Série: Grandes Palavras do Evangelho - Adoção


Série: Grandes Palavras do Evangelho - Adoção
Texto: Romanos 8:1-17

Introdução: Em Êxodo 2:10 (compare Hebreus 11:24), Ester 2:7 e em Lucas 15:11-24, temos três ilustrações de adoção, e estas nos ajudarão a responder à pergunta: O que significa Adoção? Significa - a colocação de um filho.

Quando nascemos de novo, tornamo-nos filhos da família de Deus (João 1:12-13), e Deus se torna nosso amoroso Pai Celestial (João 6:32). Mas nós não apenas nos tornamos filhos de Deus; nos tornamos filhos de Deus e herdeiros legalmente reconhecidos - observe Romanos 8:14-17. Assim, por adoção, Deus nos dá um novo status, e esse novo status, ou posição, ao mesmo tempo nos leva ao lugar de novo privilégio e de nova responsabilidade.

1. Privilégios da Adoção

De acordo com Efésios 1:4-5, nós, como crentes, fomos adotados no propósito de Deus "antes da criação do mundo". Quais privilégios e bênçãos são nossos como resultado de nossa adoção?

A. Nós recebemos o seu ESPÍRITO. Observe Romanos 8:15 e Gálatas 4:6. Todo filho de Deus já recebeu o Espírito Santo da adoção, pelo qual ele vem a Deus e o chama de "Pai".

B. Nos foi dado o seu NOME. Quando uma criança é adotada por pais terrenos e é legalmente registrada como filho, ela geralmente leva o nome dos pais. Deus nos trouxe para Sua família e nos deu o status de filhos e o privilégio de levar Seu nome - veja Efésios 3:14-15. E qual é o NOME dos nomes que carregamos? - compare Atos 11:26; 26:28; e 1 Pedro 4:16.

C. Estamos sendo conformados à Sua IMAGEM. Observe Romanos 8:29 e observe que, quando nos tornamos filhos de Deus, o Espírito Santo, que entra em nosso coração, começa a nos conformar ou a transformar-nos à semelhança do Senhor Jesus (2 Coríntios 3:18). O plano de Deus é que sejamos como Ele, e quando o virmos, seremos como Ele (1 João 3:2).

D. Devemos esperar Sua CORREÇÃO. Não se engane: é uma bênção, um privilégio a ser desfrutado por aqueles que são filhos de Deus! Estude Hebreus 12:6-11 com cuidado. Quando a mão disciplinadora de Deus está sobre nós, devemos nos alegrar, porque - Filipenses 1:6.

E. Podemos experimentar Seu CONFORTO. Observe 2 Coríntios 1:3-4 e Isaías 66:13. Observe a maravilhosa figura que nosso Senhor nos dá em Mateus 23:37. Isso muda a metáfora, mas enfatiza a mesma verdade, a saber, que o Senhor nos protege e nos conforta assim como uma galinha junta seus pintainhos sob suas asas.

F. Devemos desfrutar de Sua LIBERDADE. Em Romanos 8:19-23, Paulo fala da liberdade do pecado, e tudo o que resultou do pecado, que um dia será experimentado por toda a criação, e ele compara isso à liberdade que todo filho de Deus pode desfrutar. Os servos não têm a liberdade que os filhos têm - e nós somos filhos! - compare João 15:13-15.

G. Nós vamos compartilhar Sua GLÓRIA. Observe Romanos 8:17. Sentaremos com Ele em seu trono e o desfrutaremos por toda a eternidade!

Esses são alguns dos privilégios dos adotados. Mas todo privilégio traz consigo uma responsabilidade, como Pedro diz - 2 Pedro 3:11.

2. Responsabilidades da Adoção

Vamos colocar os Privilégios e as Responsabilidades lado a lado:

A. Recebemos o Seu Espírito: tenhamos cuidado para não entristecê-lo. Observe Efésios 4:30 e leia os versículos 17 a 32 e observe algumas das coisas que O entristecem. Não há maior incentivo para a vida santa do que o lembrete constante de que o Espírito Santo habita nela.

B. O nome dele nos foi dado: cuidemos para que não lhe desonramos. Observe Atos 9:15 e 2 Timóteo 2:19 e, em contraste, observe Atos 5:41. Nada impede a obra de Deus mais do que quando os cristãos trazem desonra ao Seu nome.

C. Estamos sendo moldados à Sua imagem: sejamos submissos às mãos do Oleiro. Observe Jeremias 18:1-6 e Isaías 64:8. Às vezes, o trato dele com a gente pode ser doloroso e muitas vezes será desconcertante - mas sempre é para o nosso bem (Romanos 8:28).

D. Devemos esperar Sua correção: sejamos exercitados por ela. Observe Hebreus 12:11 e 1 Coríntios 11:27-32. Em todo tempo de prova, devemos perguntar: “Que nova lição o Senhor está tentando me ensinar?”

E. Podemos experimentar Seu conforto: vamos fazê-lo e compartilhá-lo com os outros. Procure 2 Coríntios 1:4. A margem diz "encoraja" - compare Hebreus 10:25 (margem). Quão maravilhoso é podermos experimentar Seu conforto! - mas tenhamos cuidado para não nos tornarmos egoístas e egocêntricos no desfrute de suas bênçãos.

F. Devemos desfrutar de Sua liberdade: sejamos vitoriosos sobre toda forma de escravidão carnal ou legal. Observe João 8:36 e compare Romanos 8:2. Lázaro ressuscitou dos mortos, mas ele tinha “ligados os pés e as mãos com faixas, e o seu rosto envolto num lenço” (João 11:44) - trabalhe, ande e testemunhe!

G. Vamos compartilhar Sua glória: sejamos humilhados por essa perspectiva arrebatadora. Observe Apocalipse 1:17. Agora não deixe de ler 1 João 3:1-2!

Conclusão: É maravilhoso que Deus não apenas nos adote de maneira legal e prática, mas também há uma adoção espiritual e emotiva que Ele também realiza, por Seu Espírito. Então Deus não nos deixa ser adotados em Sua família de uma maneira técnica, para que sintamos que somos estranhos em Sua família, mas Ele derrama Seu Espírito em nossos corações e choramos Abba! Pai!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem