Orando em Todo Tempo no Espírito

Orando em Todo Tempo no Espírito
Texto: Efésios 6:18-24

Introdução: Paulo era um homem de oração. A oração era o segredo de sua vida, de sua incrível influência, de seu sofrimento e resistência, de sua paixão ardente pelas almas dos homens, e, consequentemente, ele é o único homem, além do próprio Senhor Jesus, que está mais qualificado para nos instruir na arte sagrada de orar. Nos versículos diante de nós, existem sete verdades vitais sobre a oração.

1. A Oração é o Grande Essencial

Paulo fala da armadura que devemos vestir e depois continua sem interrupção - “com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito”. É extremamente importante que um soldado tenha a armadura certa e esteja equipado com uma espada, mas o que é igualmente importante é que o soldado mantenha uma comunicação constante com seu comandante em chefe (Hebreus 2:10). O cristão, enquanto está no campo de batalha, está em contato direto com o trono de Deus, e a linha de oração da comunicação com nosso Senhor ressuscitado nunca deve ser quebrada. A oração é o grande essencial: certamente não é opcional; é fundamental.

2. Devemos Orar em Todo Tempo.

Paulo não apenas nos exorta a orar, mas a orar “em todas as ocasiões”, e isso nos lembra 1 Tessalonicenses 5:17, o que significa que devemos procurar viver na própria atmosfera e atitude de oração. É muito importante que tenhamos estabelecido horários para a oração - como Daniel, que orava três vezes ao dia (Daniel 6:10); como Davi, que orava três vezes ao dia (Salmo 55:17), e mais tarde nos disse que orava sete vezes ao dia (Salmo 119:64); e como o Salvador que constantemente se retirava para o lugar de oração (Lucas 6:12). Então, podemos orar em momentos especiais: por exemplo, quando estamos com problemas (Salmo 55:16); quando precisamos de orientação (Tiago 1:5); quando tentado (Salmo 69:1); quando perseguido (Salmo 7:1); quando notícias perturbadoras chegam (Isaías 37:14); quando a doença ameaça (Tiago 5:14); e sempre que houver necessidade de qualquer tipo (Filipenses 4:6).

3. Devemos Empregar Todos os Tipos de Oração.

“...com toda a oração e súplica”, sugere que a oração pode consistir em adoração, louvor, ação de graças, petição, súplica ou intercessão. Mas considere os seguintes três "tipos" de oração - oração individual (Mateus 6:6); a oração do acordo (Mateus 18:19); e oração corporativa (Atos 12:5).

4. Devemos Continuar Orando.

Devemos sempre continuar orando e permanecer alerta (versículo 18) - observe Lucas 18:1 e compare Lucas 11:5-8. Precisamos de persistência - observe 1 Reis 18:43. As palavras “vigiando com toda a perseverança” indicam que há perigos na oração, e também existem! Existe o perigo de: (1) Distração. Quantas vezes outras coisas se amontoam e nos impedem de orar! (2) Desinclinação. Isso pode ser devido ao cansaço ou à preocupação com as coisas do mundo; (3) Desânimo. Talvez tenhamos orado uma vez, ou até duas vezes, e então ficamos impacientes porque a resposta não chegou! (4) Desespero. A situação às vezes parece tão impossível - até para Deus! - então, em vez de confiar nEle, somos surpreendidos com um sentimento de frustração e até de futilidade de oração; (5) Derrota. Sim, derrota esmagadora! - observe Juízes 16: 20.

5. Devemos Orar Por Todos os Santos.

É claro que é impossível orar individualmente por todos os santos e, no entanto, em um sentido geral, e certamente em um sentido sistemático, podemos fazê-lo. Podemos orar, por exemplo, regular e sistematicamente por: (1) santos sofredores; (2) santos pecadores. Você já orou por isso? - para os cristãos que são tentados e vencidos pelo mundo, pela carne e pelo diabo - desviados que foram atacados pelas artimanhas do Inimigo? (3) santos encarcerados. Muitos que amam o Senhor são postos de um lado pela doença, e essa doença foi permitida para promover o evangelho (Filipenses 1:12). Esses aflitos precisam de oração para receber graça para testemunhar o poder e a suficiência de Cristo. Ore pelos novos convertidos (Atos 9:17); pelos trabalhadores na seara (Mateus 9:38); para a impressão de literatura cristã (Salmo 43:3); por portas abertas para o evangelho (1 Coríntios 16:9); para que o poder de Satanás seja quebrado (Lucas 13:12-16)...

6. Devemos Orar Pelos Trabalhadores na Vanguarda da Batalha.

Os versículos 19 e 20 nos ensinam que aqueles que estão em posições de destaque no serviço cristão precisam especialmente das orações do povo de Deus - observe Atos 4:29. Como devemos orar por pregadores, evangelistas, professores e líderes no campo de colheita de Deus? Para que tenham sabedoria, ousadia e graça para pregar o evangelho.

7. Toda a Nossa Oração Para Ser Eficaz Deve Ser “No Espírito”.

Aqui está o segredo de tudo - “no Espírito” (versículo 18) - compare Romanos 8:26-27.
É gloriosamente verdade que, como escreveu William Cowper, "Satanás treme quando vê o santo mais fraco de joelhos"; e Alfred Lord Tennyson estava certo quando escreveu:

“Mais coisas são feitas pela oração do que este mundo sonha, portanto, que tua voz se levante como uma fonte diante de mim noite e dia. Para que são os homens melhores do que as ovelhas e cabras que nutrem uma vida cega no cérebro, se, conhecendo a Deus, não levantam mãos de oração, tanto para si como para aqueles que os chamam de amigos?”
Postagem Anterior Próxima Postagem