Como Despertar e Avivar o Espírito Missionário

Como Despertar e Avivar o Espírito Missionário

Texto: Mateus 9.36-38; 10.6-8

Introdução: O espírito missionário se aprende na escola de Jesus. Os doze foram chamados para fazer tal classe de obra; e Jesus não os enviou antes de estarem prontos. Vejamos como se formou neles tal espírito.

As principais etapas de seu desenvolvimento foram:

I. A Observação da Necessidade Espiritual Das Pessoas

É dito que Jesus, “vendo as multidões, teve compaixão”

Os discípulos foram enviados a observarem a miséria do povo. O mesmo fez Jesus em Samaria (João 4:35). Ele os fez ver e apreciar a necessidade. Necessita-se o mesmo hoje. Mais que miséria física há a miséria espiritual: este é um grande problema da civilização moderna. Não as veem os políticos, nem os reformadores. Nós as vemos?

II. A Compaixão

“Teve compaixão”. Jesus quis inspirá-los a tal sentimento, que abundava nele. Teve compaixão da mãe na cidade de Naim; da multidão faminta; da pecadora que o ungiu; da mulher acusada de adultério; etc. Há muita compaixão hipócrita — de palavra — mas muito egoísmo no fundo.

A compaixão nos faz sofrer. Preferimos não ver nem pensar nas misérias alheias. E que miséria maior que a dos pecadores perdidos! Ex.: Paulo em Atenas. Romanos 9:1, 2.

III. A Oração

“Orai…” Somos incapazes de remediar tanto mal. Deus é quem pode proporcionar os meios de salvação. O Evangelho; os mensageiros.

A oração sincera é a expressão de nosso interesse.

IV. A ação

“Ide… pregai” (10:6,7). O mesmo em Marcos 16:15.

Se tivermos compaixão, se orarmos sinceramente, também anunciaremos a mensagem. E ao fazê-lo se avivará o espírito missionário.

V. Dádivas

“de graça dai” (Mateus 10:8). Deviam fazer os discípulos. Dar a mensagem, dar toda a ajuda possível sem esperar pagamento.

O espírito missionário conhece a alegria de dar; e se aviva e intensifica dando. Interessamo-nos em obras para as quais temos contribuído. Nós damos para o que amamos.

Rico não é o que ganhou muito, mas aquele que tem sido capaz de dar muito. Temos o espírito missionário? Cristo nos convida a olhar como ele, compadecer-se como ele, e dar como ele se deu.

Respondamos a seus desejos. O que você dará hoje para sua obra?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem