Jardim do Éden: Lições sobre Modéstia
Texto: Gênesis 3:6-10

Introdução: Há muitas coisas importantes a serem observadas em Gênesis 3, incluindo a queda de Adão e Eva em pecado e a promessa do Messias. Há também pontos importantes a serem feitos sobre a modéstia - particularmente no que se refere às nossas vestes.

Vamos considerar isso neste sermão.

1. Porque a modéstia é importante?

A. O Novo Testamento enfatiza a importância de roupas modestas (1 Timóteo 2:9) - alguns cristãos protestam contra o uso do Antigo Testamento em discussões sobre trajes modestos; a velha lei foi pregada na cruz (Colossenses 2:14), mas ainda está escrita para o nosso aprendizado (Romanos 15:4); por isso é importante notar, não necessariamente por lei, mas por princípios e definições

B. Esta era uma situação única - as partes envolvidas tinham conhecimento perfeito do bem e do mal; Deus é onisciente (Salmo 139:1-4); Adão e Eva obtiveram perfeito conhecimento do bem e do mal quando comeram da árvore proibida (Gênesis 2:17; 3:11).

2. A imodéstia é vergonhosa

A. Depois de comer da árvore proibida, Adão e Eva entenderam que estavam nus (Gênesis 3:7) - como resultado, eles se esconderam do Senhor

B. Por que eles se esconderam? - não apenas porque desobedeceram ao mandamento de Deus (possivelmente considerado, mas não à razão declarada); Adão escondeu porque estava nu (Gênesis 3:10)

C. Devemos ter o suficiente de um sentimento de vergonha que queremos evitar mostrar nossos corpos - infelizmente, muitos perderam o senso de vergonha e “nem tampouco sabem que coisa é envergonhar-se” (Jeremias 6:15).

D. Devemos viver de acordo com um padrão mais elevado (Romanos 12:2) - não adotar padrões de vestuário do mundo (Sofonias 1:8)

3. Estar parcialmente vestido não é suficiente

A. Para cobrir-se, Adão e Eva fizeram vestes das folhas de figueira (Gênesis 3:7) - não totalmente nus, mas também não suficientemente vestidos, e eles sabiam disso (Gênesis 3:10); então Deus fez “vestes de pele” para cobri-los adequadamente (Gênesis 3:21)

B. O que constitui “vestuário modesto” (1 Timóteo 2: 9)?

C. Devemos estar totalmente / adequadamente vestidos - não vestidos na medida em que o mundo considere apropriado

4. Vestuário modesto não é apenas sobre a prevenção da luxúria

A. Alguns acreditam que roupas modestas são importantes apenas se os outros puderem cobiçá-los - então eles ignoram isso se acham que ninguém deseja ou se vestem como todo mundo; mas no Jardim, não havia ninguém para cobiçar Adão e Eva

B. Por que Deus os vestiu? Antes disso, eles estavam nus e não se envergonhavam (Gênesis 2:25); era somente um homem e sua esposa (Gênesis 2:24); essa relação é honrosa (Hebreus 13:4); se a nudez nessa situação não estava errada, por que Deus os vestiu? … Para nos ensinar (Romanos 15:4)

C. A Bíblia nos ensina a nos vestir com trajes modestos (1 Timóteo 2:9), e não trajes não luxuriosos - é claro que algumas roupas são projetadas para provocar a luxúria (Provérbios 7:10), mas há mais a modéstia do que isso; a questão não é: “Alguém está me desejando?”; a pergunta é: "Estou vestida modestamente?"

Conclusão

A. Precisamos aprender a diferença entre o certo e o errado - depois colocá-lo em prática em todas as áreas da vida

B. Isso inclui como nos vestimos - precisamos nos conformar ao padrão de Deus, não ao padrão do mundo