um grande acordo foi alcançado e as linhas de fronteira finalmente foram traçadas, um mensageiro uniformizado chegou à porta da câmara do conselho e pediu para entrar. Ele foi até o presidente e entregou-lhe um despacho, ao mesmo tempo dizendo com voz excitada: “Ele está de volta!”

“Quem está de volta?” perguntou o presidente.

“Napoleão”, disse o mensageiro.

Imediatamente o Congresso entrou em alvoroço. O medo estava em todos os rostos. Eles pensavam que Napoleão estava guardado com segurança em Elba, onde não poderia mais perturbar a paz da Europa. Agora ele estava de volta, marchando triunfante pelas estradas da França, sendo acompanhado por velhos camaradas e novos seguidores. Toda a cuidadosa revisão do mapa da Europa que o Congresso acabava de fazer poderia ser descartada. Napoleão estava de volta. O homem que eles achavam que estava derrotado estava de volta!

Quase 2.000 anos atrás, Satanás viu Jesus voltar à vida depois de pensar que estava derrotado. Sem dúvida, ele estava traçando grandes planos para seu reino. Tudo isso tinha que ser mudado com a ressurreição de Cristo.

Veja, a ressurreição sinalizou a maior derrota de Satanás. Ela garantiu sua queda final. Talvez seja por isso que ele trabalha tão febrilmente por sua alma hoje, pois seus dias estão contados.

Se a ressurreição sinaliza a derrota do maligno, o que ela significa para você e para mim?

Há eventos que mistificam, confundem e confundem. Diante desses acontecimentos, não é incomum ouvir alguém perguntar: “O que isso significa?” Isso foi verdade em relação à ressurreição de Cristo. Maria Madalena (João 20:1-2) teve dificuldade em entender, assim como os discípulos (Lucas 24:11). O que isto significa? Leia comigo Mateus 28:5-7.

I. Páscoa Sem Cristo é um Mundo Sem Esperança

- A Páscoa sem Cristo significa que nosso mundo está condenado, desprovido de significado, vazio de esperança!

- Se não houvesse ressurreição, então não haveria razão para a vida agora. No primeiro dia da semana, de manhã cedo, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o túmulo em que Jesus foi sepultado. Seus corações estavam partidos enquanto caminhavam para o túmulo na escuridão sombria do início da manhã. Era uma escuridão em que a morte governava suprema. Morta estava a pessoa que reivindicava superioridade sobre a morte.

- Mortas estavam Suas reivindicações, e morto estava o entusiasmo de Seus seguidores. Era a hora mais triste e sombria que a história já conheceu. Grande era a alegria nos salões do inferno.

- A escuridão sombria da morte foi tornada mais escura pela pergunta: “Quando Ele morreu, Seus ensinamentos morreram com Ele?” Ele ensinou coisas novas e diferentes. Ele falou de amor, mas onde estava o amor agora que Ele estava na sepultura? Ele disse que Ele era o único caminho para a salvação, mas agora Ele estava morto. Onde estava agora o caminho da salvação? Ele chamou a Si mesmo de Luz do mundo, mas onde estava Sua luz agora? Ele ensinou que se morresse uma pessoa que cresse Nele, ela ressuscitaria para viver novamente e se alguém vivesse e cresse Nele, nunca morreria. O que agora? A luz brilhante de Sua revelação foi agora extinta nas águas frias e escuras da morte. Ele estava morto, assim como Suas reivindicações e Seus ensinamentos, ou assim parecia.

- A Páscoa é um momento que deve nos chocar com a percepção de que a vida sem Cristo é a existência mais triste, mais escura e mais horrível que se possa imaginar. É desesperança.

- Anos atrás, um submarino afundou em Provincetown. Assim que possível, os mergulhadores desceram. Eles andaram pelo submarino danificado tentando encontrar sinais de vida dentro dele. Por fim, eles ouviram uma batida suave. Ouvindo atentamente, eles reconheceram os pontos e traços como código Morse. Estas foram as palavras soletradas: “Existe esperança?” Esta pergunta é feita repetidamente por uma humanidade de coração partido.

II. Páscoa Com Cristo Significa Que Chegou a Esperança

- A ressurreição é real. No versículo 6, o mensageiro de Deus declara isso claramente. Alguns afirmam que Seu corpo foi roubado. A Escritura diz que Ele ressuscitou da morte para a vida.

- Vamos colocar a história em perspectiva. Jesus de Nazaré, filho de José, havia sido executado por crimes de traição. Eles achavam que o assunto estava encerrado. Até os discípulos pensaram que seu sonho de libertação havia terminado. Toda a esperança havia morrido. Eles não tinham entendido o que estava acontecendo. Os líderes religiosos tinham vencido. Eles o haviam matado.

- A história não acabou, no entanto. Embora eles não entendessem e muitos não entendem hoje, Jesus morreu por eles. O peso do mundo estava em Seus ombros e Ele morreu. Ele foi chicoteado, pisoteado, cuspido e literalmente pregado em um pedaço de madeira. Quando Ele morreu, eles esqueceram que estavam lidando com o Filho de Deus. Ele ressuscitou daquela sepultura. Ele venceu a própria morte.

- As primeiras a conhecer a alegria dessa vitória foram algumas mulheres que estavam com Jesus quando Ele foi morto. Elas estavam com Ele quando Ele foi colocado na tumba. Ao virem lamentar a morte de seu amigo, testemunharam o fato da ressurreição. A questão toda era tão surpreendente que poderia parecer inacreditável. Era bom demais para ser verdade.

- Alguns ainda acham que as promessas de Cristo são boas demais para serem verdade. Alguns acham que a vida que Ele prometeu só pode ser obtida por pregadores ou diáconos ou “pessoas santas”.

- Podemos e devemos crer em Sua palavra. Você crê que Jesus ressuscitou dos mortos? Você acredita que Ele quer que você compartilhe da vida que Ele pode lhe dar? A Bíblia diz que você está morto em seus pecados, mas que em Cristo, somente em Cristo, porque Ele ressuscitou dos mortos, você também pode ser vivificado. Primeira Coríntios 15:22 diz: “Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados”. Há esperança.

- A crucificação de Jesus Cristo não foi o caso de outro reformador religioso caindo em derrota. Jesus Cristo foi declarado Filho de Deus pelo poder da ressurreição (Romanos 1:4). De acordo com Romanos 1:4, Jesus foi “…declarado Filho de Deus com poder, segundo o Espírito de santidade, pela ressurreição dos mortos”.

III. Páscoa Significa Que a Palavra de Cristo é Confiável

- No versículo 6, o anjo na tumba confirmou a palavra e confiabilidade de Cristo. O anjo lembrou-lhes que Jesus lhes havia prometido que Ele realmente ressuscitaria no terceiro dia. Mateus 16:21 diz: “Desde então começou Jesus Cristo a mostrar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse a Jerusalém, que padecesse muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes, e dos escribas, que fosse morto, e que ao terceiro dia ressuscitasse". Ele os lembrou dessa promessa que eles não haviam entendido. Ele disse no versículo 6: “Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia”.

- Pode se crer no Senhor porque Ele é confiável. O que Ele diz que fará, Ele fará. Hebreus 10:23 diz: “Retenhamos firme a confissão da nossa esperança, sem vacilar, porque aquele que prometeu é fiel”.

- Ele é fiel. Quando vamos a Ele em confissão e arrependimento, Ele perdoa. Primeira João 1:9 diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Se abrirmos nossos corações para Ele, Ele entrará.

- Apocalipse 3:20 diz: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”.

- Ele é fiel. Deixe Jesus lhe mostrar Sua confiabilidade. Seja você quem for, deixe Cristo fazer por você o que Ele disse que faria.

- Que Deus possa nos dizer como disse ao Seu Filho: “Este é o meu Filho em quem me comprazo”.

IV. Páscoa Significa Que a Promessa do Ministério Contínuo da Presença de Cristo é Verdadeira

- O anjo (versículo 7) disse às mulheres que anunciassem: “ali o vereis”. O Senhor apareceria a Seus discípulos.

- Jesus havia prometido ir à frente de Seus discípulos para a Galileia e o anjo agora os lembra disso (versículo 7). O tempo presente (“e eis que vai adiante de vós”) não pode significar que Jesus já estava a caminho, porque o versículo 10 o coloca ainda em Jerusalém. O verbo não é um presente progressivo, mas um futuro vívido. Como Ele prometeu, Jesus chegaria à Galileia antes deles e os encontraria lá, contrariando suas expectativas.

- O evangelho de João fala de Seu ministério contínuo de presença. Atos nos fala de Seu ministério contínuo através do Espírito Santo. Para nós, a ressurreição nos dá a esperança certa de sua amizade constante e o conhecimento de sua volta. Dá-nos a esperança certa de que também nós ressuscitaremos.

Conclusão

John G. Paton, um missionário do século XIX nos Mares do Sul, encontrou oposição a deixar sua casa na Escócia e ir pregar aos povos canibais das Ilhas Novas Hébridas. Um membro da igreja bem-intencionado disse para ele: “Os canibais, os canibais! Você será comido pelos canibais!”

Sem hesitar, Paton respondeu: “Confesso a você que, se posso viver e morrer servindo a meu Senhor Jesus Cristo, não faz diferença para mim se sou comido por canibais ou por vermes; pois naquele Grande Dia da Ressurreição, meu corpo se erguerá tão belo quanto o seu à semelhança de nosso Redentor ressuscitado!”

O que significa a Páscoa? O que significa pra você? Significa esperança.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem