A Grande Obra de Deus em Nós

A Grande Obra de Deus em Nós

Texto: Filipenses 1:6 - Atos 16:6-34

Introdução: A carta aos Filipenses, que começa com graça (1:2) e termina com graça (4:23), tem sido chamada de “O Salmo do Pastor do Novo Testamento”, e é uma das mais belas cartas de Paulo. Pode ser lido em meia hora ou menos, e há sete razões pelas quais deve fazer um apelo especial para nós:

1. É diferente da maioria das cartas de Paulo. A maioria de suas cartas foi escrita para enfatizar a verdade de Deus, ensinar doutrina, corrigir erros ou defender a Fé. Filipenses, no entanto, não é em nenhum sentido um tratado teológico; é uma carta pessoal que revela a disposição amorosa do escritor.

2. É mais fácil de entender do que algumas das cartas de Paulo. Nem todos têm a capacidade de entender a doutrina ou seguir os argumentos maciços que Paulo apresenta, por exemplo, em Romanos, mas todos podem entender Filipenses.

3. É uma carta escrita da prisão. Foi escrito por volta de 62 d.C., quando Paulo era prisioneiro em Roma. Isso adiciona interesse à carta.

4. A nota dominante da carta é ALEGRIA. Sim, ALEGRIA – da prisão! A palavra-chave é “alegrar-se” (3:1), que ocorre em formas variadas não menos que 18 vezes. Devemos nos regozijar: (1) na comunhão dos santos (1:3-11); (2) sobre aflições que promovem o evangelho (1:12-30); (3) no grande exemplo colocado diante de nós (2:1-18); (4) em amigos fiéis (2:19 – 3:1); (5) no fundamento de nossa aceitação (3.2-16); (6) que nossa cidadania está no céu (3:17 – 4:1); (7) em todos os “leais companheiros de jugo” (4:2-3); (8) em todas as coisas em todos os momentos (4:4-9); e (9) na liberalidade do povo de Deus e na provisão do próprio Deus (4:10-20).

5. É uma carta escrita à primeira Igreja na Europa. A história da fundação da Igreja em Filipos está registrada em Atos 16:6-34.

6. Trata da vida cristã prática. Seu tema é “Cristo na experiência cristã”. Filipenses nos diz como viver, sofrer, orar, trabalhar, amar, suportar e morrer!

7. Dá grande destaque à Pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo. Nesta carta Ele é mencionado 70 vezes pelo nome ou pelo pronome.

A chave para este primeiro estudo é Filipenses 1:6: “tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus”. Consideraremos esta declaração em relação: (1) à Igreja em Filipos; (2) à Igreja hoje; e (3) ao cristão individual.

I. A Obra de Deus na Igreja em Filipos

- Quem começou a Igreja em Filipos – e como? É perfeitamente claro que Deus começou, continuou e completaria Sua Igreja. Em Atos 16:6-34 a história é contada para nós. Como Ele “começou” Sua “boa obra”?

A. Incendiando os corações de algumas mulheres em oração. Leia Atos 16:13. Sempre que o Senhor está prestes a começar qualquer obra, Ele primeiro coloca um ou alguns de Seu povo orando. Toda verdadeira oração começa, não com a oração, mas com Deus – veja Romanos 8:26-27.

B. Guiando os passos de Seus servos. Os servos de Deus pretendiam pregar na Ásia, mas o Espírito Santo mudou seus planos e os direcionou para Filipos – veja Atos 16:6-7. Em resposta à oração, Deus estava enviando Seus servos para plantar a primeira Igreja na Europa.

C. Dando aos Seus servos uma visão. Leia Atos 16:8-9. Tudo porque algumas mulheres oraram! E quantas vezes isso mesmo foi repetido? Como a oração foi oferecida, e às vezes (como talvez neste caso), antes de ser oferecida (Isaías 65:24), Deus trabalhou, milagrosamente, poderosamente. Ele é o mesmo hoje!

D. Fazendo Seus servos obedientes. As palavras importantes em Atos 16:10 são “imediatamente”. Isso indica obediência instantânea, inquestionável e completa. Deus pode fazer grandes coisas com Seus servos quando eles estão prontos para obedecê-Lo dessa maneira.

E. Pela pregação do Evangelho. Seu objetivo ao ir a Filipos era “pregar o evangelho” (versículo 10); para tornar conhecido “o caminho para ser salvo” (versículo 17).

F. Realizando milagres de conversão. Três casos especiais são mencionados: (1) Lídia e sua família (versículos 14-15); (2) a jovem endemoninhada (versículos 16-18); e (3) o Carcereiro e sua família (versículos 25-34). Em cada caso, foi Deus quem fez isso.

G. Pela fidelidade na perseguição. Quem pode duvidar que Deus permitiu e usou os sofrimentos de Seus servos como instrumento para a edificação da Igreja em Filipos? – leia Atos 16:22-24 e compare Filipenses 1:12.

II. A Obra de Deus na Igreja Hoje

- Deus ainda é o autor e sustentador de Sua Igreja, e Ele certamente a completará. Estude Mateus 16:13-18 cuidadosamente, e especialmente o versículo 18.

- Em Atos 16 vemos as “portas do inferno” se opondo ao progresso do evangelho, mas os poderes das trevas foram vencidos e o Senhor construiu Sua Igreja em Filipos.

- Embora hoje muitas forças estranhas estejam reunidas contra a Igreja, Filipenses 1:6 é verdade, assim como Efésios 5:25-27!

III. A Obra de Deus no Cristão Individual

- Assim como Ele começou e continuou a obra em Filipos, e assim como Ele é o autor e consumador de Sua Igreja hoje, Ele é o autor e consumador de Sua obra na vida de cada cristão individualmente. Só Deus pode fazer um cristão.

- Um cristão é aquele que é convencido (João 16:8); nasceu de novo (João 3:3); redimido (Efésios 1:7); justificado (Romanos 5:1); transladado (Colossenses 1:13); selado (Efésios 4:30); e feito participante da natureza divina (2 Pedro 1:4). Só Deus pode fazer essas coisas! Portanto:

A. Deus COMEÇOU Sua obra em você? Ele te salvou (Romanos 10:9-10)?

B. Se Sim, Ele vai CONTINUAR Sua obra em você. João 6:37; 10:27-29; 17:12; 2 Timóteo 1:12 e Judas 24 nos asseguram disso.

C. E Ele COMPLETARÁ Sua obra em você. Ele “continuará até o dia de Jesus Cristo”, e então, quando o Senhor vier – 1 João 3:2! Observe o Salmo 138:8 e compare com Filipenses 2:13.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem