A Angústia da Decepção

A Angústia da Decepção

Texto: Deuteronômio 3:25-37

Introdução

Em 1858, a legislatura de Illinois usou um estatuto obscuro para enviar Stephen A. Douglas ao Senado dos EUA em vez de Abraham Lincoln, embora Lincoln tivesse vencido no voto popular. Quando um amigo solidário perguntou a Lincoln como ele se sentia, ele suspirou: “Como o menino que deu uma topada: sou grande demais para chorar e muito machucado para rir”.

Qual foi a sua maior decepção na vida? Note que eu não perguntei: “Você já se decepcionou?” Todo mundo já sofreu com a angústia da decepção de uma forma ou de outra. Algumas perguntas mais apropriadas. . . “Com que frequência você se decepciona?” “Com que gravidade você se machucou?” "Você passou por isso?"

As mais poderosas das pessoas poderosas do nosso mundo foram confrontadas com a angústia da decepção. Os mais ricos dos ricos foram confrontados com a angústia da decepção. Os mais religiosos dos religiosos conheceram a angústia da decepção. A decepção faz parte do pacote de software de todos os modelos de seres humanos.

Vamos dar uma olhada em uma história familiar da Bíblia – mas desta vez, imagine-se como o personagem principal.

I. A Realidade da Decepção

- À medida que a hora do seu nascimento se aproximava, sua mãe foi tomada pela apreensão. Essa apreensão virou pânico quando você nasceu e ela descobriu que você era um menino. Faraó havia decretado que todos os bebês hebreus do sexo masculino deveriam ser jogados no rio para se afogarem. Mas sua mãe estava determinada a protegê-lo. Ela o escondeu por três meses e depois o colocou em um cesto e o escondeu nos juncos na beira do rio. Ela disse à sua irmã mais velha para vigiar e ver o que aconteceria.

- Algo aconteceu – algo incrível. A filha do próprio governante, que havia ordenado o assassinato de todos os meninos hebreus, desceu ao lugar onde você estava escondido. E ela viu você flutuando no cesto.

- Em vez de afogá-lo, ela o levou para casa e o adotou como seu. Em uma reviravolta ainda mais milagrosa, ela contratou sua mãe para cuidar de você.

- À medida que você crescia, sua mãe lhe dizia repetidas vezes: “Deus tem algo especial para você. É por isso que Ele poupou você”. Sua mãe adotiva viu que você recebeu a melhor educação disponível. Sua mãe natural lhe deu um fundamento de fé em Deus. Talvez sua mãe estivesse certa - talvez Deus estivesse planejando algo especial para você.

- Um conflito pessoal com um egípcio obrigou você a deixar sua terra adotiva. Durante os próximos quarenta anos, enquanto você cuidava de suas ovelhas no deserto, o sonho de ser especial diminuiu.

- Mas então, de repente, o sonho voltou à vida. Era um dia comum como todos os outros dias, exceto que neste dia comum algo extraordinário aconteceu. Você encontrou Deus - ou melhor, Deus encontrou você. Ele falou com você de uma sarça ardente. Ele te chamou pelo seu nome.

- Deus disse que queria libertar os hebreus – seu próprio povo – de sua escravidão e trazê-los para uma terra de abundância. E Ele queria que você os conduzisse para fora da terra da escravidão e para a terra da promessa. Você seria Seu libertador exclusivo.

- Tudo aconteceu exatamente como Deus disse. Ele usou você para libertar seu povo, libertando-o milagrosamente de seus opressores. Nos quarenta anos seguintes, você liderou essa enorme tribo de pessoas pelo deserto - o mesmo deserto onde você cuidou de suas ovelhas. Você conhecia isso como a palma da sua mão. À frente estava a Terra Prometida.

- Como é maravilhoso ver o plano de Deus se desdobrar. Mas como é terrível lidar com as pessoas que você estava liderando. Picuinhas e brigas e conflitos e ciúmes e medo – você ficou tão cansado disso que quis desistir. Mas você não o fez porque Deus lhe deu uma promessa. Você era Seu libertador especial. Você levaria os hebreus para fora de sua terra de escravidão – essa parte já havia acontecido. E você os levaria para a terra da promessa – que ainda estava por vir.

- No entanto, isso nunca aconteceu. Ou, pelo menos, não a parte de “conduzi-los à terra prometida”. Em vez disso, Deus escolheu outra pessoa para conduzi-los à Terra Prometida. Deus permitiu que você a visse, como uma miragem, seduzindo você à distância, mas desaparecendo antes que você a experimentasse. Uma vida inteira de esperança e expectativa se evaporou.

- E se essa história surpreendente se tornasse uma realidade em sua vida? O que você sentiria? Se você fosse honesto, tenho certeza de que sentiria o que Moisés sentiu – decepção.

II. Motivos da Decepção

- Por que vêm as decepções? Talvez possamos descobrir algumas respostas olhando para a vida de Moisés.

- Por que Moisés não foi autorizado a entrar na Terra Prometida? Sempre achei a resposta para essa pergunta óbvia. Moisés não foi autorizado a entrar na Terra Prometida por causa de seu próprio pecado quando perdeu a paciência em Meribá e bateu na rocha quando o povo precisava de água. Ele mesmo provocou sua decepção. Isso é o que eu sempre acreditei. No entanto, ao estudar as Escrituras com mais cuidado, descobri que a resposta não é tão clara e simples.

- Em Deuteronômio 3:26, Moisés disse ao povo: “Mas o Senhor indignou-se muito contra mim por causa de vós, e não me ouviu”. A rebelião do povo em Meribá contribuiu para sua decepção.

- Em Números 27:12-14, Deus disse a Moisés que nem ele nem Arão entrariam na Terra Prometida -  “E, tendo-a visto, serás tu também recolhido ao teu povo, assim como o foi teu irmão Arão; porquanto no deserto de Zim, na contenda da congregação, fostes rebeldes à minha palavra, não me santificando diante dos seus olhos, no tocante às águas (estas são as águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim)..” E assim Arão também participou do pecado que levou ao desapontamento de Moisés.

- Assim, vemos que geralmente não há respostas simples para nossas perguntas sobre o porquê. A vida é complicada. Às vezes, outras pessoas são responsáveis ​​por nossas decepções. Às vezes, nós mesmos somos responsáveis. Quando esse for o caso, precisamos aceitar a responsabilidade e buscar o perdão.

- Outras vezes, pode não haver pecado envolvido. A decepção pode ser parte do plano maior de Deus. Deus nos decepciona e nos confunde às vezes para nos fazer ter sucesso. Se Phillips Brooks tivesse tido sucesso como professor, ele nunca teria subido ao púlpito para mover homens com seu poderoso ministério. Se Frederick Robertson tivesse recebido sua comissão no exército britânico, ele nunca teria escrito os sermões que ainda pulsam com seu grande e anseio espírito. Se Hawthorne tivesse sido retido na alfândega, ele nunca teria escrito aqueles estudos maravilhosos nas profundezas da dor, do amor e do pecado humanos.

III. Respostas à Decepção

- Então qual é a solução? Todos nós enfrentamos decepções. Como deve ser lidar com elas? Temos três opções.

- Quando a decepção vem, podemos atacar os outros. Podemos culpar e tentar nos vingar. Nossa decepção explode externamente em raiva e amargura e um espírito depreciativo.

- Se eu tiver que ser infeliz, farei o meu melhor para deixar todos os outros infelizes também. Se eu não posso ter uma certa garota, então ninguém a terá. Eu só vou espalhar rumores sobre ela e arruinar sua reputação.

- Se eu não conseguir vencer meu concorrente, vou destruí-lo. Essa foi a linha da história escrita no filme Amadeus, que retratava a relação conflituosa entre Mozart e o compositor da corte Salieri.

- Ou podemos responder de uma segunda maneira. Quando a decepção vem, podemos desistir. De maneiras menos dramáticas, muitas vezes perdemos a esperança quando vem a decepção e abandonamos a vida.

- Nossa terceira opção é a melhor escolha: quando vier a decepção, podemos seguir em frente. José se arrastou pela estrada em seu caminho para a escravidão no Egito. Suas mãos estavam acorrentadas e ele engasgou com a poeira dos camelos. Sua decepção o abalou profundamente. Mas ele seguiu em frente. E mais tarde ele pôde confortar seus irmãos com esta visão divina: “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida” (Gênesis 50:20).

- Quando o plano de Davi de construir uma casa magnífica para Deus, que o profeta Natã apoiou, foi vetado por Deus, sua decepção foi profunda. Mas ele seguiu em frente. Ele solidificou os exércitos de Israel e o estabeleceu como uma das principais nações de seu tempo.

- Quando a vida de Jó desmoronou, a decepção destruiu a estabilidade de sua saúde e bem-estar. Jó exclamou: “Oxalá de fato se pesasse a minha mágoa, e juntamente na balança se pusesse a minha calamidade!” (Jó 6:2). Mas ele seguiu em frente. Das cinzas de sua vida despedaçada veio esta notável afirmação de fé: “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e por fim se levantará sobre a terra” (Jó 19:25).

- Quando a oração de Paulo por alívio do espinho em sua carne ficou sem resposta várias vezes, o desapontamento invadiu sua vida como uma névoa em uma triste manhã de inverno. Mas ele seguiu em frente. Desse desapontamento veio um relâmpago de verdade que o carregou através das dificuldades durante o resto de seu ministério: “Por isso”, escreveu Paulo, “tenho prazer nas enfermidades, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, porque Pelo amor de Cristo. Pois quando estou fraco, então sou forte” (2 Coríntios 12:10).

- E a decepção de Moisés não o fez perder a fé em Deus ou a esperança em seu futuro. Ele morreu em paz no pico do Monte Nebo, acreditando nos propósitos eternos de Deus.

Conclusão

Quando a decepção vier, como você responderá? Você vai culpar os outros e tentar se vingar? Você permitirá que a decepção o derrote e faça com que você desista? Ou você vai confiar em Deus? Você confiará em Seu amor e não em suas circunstâncias? Você vai submeter sua vontade à Dele? Você confiará nEle para trabalhar todas as coisas para o bem? Só então você será capaz de superar a angústia da decepção. . . e seguir em frente.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem