Série: Sermão da Montanha - Uma Vida Diferente

Série: Sermão da Montanha - Uma Vida Diferente
Texto: Mateus 5:1-12

Introdução: Nesta sexta e última lição, vamos ver como a vida de um discípulo é uma vida diferente. Nossas vidas são cheias de escolhas que precisamos fazer. Essas escolhas refletem quem somos.

Como discípulos de Jesus, devemos fazer escolhas de acordo com a Sua vontade. Isso invariavelmente nos tornará diferentes do mundo. No final, essas escolhas se resumem a decidir entre o que é certo e o que é errado. Devemos ser diferentes, escolhendo o que é certo. Além disso, devemos estar dispostos a ser diferentes por causa do que é certo.

Dois Caminhos

"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram" (Mateus 7:13-14).

O caminho refere-se à direção que devemos seguir e à maneira pela qual devemos caminhar. Jesus explicou em Sua ilustração que há um caminho certo e um caminho errado.

Para seguir o caminho certo, devemos ser deliberados. Josué desafiou os filhos de Israel: "Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor" (Josué 24:15). Josué tinha decidido seguir a Deus, independentemente do que os outros escolhessem fazer. Nossa decisão de seguir a Cristo deve ser tão deliberada. Devemos também entender que o caminho certo é exigente. Jesus disse: "Se alguém quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me" (Lucas 9:23). Devemos estar dispostos a sacrificar - mesmo que isso signifique sacrificar nossas vidas (Apocalipse 2:10) - para o Senhor. Além disso, seguir o caminho certo exige que façamos uma escolha definitiva. Jesus disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim" (João 14:6). Ele não é um caminho, mas O caminho. Não podemos vacilar em nossa convicção de segui-Lo ou nos afastar. Finalmente, o caminho certo é difícil. Esta é a palavra usada na Nova Versão do Rei Tiago. Não tropeçaremos no céu. Em vez disso, exige esforço da nossa parte para chegar lá. O escritor hebreu disse: "Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência" (Hebreus 4:11).

Para seguir o caminho errado, podemos simplesmente fazer o que quisermos. O sábio advertiu que "...o caminho dos prevaricadores é áspero" (Provérbios 13:15), mas isso estava se referindo apenas às consequências que vêm de escolher uma vida de pecado. A escolha inicial é fácil porque não precisamos pensar no que é certo ou no que nos afetará no longo prazo - podemos simplesmente fazer o que nos parece certo no momento.

Existe apenas um caminho. É através de Cristo. Novamente, Jesus disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim" (João 14:6). Seguir este caminho nos tornará diferentes porque escolheremos seguir verdadeiramente a Cristo. É por isso que Jesus disse: "Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos" (João 8:31). Nem todos são verdadeiramente discípulos de Cristo; portanto, eles não continuarão a seguir o caminho que está delineado em Sua palavra. Eles não seguirão porque o caminho é muito exigente (Lucas 9:23). Mas devemos estar dispostos a andar como Ele andou. Pedro explicou que devemos seguir o exemplo de Cristo: "Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano" (1 Pedro 2:21-22). João escreveu: "Mas se andarmos na Luz como Ele mesmo está na Luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1 João 1:7). Devemos "andar na Luz", não da maneira que "parece certa" para nós, uma vez que este caminho leva à "morte" (Provérbios 14:12).

Dois Ensinamentos

"Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores" (Mateus 7:15).

Isso se refere ao ensinamento que aceitamos sobre assuntos espirituais. Ao apontar que haveria falsos profetas, Jesus deixou claro que alguns ensinamentos são certos e outros estão errados.

O ensino correto é o que está em harmonia com a palavra de Deus. Podemos saber isso porque a palavra de Deus é verdade (João 17:17, Salmo 119: 160). O ensino correto é também o que representa a palavra de Deus no contexto apropriado. Jesus disse: "A Escritura não pode ser anulada" (João 10:35). Isso significa que as Escrituras não se contradizem. Portanto, ao procurar entender o significado de uma determinada passagem, devemos ter certeza de que nossa interpretação se harmoniza com outras passagens da Bíblia. Muitas pessoas não conseguem fazer isso. Como resultado, elas "distorcem ... as Escrituras, para sua própria destruição" (2 Pedro 3:16). Além disso, o ensino correto é a palavra de Deus em sua totalidade. Não se pode omitir certas partes da palavra de Deus e ainda alegar estar ensinando a verdade com precisão. Paulo disse aos anciãos de Éfeso: "Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos. Porque não me esquivei de vos anunciar todo o conselho de Deus" (Atos 20:26-27). Se Paulo fracassasse em pregar a palavra de Deus em sua totalidade, ele não poderia afirmar com precisão ser inocente diante de Deus.

O ensino errado pode ser qualquer coisa que seja diferente da verdade que está contida na palavra de Deus. Somos culpados de seguir o ensino errado quando ouvimos apenas o que queremos ouvir. Paulo advertiu Timóteo que as pessoas fariam isso: "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas" (2 Timóteo 4:3-4). Embora possa ser atraente ouvir este tipo de mensagem, é o ensino errado e não nos fará nenhum bem diante de Deus.

Existe apenas uma verdade. É a palavra de Deus. Quando Jesus orou ao Pai, Ele disse: "Santifica-os na verdade; A tua palavra é a verdade" (João 17:17). Seguir a verdade nos tornará diferentes, porque a maioria vai rejeitá-la - toda, ou pelo menos parte dela. Alguns serão como os judeus que ouviram a defesa de Paulo depois que ele foi levado em custódia. A princípio, eles "guardaram ainda maior silêncio" e ouviam-no (Atos 22:2). Mas uma vez que ele ensinou algo que eles não queriam ouvir - que o Senhor o enviou para pregar aos gentios - eles se recusaram a continuar ouvindo. Lucas escreveu: "Ora, escutavam-no até esta palavra, mas então levantaram a voz, dizendo: Tira do mundo tal homem, porque não convém que viva" (Atos 22:22). Não devemos ser assim, mas temos que ouvir e aceitar toda a verdade. Como João escreveu, devemos "permanecer no ensino de Cristo" (2 João 9). Não devemos ir além ou ficar aquém disso. Perto do fim do livro de Apocalipse, João escreveu: "Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro" (Apocalipse 22:18-19). Este princípio de aceitar toda a palavra de Deus e somente a palavra de Deus se aplica ao resto da Escritura. Devemos aceitar toda a verdade contida na palavra de Deus.

Dois Frutos

"Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis" (Mateus 7:16-20).

Fruto é o que é produzido a partir de nossas ações e ensinamentos. Dependendo de nossos atos e palavras, nós produziremos o fruto certo ou o fruto errado.

O fruto certo é produzido quando "andamos pelo Espírito" (Gálatas 5:16). Isto significa que seguimos a palavra que foi revelada pelo Espírito (1 Coríntios 2:10-13, Efésios 5:18, Colossenses 3:16). Quando fazemos isso, produzirá certos frutos em nossas vidas. Paulo explicou: "Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei" (Gálatas 5:22-23). O fruto certo também é produzido quando confiamos em Deus. Isaías registrou: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como a chuva e a neve descem dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir e brotar, para que dê semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei" (Isaías 55:8-11). A Palavra de Deus realizará o que se pretende realizar em nossas vidas se colocarmos nossa confiança Nele e obedecermos a Sua palavra. Para produzir o fruto certo, devemos trabalhar para Ele. Como Paulo disse: "para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus" (Colossenses 1:10).

O fruto errado é produzido quando procuramos produzir frutos (resultados, efeitos), independentemente se o trabalho em que estamos engajados é "bom". Jesus disse dos fariseus: "Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada" (Mateus 15:13). Em outra ocasião, Ele reconheceu o zelo e a fecundidade deles em fazer convertidos: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o tornais duas vezes mais filho do inferno do que vós" (Mateus 23:15). Como podemos ver nesse versículo, simplesmente converter pessoas não faz bem se as estamos convertendo em algo ou alguém que não seja Cristo. Embora possa haver fruto, se a obra não for realizada da maneira que o Senhor pretende, será o fruto errado.

Existe apenas uma maneira de produzir o fruto certo. É feito seguindo o plano de Deus. Mais uma vez, Paulo disse aos irmãos em Colossos que eles deveriam "dar [fruto] em toda boa obra" (Colossenses 1:10). A maneira como sabemos se uma obra é uma "boa obra" é consultando a Palavra de Deus. Paulo escreveu: "Toda Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja adequado, preparado para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16-17). Sabendo que a Palavra de Deus nos equipa "para toda boa obra", sabemos que se uma obra particular não é autorizada nas Escrituras, ela não pode ser classificada como uma "boa obra". Cuidando de produzir frutos fazendo as coisas da maneira de Deus, nos tornará diferentes porque a maioria das pessoas - mesmo no mundo religioso - acredita que "os fins justificam os meios". A autoridade bíblica é, em sua maioria, irrelevante para eles. Tudo o que importa é se há ou não resultados visíveis positivos. No entanto, devemos confiar em Deus e não em nós mesmos. Paulo explicou: "E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica" (2 Coríntios 3:4-6). Em outras palavras, Paulo não estava confiando em esquemas e planos ele poderia inventar para ganhar almas a Cristo; Ele simplesmente confiava em Deus. Portanto, ele usou "muita ousadia no falar" (2 Coríntios 3:12) e confiou na palavra de Deus. Como ele disse a estes irmãos na primeira carta: "Eu plantei, Apolo regou, mas Deus deu o crescimento" (1 Coríntios 3: 6). Precisamos ter a mesma confiança em Deus hoje, para que qualquer fruto que venha através de nossos esforços seja o fruto certo.

Duas Obras

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade" (Mateus 7:21-23).

Essas obras são as ações que podemos fazer em serviço a Deus. Jesus explicou que nem tudo o que fazemos por Ele é aceito por Ele. Há obras certas e obras erradas.

As obras certas são aquelas que estão de acordo com a vontade de Deus (Mateus 7:21). A vontade de Deus é encontrada no que Jesus ensinou. Ele disse: "A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou" (João 7:16). Esta mensagem seria então enviada do céu pelo Espírito Santo para os apóstolos. Jesus lhes disse: "Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito" (João 14:26). Estes apóstolos foram então comissionados a pregar o evangelho em todo o mundo e ensinar os discípulos a "observar tudo o que [Jesus] ordenou" (Mateus 28:20). As obras certas serão aquelas obras autorizadas na Palavra de Deus. Paulo escreveu: "Tudo o que fizerdes por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus" (Colossenses 3:17). Ele disse a Timóteo: "Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido na fé e no amor que há em Cristo Jesus" (2 Timóteo 1:13).

As obras erradas incluem tudo o que pensamos que honrará o Senhor. Observe que Jesus descreveu pessoas que diziam fazer coisas em Seu nome, mas na verdade estavam praticando a iniquidade (Mateus 7:22-23). O problema é que nós, como meros homens, não pensamos como Deus. No entanto, muitos não conseguem ver isso. Eles acreditam que se eles acham que uma ação particular agradará a Deus, então ela deve realmente agradar a Ele. O Senhor repreendeu o ímpio, "pensavas que na verdade eu era como tu" (Salmo 50:21). Muitos falham a este respeito - eles pensam que Deus é como eles. No entanto, como observamos anteriormente, os caminhos e pensamentos de Deus são infinitamente superiores aos nossos (Isaías 55:8-9).

Há apenas um conjunto de obras que são certas. Estas são as obras que são reveladas na Palavra de Deus. Mais uma vez, Paulo disse a Timóteo: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa ... para que o homem de Deus seja adequado, preparado para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16-17). Seguir as Escrituras exclusivamente para determinar quais obras são boas nos tornará diferentes, porque a maioria das pessoas pensam que qualquer coisa que fazemos para o Senhor é boa. No entanto, temos de fazer o que Ele nos disse para fazer. Jesus disse: "Por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?" (Lucas 6:46). Devemos fazer o que foi autorizado em Sua Palavra (Colossenses 3:17), não presumir saber o que O agradaria. Quando tentarmos fazer tais presunções a respeito da vontade de Deus, falharemos. Paulo explicou por que isso: "Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus" (1 Coríntios 2:11-12). A única maneira que podemos conhecer a vontade de Deus é olhar para o que Ele revelou em Sua palavra. Portanto, a única maneira que podemos fazer o que lhe agradará é olhar para o que Sua palavra define como uma "boa obra".

Duas Fundações

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda" (Mateus 7:24-27).

Este fundamento é o que construímos ou baseamos nossa fé. Como com os outros pontos desta lição, Jesus indicou que há um fundamento correto e um fundamento errado.

A fundação certa começa com a disposição de ouvir as palavras de Jesus. Ele disse em outra parte: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça" (Lucas 8:8). Depois que ouvimos Suas palavras, para ter o fundamento certo, devemos obedecê-Lo. Jesus disse a Seus apóstolos que ensinassem a todos os discípulos a "observarem tudo o que Ele ordenou" (Mateus 28:20). O escritor hebreu indicou que Jesus é "o autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem" (Hebreus 5:9).

O fundamento errado existe na vida de alguém quando ele não consegue obedecer ao Senhor. Ele pode escutar, mas não faz o que Jesus disse para fazer. Tiago explicou que tal pessoa está enganando a si mesmo: "E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos" (Tiago 1:22). Ouvindo, e até crendo, pode-se permitir pensar que ele está bem diante de Deus. Mas se ele não obedecer ao Senhor, sua vida tem o fundamento errado.

Só existe uma base sólida. Este é Jesus Cristo e Sua palavra. Paulo explicou aos Efésios que eles haviam sido "edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina" (Efésios 2:20). Esta fundação sólida não é baseada em nossas emoções ou experiências - é baseada na Palavra de Deus. Paulo escreveu: "Assim, a fé vem de ouvir e ouvir pela palavra de Cristo" (Romanos 10:17). Fazer de Jesus e Sua Palavra o fundamento de nossas vidas nos tornará diferentes porque muitas pessoas seguem a Cristo quando é conveniente. Fielmente segui-Lo não é a base de suas vidas; por isso o homem sábio escreveu: "Muitos há que proclamam a sua própria bondade; mas o homem fiel, quem o achará?" (Provérbios 20:6). É raro encontrar alguém que mantém de forma consistente a sua palavra, mas é assim que devemos ser no nosso compromisso de seguir a Cristo. Devemos basear nossas vidas em Jesus e fazer Sua vontade. Se fizermos isso, podemos ter a certeza de que nossos esforços não serão em vão. Paulo escreveu: "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor" (1 Coríntios 15:58).

Conclusão

Como discípulos de Jesus, nossas vidas devem ser diferentes das vidas daqueles no mundo que nos rodeia. No entanto, não devemos ser diferentes simplesmente por uma questão de ser diferente. Devemos ser diferentes porque estamos nos esforçando para seguir Seu caminho e Sua verdade, fazendo Sua obra e produzindo o fruto que Ele deseja, ao mesmo tempo em que baseamos nossas vidas no sólido fundamento da fiel obediência à Sua palavra.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem