Série: Grandes Palavras do Evangelho - Certeza

Série: Grandes Palavras do Evangelho - Certeza
Texto: 1 João 5:1-13

Introdução: A palavra-chave deste estudo é a palavra SABER. Observe 1 João 5:13 e compare as seguintes referências na Epístola de João, onde a palavra saber ocorre: - 2:3-5,11,21,29; 3:2,5,14,15,19,24; 4:2,6,13; 5:2,13,15,18-20. Está muito claro que Deus quer que saibamos, para ter certeza absoluta de que, para aqueles que são Seus filhos, tudo está bem para o tempo e a eternidade!

Se existe uma palavra mais do que qualquer outra que caracterize ou descreva os tempos em que vivemos, certamente essa palavra é incerteza. Tudo ao nosso redor, tudo temporal, é incerto e, consequentemente, o coração dos homens está cheio de medo, ansiedade e depressão - observe Lucas 21:26.

A incerteza é o melhor que Deus pode nos dar? Não! Deus quer que Seu povo tenha certeza. A única palavra que deve caracterizar e descrever o filho de Deus, o cristão, é a palavra certeza. Ele quer que saibamos, tenhamos certeza, tenha certeza! Mas como podemos ter certeza? Qual é o fundamento de nossa certeza? A Palavra de Deus é o fundamento de nossa confiança. Deus falou, e Sua Palavra é certa e não pode falhar (Mateus 24:35; 1 Pedro 1:23,25). Sua Palavra, a Bíblia, foi escrita para que possamos SABER - o que?

1. Ele Quer Que SAIBAMOS Que O Senhor Jesus é Nosso Salvador Pessoal.

A primeira garantia que Deus quer que tenhamos é a segurança de uma Pessoa, Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo - Observe 2 Timóteo 1:12 e observe as palavras: "eu sei em quem tenho crido...", ou seja, "Eu O conheço ..."! Este é o privilégio de todo filho de Deus, conhecê-Lo pessoalmente como Salvador e Senhor. 

Quão maravilhoso é que, quando o mundo inteiro está cheio de incertezas, eu O conheço por mim mesmo, Aquele que se assenta no trono (Hebreus 8:1; 12:2)! Como posso ter certeza de que realmente o conheço e que Ele está em meu coração e vida? Certifique-se de recebê-lo (Apocalipse 3:20) e, tendo feito isso, aceite-o com Sua palavra - "Eu entrarei!"

2. Ele Quer Que SAIBAMOS Que Todos os Nossos Pecados São Apagados e Perdoados.

Se somos cristãos, nossos pecados são - perdoados - não podem ser, mas são! (1 João 2:12). Não é uma presunção crer na Palavra do Senhor Jesus, e Ele diz a todo cristão - Marcos 2:5. Quando o Senhor Jesus morreu na cruz do Calvário, Ele morreu para perdoar nosso pecado (Isaías 53:5-6; João 1:29 e 1 Pedro 2:24), e quando cremos nesse fato e O recebemos em nossa vida, temos o Seu perdão - observe Atos 13:38-39 e compare o Salmo 32:1 e 103:12! Você tem certeza de que seus pecados são perdoados?

3. Ele Quer Que SAIBAMOS Que Passamos da Morte Para a Vida.

Por natureza, estamos espiritualmente mortos (João 5:40; Romanos 5:12; Efésios 2:1); mas quando nos tornamos cristãos, nascemos de novo (João 1:11-14); e recebemos uma nova vida, Sua vida (João 10:10); vida eterna (João 10:27-29; 1 João 5:11-12). Agora, procure a grande palavra de segurança em 1 João 3:14. Você sabia que nasceu de novo e passou da morte para a vida (João 5:24)? Na Primeira Epístola de João, existem cinco marcas, ou evidências, do novo nascimento, da nova vida. Procure-os e veja se você realmente nasceu de novo:

  • 1 João 2:29 - você deseja agradar a Deus?
  • 1 João 3:9 - você não gosta mais de pecar?
  • 1 João 3:14 - você ama outros cristãos?
  • 1 João 5: 1 - você reconhece Sua soberania?
  • 1 João 5: 4 - você tem poder para vencer?

4. Ele Quer Que CONHEÇAMOS o Seu Plano e Propósito Amorosos Para a Nossa Vida.

O incrédulo apenas flutua pela vida, esperando o melhor, e ele não tem resposta ou garantia quando se depara com os problemas e perplexidades da vida. Mas o crente tem uma garantia muito maravilhosa - veja em Romanos 8:28-30.

Na intenção e propósito de Deus, todo crente já é conhecido, predestinado, chamado, justificado e glorificado! Que garantia esse fato dá! Mas, em particular, observe o versículo 28; quando nos tornamos cristãos, não nos tornamos imunes a provações, problemas, tristezas, perdas, decepções etc., mas em e por todas essas experiências sabemos - o quê? Que - "Em todas as coisas Deus trabalha para o bem daqueles que o amam ......". Não podemos entender todos os caminhos de Deus agora, mas nossa garantia é de que tudo está bem e que entenderemos um dia (João 13:7).

5. Ele Quer Que SAIBAMOS Que Tudo o Que Está Acontecendo no Mundo Hoje Está Caminhando Para o Cumprimento de Sua Vontade, Quando O Senhor Jesus Será Rei Dos Reis e Senhor Dos Senhores.

Essa deve ser nossa abençoada garantia - observe Jó 19:25-27. Sabemos que "Deus está cumprindo Seu propósito, conforme o ano sucede a ano", e que no final O veremos (Apocalipse 1:7), e estaremos com Ele em Sua vitória (Apocalipse 3:21). Como é bom saber disso!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem