Como o Cristão Deve Amar, Viver e Trabalhar?

Como o Cristão Deve Amar, Viver e Trabalhar?
Texto: Romanos 12:9-18

Introdução: Paulo começa o capítulo 12 com um apelo aos crentes em Roma para que sejam um sacrifício vivo! Jesus quer que sejamos sacrifícios vivos! Ele quer que nos deitemos sobre o altar e tenhamos uma vida santa e agradável a Deus.

Paulo continua dizendo que os crentes não devem ser conformados (moldados) ao mundo, mas devemos ser transformados (mudados). Como? Nossas mentes precisam ser renovadas! A palavra renovada é definida como "restaurada". Nosso entendimento tem que ser mudado! Somente a palavra de Deus pode fazer isso!

Paulo continua falando sobre a unidade do corpo de Cristo e os dons que são dados aos membros do corpo e como eles devem ser usados! Paulo conclui o capítulo 12 com alguns princípios que, creio, precisam ser postos em prática na vida de todo crente, para que o corpo de Cristo possa funcionar como o Senhor quer.

I. Nosso Amor Deve Ser Sincero! 12:9

Paulo diz .... "O amor seja não fingido....". O que é fingido! É dissimulação? É hipocrisia! Não seja hipócrita na maneira de amar as pessoas! Você está sendo hipócrita em seus relacionamentos? Agir como se você amasse a pessoa em seu rosto, e falando delas, apunhalando-as pelas costas! Você coloca uma carinha sorridente e aperta sua mão, ainda que em seu coração você esteja com um rancor do tamanho da Ibituruna, isso é hipocrisia, e Paulo diz que devemos amar as pessoas sinceramente ... sem hipocrisia!

Se há uma coisa que falta muito na casa de Deus, é o amor um pelo outro. Vamos ser lembrados das palavras do apóstolo João em

1 João 3:10 “Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão”.

Observe também o verso 14, “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte”.

O que essas palavras dizem sobre nosso relacionamento com o Senhor? Podemos realmente ter o relacionamento correto com Deus e ter ódio em nossos corações pelos crentes? É melhor fazermos um check-up em nós mesmos!

a. Observe como devemos nos amar uns aos outros! V. 10a
"Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, ......"

b. Observe como devemos nos considerar um ao outro! V. 10b
"... preferindo-vos em honra uns aos outros;”

c. Observe como devemos contribuir um para com o outro! 12:13

Devemos considerar nossos irmãos e irmãs no Senhor antes de nós mesmos! Nós devemos considerá-los mais dignos do que nós!

Se nosso amor não for sincero, será óbvio para os incrédulos! Nunca seremos capazes de alcançá-los com o evangelho de Cristo, a menos que primeiro nos alcancemos uns aos outros em amor!

II. Nossas Vidas Devem Ser Separadas! 12:9

a. Devemos abandonar o que é mal.
A palavra "aborrecer" é uma palavra que não usamos muito hoje em dia ..... também é um princípio que também não praticamos muito! Significa "desprezar ou detestar". O pecado, o mal deve ser detestável para o crente! Não deve ser tolerado em nossas vidas. Paulo escreveu em 1 Tessalonicenses 5:22 "Abstende-vos de toda espécie de mal".

Estou convencido de que uma das razões pelas quais nossa sociedade está da maneira em que está moralmente, é por causa da maneira em que a igreja está! A igreja não aborrece o pecado do jeito que costumava fazer! Alguns pastores não pregam contra o pecado como antes, porque temem ofender as pessoas e temem perder o salário!

Se um pregador quiser pregar contra o pecado e quiser pregar contra a necessidade de os crentes serem separados do mundo ... ele não é um pregador de verdade. Um verdadeiro pastor ama seu rebanho o suficiente para protegê-lo e avisá-lo dos perigos e armadilhas do pecado! O crente está no mundo, mas não é para SER DO mundo ...... "saia do meio deles, e seja separado". A própria palavra "igreja" fala desse fato. A igreja é uma “reunião dos que foram chamados”, ou "chamados para fora”.

b. Devemos nos apegar ao que é bom.
Nós devemos desprezar o mal, mas nos apegar ao que é bom! A palavra "apegar" neste verso significa "colar, aderir, unir ou manter companhia! O filho de Deus deve se apegar a essas coisas que são boas! Devemos nos apegar a elas, e devemos acompanhar aqueles que seguem após coisas boas!

c. Devemos nos abster de palavras profanas. 12:14
Como você reage quando as pessoas dizem coisas negativas em relação a você ou sobre você? O que sai da sua boca quando você é amaldiçoado ou quando você é perseguido! Isto pode parecer ridículo para alguns ... mas o crente deve recompensar o mal com o bem! Não devemos amaldiçoar, mas devemos abençoar! Nós devemos orar por eles! Muitas vezes são as nossas reações que as pessoas percebem mais do que nossas ações!

O que a nossa boca realmente diz sobre nós?

III. Nosso Trabalho Deve Ser Com Entusiasmo! 12:11

“Trabalhem com entusiasmo e não sejam preguiçosos. Sirvam o Senhor com o coração cheio de fervor”. (NTLH)

a. Com confiança. V. 12
Podemos ter confiança em nossas vidas e trabalho por causa de nosso relacionamento com Cristo! Podemos manter uma atitude positiva em nosso trabalho por causa da esperança que temos em Cristo Jesus!

b. Com consistência.
O que fazemos quando tempos difíceis chegam? Nós cruzamos as mãos, jogamos a toalha, jogamos as mãos para o ar e desistimos! O filho de Deus não é para ser um desistente! Nós devemos ser pacientes na tribulação! Podemos perseverar porque o Senhor está conosco para nos conduzir e nos sustentar!

É quando as coisas parecem piores que você não deve desistir.
Gálatas 5:1 - Gálatas 6:9 - 2 Tessalonicenses 3:13 - 2 Timóteo 2:1 - 2 Timóteo 3:14
Todo cristão deveria cortar a palavra "desistir" do dicionário!

c. Com continuidade.
Nós devemos trabalhar com oração! Pode haver algumas vezes em nosso trabalho e serviço que não sabemos exatamente o caminho que devemos seguir ou o que devemos fazer! Uma coisa em que o filho de Deus deve ser constante é na oração!

A diferença no sucesso e fracasso de nossos trabalhos pode muito bem depender da nossa continuidade na oração. Pouco é realizado para o Senhor sem oração!

Esta noite compartilhei com vocês três princípios que, acredito, podem transformar nossa vida e nossa igreja.

Você se comprometerá esta noite com um amor que seja sincero ........ uma vida que seja separada ...... e a trabalhar com entusiasmo?

Gostou Desse Esboço? Conheça 365 Esboços de Sermões Selecionados:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem