Sete Verdades Sobre a Igreja

Texto: Efésios 3:1-12

Introdução: Esses versículos nos apresentam sete verdades sobre a Igreja, e é muito importante que entendamos.

1. O MISTÉRIO da Igreja.

A palavra “mistério” ocorre nos versículos 3, 4 e 9. Não significa aquilo que é obscuro ou ininteligível, mas significa um segredo divino que é conhecido apenas por aqueles a quem é revelado - observe o versículo 3 e compare com 1 Coríntios 2:7-12.

A revelação especial da verdade da Igreja foi primeiramente feita a Paulo, mas ele não teria entendido o significado dispensacional do “mistério” da Igreja, além da revelação dada a ele por Deus; e da mesma forma, não podemos entender o significado do “mistério” sem a ajuda e a iluminação do Espírito Santo.

Para um estudo mais aprofundado, observe Romanos 11:25; 1 Coríntios 15:51; Efésios 3:3-4 e 6:19; 1 Timóteo 3:16.

2. O SIGNIFICADO da Igreja.

O que queremos dizer quando falamos da Igreja? O que Deus quer dizer? Não estamos pensando em um templo, isto é, em um edifício; estamos pensando na Igreja - versículo 10, e no versículo 6 nos dizem o que é a Igreja e como é composta.

A palavra-chave aqui é a palavra "Corpo". A Igreja, então, é o Corpo de Cristo - compare Efésios 4: 12, 15 e 16 e Colossenses 1:18. Se a Igreja é o Corpo de Cristo e Ele é a Cabeça do Corpo, que são os membros da Igreja e como eles se tornam membros?

3. Os MEMBROS da Igreja.

O versículo 6 nos diz que a Igreja, que é o Corpo de Cristo, é composta de judeus e gentios. Este é o "mistério" - que judeus e gentios deveriam se unir em um corpo era algo totalmente novo. Mas como é formado o “Corpo”, a Igreja? É formado “através do evangelho” (versículo 6); isto é, pela pregação do evangelho.

Quando o evangelho é pregado, o Espírito Santo convence e converte, as almas nascem de novo - judeus e gentios - e são batizadas no Corpo de Cristo - 1 Coríntios 12:13. É isso que o Espírito Santo está fazendo hoje (Atos 15:13-14), e somente aqueles que nasceram de novo e foram lavados no precioso sangue de Cristo são membros verdadeiros da Igreja, que é o Seu Corpo.

4. A MISSÃO da Igreja.

Qual é a função da Igreja no mundo? É uma função dupla, como os versículos 8 e 10 deixam claro. O propósito e ministério da Igreja no mundo é que os homens possam ouvir o evangelho, e que, para os anjos e as hostes invisíveis, se torne conhecida “a multiforme sabedoria de Deus”.

Observe a mensagem da Igreja - "as riquezas insondáveis ​​de Cristo" e "a multiforme sabedoria de Deus" - não apenas ética, moral, filosofia ou política!

A missão da Igreja não é apenas reunir pessoas para propósitos "religiosos"; não é competir com o mundo em coisas mundanas, nem é converter o mundo. A missão da Igreja é evangelizar o mundo - veja Mateus 28:19.

5. Os MINISTROS da Igreja.

O versículo 7 nos diz que Paulo era um ministro ou servo da Igreja e, portanto, do evangelho, mas a palavra aqui não é usada em nenhum sentido oficial. Todos os verdadeiros membros da Igreja são ministros da Igreja e são responsáveis ​​por participar da proclamação do evangelho.

Observe como nos tornamos ministros ou servos. Paulo escreve: “do qual fui feito ministro, segundo o dom da graça de Deus” (versículo 7). Se a pergunta for feita: “Como são feitos os ministros?”, A resposta é que Deus os faz! - compare Efésios 4:11.

6. As MARCAS da Igreja.

Esta parte das escrituras nos diz também algumas das características dos homens e mulheres, judeus e gentios, que são membros da Igreja. Como eles são ou como devem ser?

Observe as cinco marcas a seguir que devem caracterizar todos os membros do Corpo de Cristo:

(1) Cativeiro. Somos escravos do Senhor Jesus? (verso 1);
(2) Irmandade. As palavras “herdeiros” e “compartilhadores” nos lembram o que compartilhamos em Cristo (versículo 6);
(3) humildade. (versículo 8);
(4) testemunho. (versículo 8);
(5) aceitação. (versículos 11-12). Sublinhe as palavras "ousadia”, "acesso", "confiança" e "Nele".

Mas quem é suficiente para essas coisas? Podemos cumprir esse alto chamado em nossa própria força? Não! Observe finalmente...

7. O PODER da Igreja.

Isso é indicado no versículo 7 nas palavras "o dom da graça de Deus me foi dado"; e também nas palavras "através da operação de Seu poder".

Há quem pense que, como o testemunho da Igreja hoje é frequentemente fraco e ineficaz e muitos cristãos têm um coração fraco, a Igreja declinará até que ela desapareça completamente! - mas a Igreja nunca falhará, porque o Senhor Jesus Cristo é seu Fundador, sua Fundação, seu Construtor, e Ele garantiu que nenhum poder na Terra ou no Inferno prevalecerá contra Sua Igreja - observe Mateus 16:13-18 e 1 Coríntios 3:11.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem