Série: Fé - A Substância Das Coisas Esperadas

Série: Fé - A Substância Das Coisas Esperadas
Texto: Hebreus 11

Introdução: Hebreus 11 é por vezes referido como o grande capítulo da fé, ou “galeria dos heróis da fé”. Essas e outras descrições deste capítulo são precisas. A fé é uma parte importante da vida cristã - você não pode se tornar um cristão sem ela, você não pode agradar a Deus sem ela e você não irá para o céu sem ela.


Uma das preocupações que o escritor hebreu tinha era a fraca fé daqueles a quem ele estava escrevendo e, portanto, ele deu-lhe considerável atenção. Esta noite quero começar uma série de estudos sobre a fé daqueles sobre os quais lemos neste capítulo. É minha esperança que, ao estudarmos essas coisas, possamos compreender melhor o que a fé envolve, quando notamos os vários exemplos a que o autor se refere e que nossa fé será aumentada.

I. O Que é Fé?

A. A palavra grega é baseada em um termo que significa “conquistar, persuadir”. O WS Dictionary diz sobre esta palavra, “subjetivamente, significando persuasão firme, convicção, crença em qualquer verdade, veracidade… Objetivamente significando aquilo que se crê, doutrina, os artigos de fé recebidos”.
1. W. E. Vines diz que significa “primariamente persuasão firme, uma convicção baseada na audição”.
2. Precisamos entender que é mais do que simplesmente acreditar em algo - é uma crença que gera confiança.
3. Uma criancinha uma vez definiu a palavra fé como - “Abandonando tudo que eu confio nele”
4. Fé em Deus significa que você confia nele. Quando você tem fé em seus irmãos, significa que você pode confiar que eles estarão lá para você, para fazer o que é melhor para você e fazer o que eles dizem.
5. Ao estudarmos os exemplos de Hebreus 11, veremos essa confiança em sua fé.

B. Outro pensamento a considerar é o uso objetivo dessa palavra. Por objetivo queremos dizer aquilo que se crê. Para entender a importância da fé, considere que, por vezes, todo o nosso sistema de crença é referido como "a fé" (Judas 3, Romanos 1:5, 16:26, etc.). O que isso significa é que nós CONFIAMOS que a palavra de Deus é verdadeira e nosso guia na vida.
1. Quando Romanos 1:17 fala do evangelho, “pois nele a justiça de Deus é revelada de fé em fé”, fala dessa fé objetiva que leva à nossa fé subjetiva ou a CONFIANÇA na palavra de Deus nos leva a CONFIAR em Deus.

C. Hebreus 11:1 em nosso texto descreve essa fé.
1. Alguns dizem que esse versículo define o que é fé. Enquanto preparava este estudo, lutei com o modo como esse versículo é uma definição de fé. Minha conclusão é que não é. Pelo contrário, é uma descrição da fé. Mais do que isso, descreve o que a fé faz.
2. A substância das coisas esperadas.
a. A palavra substância significa “colocar embaixo. Em geral, aquilo que fundamenta o aparente, portanto, a realidade, essência, substância”. Thayer chama de“ subestrutura, fundação ”. Assim, a fé é a substância da nossa esperança.
b. O que é esperança? A palavra significa "esperar com desejo". Você deseja algo que você espera receber.

- Tudo o que fazemos como cristãos é baseado em nossa esperança - da vida eterna (Tito 1:2, 3:7), estando na presença de Deus, que Deus está satisfeito com nossa conduta, a fidelidade de Deus para cumprir Suas promessas, a palavra de Deus em si (Romanos 10:17 - fé vem pela audição), etc.

- Estas são todas as coisas que não podemos ver com o olho humano, mas nós sabemos e confiamos que elas estão lá e nós os antecipamos. Como? Pela nossa fé.

- 2 Coríntios 5:7, “porque andamos por fé e não por vista”

c. O que foi que levou Abraão a deixar sua terra natal e seguir a Deus? Foi a sua fé. Ele saiu antecipando que receberia aquilo que Jeová Deus lhe prometera. Ao examinarmos os exemplos de Hebreus 11, veremos que cada exemplo demonstra essas descrições.
d. Hebreus 6:19 diz, falando das promessas de Deus, “a qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até o interior do véu”. Nossa FÉ é a âncora.
3. A evidência das coisas não vistas.
a. A palavra evidência significa “convicção… certa persuasão”. Thayer diz da palavra, “uma prova, aquela pela qual uma coisa é provada ou testada”. A palavra é encontrada 3 vezes no Novo Testamento - Aqui e em –

- Mateus 18:15 onde fala para ir ao seu irmão e repreende-lo (apresente sua prova)

- 2 Timóteo 3:16 - toda a escritura é proveitosa “para ensinar, para repreender, para corrigir,…”

b. Quando vejo a palavra evidência, penso em um julgamento em que a prova é apresentada para provar a culpa ou a inocência de alguém. Às vezes as evidências não são diretas, mas circunstanciais - ou seja, mesmo que não houvesse testemunhas, há evidências suficientes para provar, sem sombra de dúvida, que uma delas estava envolvida (ex. cronogramas, motivos, até mesmo evidências físicas, como DNA - que pode provar que alguém estava na cena do crime)
c. Entenda que nossa religião NÃO é uma fé cega. Há provas ou evidências por trás daquilo em que acreditamos:

- Embora não tenhamos visto a Deus, temos evidências de que Ele existe. Romanos 1:20 - Seus atributos invisíveis são vistos claramente sendo entendidos pelas coisas que são feitas

- Nós não vimos Jesus, mas cremos nele. 1 Pedro 1:6-9: “1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos peregrinos da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia. 2 eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós, 5 que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo; 6 na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações, 7 para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; 8 a quem, sem o terdes visto, amais; no qual, sem agora o verdes, mas crendo, exultais com gozo inefável e cheio de glória, 9 alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas”.

- A palavra de Deus em si é um documento de fé. Nós acreditamos que seja a palavra de Deus (inspirada) e, portanto, proveitosa (2 Timóteo 3:16-17). As provas incluem profecias, histórico de escrita, relevância, etc.

d. Mas aqui, nossa própria fé é descrita como prova do que não vemos fisicamente. Por que temos fé? Porque Deus nos fez assim. É outro elemento que nos diferencia do resto da criação viva. O fato de termos a capacidade de acreditar naquilo que não podemos ver é evidência em si.

- Temos a capacidade de olhar para a criação e ver Deus, estudar a Bíblia e ver sua relevância e origem. Crer em Jesus, etc.

- Nós antecipamos o céu quando esta vida acabar por causa da nossa fé convicta.

e. Novamente, ao examinar exemplos de Hebreus 11, você vê essa “evidência” produzindo fé em suas vidas. Pela fé, José fez menção de seus ossos, Moisés deixou as riquezas do Egito, etc.
Assim, podemos ver o que é fé e temos uma boa ideia do que isso envolve. Mas vamos agora considerar ...

II. A Importância da Nossa Fé

A. Hebreus 11: 6 - sem ela não podemos agradar a Deus.
1. Tiago 1:6 adverte que quando oramos a Deus, deve ser em fé, ou então é em vão, até mesmo um insulto a Deus.

B. Romanos 14:23 - “o que não vem da fé é pecado”. Em tudo o que fazemos nesta vida, deve ser baseado em nossa fé, sem duvidar.

C. 2 Pedro 1:5 - a base da nossa religião. Uma vida frutífera em Cristo Jesus é construída sobre a nossa fé. Todas as “graças cristãs” dependem de uma fé adequada.

D. 1 Pedro 1:9 - alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.
Entendendo a importância da fé, vamos concluir notando mais algumas coisas que nos é dito sobre nossa fé.

III. Fatos Sobre a Fé

A. Efésios 4:5 - existe somente “uma fé”, não muitas. Entenda irmãos, o que cremos é importante. Nem todo mundo que diz crer será salvo.

B. Nós temos que viver pela fé - Gálatas 2:20 - Paulo viveu “pela fé no Filho de Deus…”
1. Habacuque 2:4 diz: “O justo viverá da fé”. Esse versículo é citado pelo menos três vezes no Novo Testamento - Romanos 1:17, Gálatas 3:11, Hebreus 10:38. Curiosamente, um autor observou que nestas três passagens, a ênfase é feita em diferentes aspectos dessa citação do Antigo Testamento.
2. Romanos 1:17 - o justo viverá da fé
3. Gálatas 3:11 - o justo viverá da fé
4. Hebreus 10:38 - o justo viverá da fé (eles precisavam de perseverança)

C. Efésios 2:8 observa que a fé desempenha um papel em nossa salvação - "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé..."

D. No entanto, somos justificados NÃO somente pela fé - Tiago 2:24

E. Nós demonstramos nossa fé por nossas ações (obras) - Tiago 2:18

F. “Conforme a tua fé” - Mateus 9:29

G. Mateus 23:23 - A fé é descrita como um "assunto mais importante da lei" - um fundamento sobre o qual você obedece à vontade de Deus

H. Em 1 Tessalonicenses 1:3 é descrita como um trabalho, ou seja, "vossa obra de fé"

I. Judas 3 - precisamos lutar fervorosamente pela fé

Existem muitas outras passagens que tratam da fé em nossas vidas. Nas próximas semanas, espero que cheguemos a uma melhor compreensão da profundidade da fé que precisamos para suportar o que vier em nossa vida nesta vida, à medida que examinarmos o contexto, bem como os vários exemplos de fé mencionados neste capítulo. A SUA FÉ É O QUE DEVE SER?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem