A Importância de Memorizar as Escrituras

A Importância de Memorizar as Escrituras
Ainda me lembro da primeira vez em que fui impactado pela verdade da Palavra de Deus. Era véspera de Ano Novo durante o meu primeiro ano no ensino médio e eu estava sozinha no meu quarto. Eu tinha decidido ler algumas partes da Bíblia, provavelmente por um vago sentimento de culpa - ou talvez porque eu estivesse tentando entrar na resolução de um Ano Novo.

De qualquer forma, tropecei completamente por acidente neste verso:
“E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” - Tiago 1:22
Bam! Eu cresci na igreja e eu era um ator importante na cena da escola dominical. Eu poderia responder a todas as perguntas. Eu sempre sabia o que a professora queria que eu dissesse e ficava feliz em fazê-lo. Mas era principalmente um espetáculo. Eu gostava de ser o "garoto bom" na igreja porque me chamava a atenção, não por causa de qualquer maturidade espiritual real.

Quando li as palavras de Tiago na véspera de Ano Novo, no entanto, as coisas começaram a mudar. Eu estava convencido da minha hipocrisia e pecaminosidade. Comecei a desejar intimidade com Deus e uma verdadeira compreensão da Sua Palavra. É por isso que Tiago 1:22 é o primeiro versículo bíblico que memorizei por minha própria vontade. Eu não queria perder a grande verdade que encontrei, então me certifiquei de que estaria sempre comigo.

Eu continuei memorizando porções da Bíblia desde aquele dia, e espero continuar fazendo isso durante toda a minha vida. Mais, penso que a memorização das Escrituras é uma prática que pode beneficiar todos os cristãos.

Então, aqui estão três razões pelas quais eu acredito que memorizar as Escrituras é uma prática vital para todos os discípulos de Jesus Cristo.

É Ordenado

Para ser justo, não há versículos na Bíblia que dizem: "Tu memorizarás as palavras deste livro". Não tão diretamente assim, mas há várias passagens das Escrituras que oferecem uma diretriz clara para os leitores da Bíblia se tornarem memorizadores da Bíblia.

Aqui estão alguns exemplos:
“Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido”. - Josué 1:8
“Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atá-las-eis por sinal na vossa mão, e elas vos serão por frontais entre os vossos olhos; e ensiná-las-eis a vossos filhos, falando delas sentados em vossas casas e andando pelo caminho, ao deitar-vos e ao levantar-vos”. Deuteronômio 11:18-19
“Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” - Mateus 4:4
A esmagadora mensagem da Bíblia é que as Palavras de Deus são um bem inestimável para aqueles que a seguiriam. No entanto, não é suficiente para nós sabermos sobre as palavras de Deus - ou mesmo entendê-las.

A Palavra de Deus precisa se tornar parte de quem somos.

É Prático

Há também um enorme benefício prático de memorizar trechos da Bíblia. Ou seja, nós carregamos esses versos da Bíblia conosco onde quer que vamos. Nós não podemos perdê-los. Mais importante, não podemos ignorá-los.

É por isso que David escreveu:
“De todo o meu coração tenho te buscado; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti” - Salmo 119:10-11
Mesmo em um mundo de smartphones e acesso instantâneo a informações, ainda há um enorme benefício em carregar as Palavras de Deus em nossas mentes e corações. Porquê? Porque mesmo quando tenho acesso ilimitado à Bíblia, não tenho motivação ilimitada. Quando passo por momentos difíceis, ou quando sou tentado a fazer algo fora do plano de Deus, nem sempre tenho a sabedoria ou a energia para buscar conselho das Escrituras.

Mas isso não é um problema quando essas Escrituras são parte de mim. Através do ministério do Espírito Santo, esconder a Palavra de Deus em nossos corações faz com que essas Palavras nos encontrem e nos convençam quando mais precisamos delas.

É Mudança de Vida

A razão final pela qual devemos memorizar porções da Bíblia é que a Bíblia é diferente de qualquer outro livro. De fato, a Bíblia é muito mais do que um livro, ou até mesmo uma coleção de livros - a Bíblia é uma Palavra sobrenatural dada a nós pelo nosso Criador.
“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” - Hebreus 4:12
A Palavra de Deus é viva. Por essa razão, é quase impossível incorporar essa Palavra em nossas mentes e corações sem sermos alterados por ela. O conteúdo da Bíblia não é informação estática - eles não são os mesmos tipos de palavras que encontramos em um livro de matemática ou ainda outro romance sobre vampiros adolescentes.

Em vez disso, as palavras da Bíblia são poderosos catalisadores para a transformação. É por isso que Paulo ensinou que as Palavras da Escritura têm o poder de nos equipar para a difícil jornada de seguir a Cristo em um mundo hostil:
“A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria" - (Colossenses 3:16).
Faça o compromisso de memorizar as Escrituras. Aprenda as passagens que mais o impactam e você nunca mais precisará ouvir alguém lhe dizer porque a memória das Escrituras é uma boa ideia. Você saberá.

Quer Aprender Memorizar Milhares de Versículos Bíblicos?

Conheça o Curso de Memorização da Bíblia | Memo Bible 3000 ®

Uma excelente e indispensável ferramenta para pregadores, pastores, seminaristas, conferencistas, professores de escolas dominicais, evangelistas, missionários. Enfim, para todos aqueles que amam e tem compromisso com a Palavra da Verdade!

Resultados Garantidos!

Você se surpreenderá com o conteúdo do programa e o que o MEMO BIBLE 3000 ® é capaz de fazer por VOCÊ!
Curso Completo de 285,00 por apenas: R$ 89,00   

Parcelamos em até 10 x no cartão!
(Boleto somente à vista)

peça-agora
Garantia de 30 Dias, Risco ZERO e 100% Satisfação!
Você memorizará mais Versículos em 1 semana do que em toda a sua vida!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem