Série: Estudo do Espírito Santo (4)

Série: Estudo do Espírito Santo (4)
Não há muita divergência entre os crentes sobre como viver a vida cristã, mas existe uma divergência generalizada entre os crentes sobre como uma pessoa se torna cristã. A discussão se torna mais acirrada e a questão principal é: "Onde alguém começa uma caminhada com Deus, começa neste ponto ou em outro ponto?" Devemos entender que como começamos nossa caminhada com Deus é muito importante.

Nunca houve um nascimento espiritual sem a presença do Espírito Santo. Jesus disse a Nicodemos: 

João 3:3, 5-8 - "3 Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus... 5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo. 8 O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito"

Paulo ensina que o Espírito está presente em nossa conversão. 

2 Tessalonicenses 2:13 – “Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, amados do Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a santificação do espírito e a fé na verdade”

Tito 3:4-7 – 4 Mas quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o seu amor para com os homens, 5 não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, 6 que ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador; 7 para que, sendo justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna”.

A partir dessas escrituras, não há dúvida de que o Espírito Santo faz parte de nosso nascimento espiritual. Mas a questão que se enfurece é "começa com Deus ou começa comigo?"

É importante ter em mente que Jesus disse que o Espírito é como o vento "... você não pode dizer de onde vem ou para onde vai". (João 3:8). Posso não entender as forças da natureza, mas posso ver o resultado. Assim é com o Espírito Santo; eu posso dizer onde o Espírito esteve pelos resultados de sua presença.

O Espírito Santo Confirmou a Mensagem dos Apóstolos

No Pentecostes, vejo os resultados do Espírito Santo. A vinda inicial do Espírito aos discípulos no Pentecostes foi involuntária. Era algo sobre o qual eles não tinham controle.

Atos 2:2-6 – 2 De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. 3 E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. 4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. 5 Habitavam então em Jerusalém judeus, homens piedosos, de todas as nações que há debaixo do céu. 6 Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se a multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua”.

A obra do Espírito Santo no Pentecostes foi convencer os ouvintes de que Deus estava com aqueles que estavam falando. Os ouvintes proclamam "... ouvímo-los em nossas línguas, falar das grandezas de Deus" (Atos 2:11)

Houve uma ocasião em que o Espírito Santo veio sobre Cornélio e sua casa, que ainda não haviam batizado.

Atos 10:44-48 – 44 Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. 45 Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo; 46 porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus. 47 Respondeu então Pedro: Pode alguém porventura recusar a água para que não sejam batizados estes que também, como nós, receberam o Espírito Santo? 48 Mandou, pois, que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então lhe rogaram que ficasse com eles por alguns dias”.

O Espírito Santo vindo sobre os gentios foi a prova de Deus para Pedro que Deus estava com Cornélio e sua família. Pedro entendeu que a presença do Espírito Santo era um sinal de Deus.

Atos 11:15-18- "15 Logo que eu comecei a falar, desceu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós no princípio. 16 Lembrei-me então da palavra do Senhor, como disse: João, na verdade, batizou com água; mas vós sereis batizados no Espírito Santo. 17 Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que dera também a nós, ao crermos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu, para que pudesse resistir a Deus? 18 Ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Assim, pois, Deus concedeu também aos gentios o arrependimento para a vida".

No Pentecostes também vejo a promessa do dom do Espírito Santo. O dom do Espírito Santo foi prometido aos que foram contados para se arrependerem e serem batizados. O dom do Espírito Santo foi condicionado por uma resposta voluntária daqueles que creram na mensagem de Pedro. Enquanto no início do capítulo a vinda do Espírito Santo era involuntária.

Atos 2:37-39 – 37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? 38 Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. 39 Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar"

Em Atos 2, o Espírito Santo confirmou que os homens que pregavam o evangelho pela primeira vez tinham a aprovação de Deus. O Espírito Santo confirmou a orientação que eles estavam recebendo de Deus. No entanto, as pessoas no Pentecostes foram obedientes à mensagem proclamada pelos discípulos. Eles não foram capacitados como os apóstolos. Eles não foram subjugados pelo Espírito.

Quando o Espírito Santo veio à casa de Cornélio, ele não estava isento do batismo. A presença do Espírito Santo era apenas um sinal da aprovação de Deus, mas a presença do Espírito de modo algum isentou a família de Cornélio de obedecer às palavras que Pedro proferiu. Era absolutamente essencial que a casa de Cornélio recebesse o evangelho pregado por Pedro. A presença do Espírito Santo não confirmou que eles haviam sido salvos, mas apenas confirmou que eles eram candidatos à salvação. Eles tiveram a escolha de aceitar ou rejeitar a mensagem; obediência foi uma resposta totalmente voluntária.

O agente do Espírito salvando os perdidos era a Palavra de Deus falada pelos homens. Temos um vislumbre de como o Espírito dirige Filipe para pregar ao eunuco. Não há nada na passagem que diga que o eunuco estava ciente do Espírito Santo dando a Filipe instruções específicas para encontrá-lo.

Atos 8:26-39 – 26 Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai em direção do sul pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza, o qual está deserto. 27 E levantou-se e foi; e eis que um etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adorar, 28 regressava e, sentado no seu carro, lia o profeta Isaías. 29 Disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. 30 E correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes, porventura, o que estás lendo? 31 Ele respondeu: Pois como poderei entender, se alguém não me ensinar? e rogou a Filipe que subisse e com ele se sentasse. 32 Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como a ovelha ao matadouro, e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim ele não abre a sua boca. 33 Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; quem contará a sua geração? porque a sua vida é tirada da terra. 34 Respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? de si mesmo, ou de algum outro? 35 Então Filipe tomou a palavra e, começando por esta escritura, anunciou-lhe a Jesus. 36 E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37 [E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] 38 mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou. 39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco, que jubiloso seguia o seu caminho”.

Inicialmente, o Espírito manda Filipe para a carruagem. No entanto, Filipe prega a Jesus do Antigo Testamento que o eunuco está lendo. Depois de ser ensinado, o eunuco pergunta: "Aqui está água, o que me impede de ser batizado ...", ele responde de maneira voluntária por meio do desejo de obedecer ao que Filipe já pregou nas Escrituras.

O Espírito Santo dá Vida Através da Palavra de Deus

O Espírito dá vida através da Palavra de Deus. Em todos os casos acima, vemos os discípulos e aqueles que buscam a Deus seguindo as instruções do Espírito Santo. Cada pessoa é gerada através do evangelho pregado em cada ocasião.

Tiago 1:18, 21 – 18 Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas... 21 Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas”.

1 Coríntios 4:15 - “Porque ainda que tenhais dez mil aios em Cristo, não tendes contudo muitos pais; pois eu pelo evangelho vos gerei em Cristo Jesus”.

1 Tessalonicenses 1:4-6 – 4 conhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição; 5 porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo e em plena convicção, como bem sabeis quais fomos entre vós por amor de vós.6 E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo”.

João 6:63 - “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida”.

A Palavra de Deus é Viva e Ativa

Eu gostaria que vocês lembrassem como discutimos na primeira lição que o Espírito Santo é a força que dá vida na criação. É Ele que possibilitou que a semente de um fruto reproduzisse a vida.

É também o Espírito Santo que dá poder gerador de vida à Palavra de Deus, à medida que ela é implantada em nossos corações.

A Palavra de Deus é a espada do Espírito que Deus usa para penetrar em nossos corações.

Hebreus 4:12 – “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.

Efésios 6:17-18 - 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos”

O Espírito Santo é Dado ao Obediente

Pedro afirma que o Espírito Santo é dado aos obedientes. Quando somos convencidos de nossos pecados e nos voltamos para Deus em obediência, Deus nos dá seu Espírito Santo.

Atos 5:32 – “E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem"

Deus envia seu Espírito Santo aos corações daqueles que creem para dar-lhes vida e ordenar suas vidas.

Gálatas 4:6 – “E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai"

Nós devemos ter o Espírito Santo para ser Cristão.

Romanos 8:9 – “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”.

Deus prometeu o dom do Espírito Santo no Pentecostes através do arrependimento e do batismo.

"38 Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. 39 Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar" (Atos 2:38-39)

A Palavra de Deus é a Espada que o Espírito Santo usa para abrir o coração de uma pessoa para receber o Espírito que dá vida. Quando alguém entrega a sua vida a Deus no batismo, Deus envia seu Espírito Santo para o coração dessas pessoas para dar à essa pessoa a vida espiritual. (Gálatas 4:6)

João 7:38-39 – 38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. 39 Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado”.

Tito 3:4-7 – 4 Mas quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o seu amor para com os homens, 5 não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, 6 que ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador; 7 para que, sendo justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna”.

O dom do Espírito Santo no batismo é nada menos que o dom de um renascimento espiritual. É o presente da vida.

Deus Dará o Seu Espírito a Quem Lhe Pedir.

Lucas 11:13 – “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”

É nossa escolha sermos preenchidos pelo Espírito Santo. O Espírito Santo só pode habitar no filho de Deus na medida em que o filho de Deus escolhe se render. Podemos escolher ser cheios do poder do Espírito ou podemos escolher extinguir o trabalho do Espírito.

Efésios 5:18-20 – 18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito, 19 falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, 20 sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”

Podemos extinguir o trabalho do Espírito resistindo a sua liderança e, assim, entristecer o Espírito Santo.

Atos 7:51 – “Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; como o fizeram os vossos pais, assim também vós"

1 Tessalonicenses 5:19 – “Não extingais o Espírito”

Efésios 4:30 – “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção”.

Deus Pode Tirar o Seu Espírito Santo de Você.

Salmos 51:11 – “Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito”.
Isaías 63:10- “Eles, porém, se rebelaram, e contristaram o seu santo Espírito; pelo que se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles”.

Nós blasfemamos contra o Espírito Santo quando recusamos sua direção para nossas vidas. Se recusarmos a mensagem do Espírito Santo para nossas vidas dadas através do evangelho, não haverá outra mensagem. A mensagem do Espírito Santo como dada na Bíblia é a última mensagem dada por Deus. Rejeitar é blasfemar contra o Espírito Santo.

Mateus 12:32 – “Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro”.

Marcos 3:28-29 – 28 Em verdade vos digo: Todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, bem como todas as blasfêmias que proferirem; 29 mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca mais terá perdão, mas será réu de pecado eterno”.

A frutificação da Palavra de Deus em nossas vidas é a prova da presença do Espírito. Nenhuma pessoa pode produzir este fruto sem o poder da vida dando Espírito. Ele só pode ser produzido através do poder vivificante do Espírito, a medida que se deseja ser obediente à Palavra. O Espírito nos enche quando procuramos conhecer a vontade de Deus para nossas vidas. É então que Ele produz frutos em nossas vidas.

Gálatas 5:22-26 – 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. 26 Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros”.

Não há meio de fazer com que a Palavra de Deus dê frutos. Seria como tentar fazer um grão de milho crescer pelo seu próprio poder. Nós só podemos cultivar nossos corações para receber a palavra implantada. É nosso desejo obedecer a Palavra que cultiva nossos corações para o trabalho do Espírito através da Palavra. Quando separamos a Palavra de Deus do poder do Espírito de Deus, a Bíblia se torna uma carta que mata, pois somos impotentes para fazê-la dar frutos em nossas vidas.

2 Coríntios 3:6 – “o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica”.

Conclusão: Se renda ao poder do Espírito para a sua vida, buscando seu poder para obedecer aos seus mandamentos.

2 Tessalonicenses 2:13-14 – 13 Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, amados do Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a santificação do espírito e a fé na verdade, 14 e para isso vos chamou pelo nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem