Jardim do Éden: Lições sobre Modéstia

Jardim do Éden: Lições sobre Modéstia
Texto: Gênesis 3:6-10

Introdução: Há muitas coisas importantes a serem observadas em Gênesis 3, incluindo a queda de Adão e Eva em pecado e a promessa do Messias. Há também pontos importantes a serem feitos sobre a modéstia - particularmente no que se refere às nossas vestes.

Vamos considerar isso neste sermão.

1. Porque a modéstia é importante?

A. O Novo Testamento enfatiza a importância de roupas modestas (1 Timóteo 2:9) - alguns cristãos protestam contra o uso do Antigo Testamento em discussões sobre trajes modestos; a velha lei foi pregada na cruz (Colossenses 2:14), mas ainda está escrita para o nosso aprendizado (Romanos 15:4); por isso é importante notar, não necessariamente por lei, mas por princípios e definições

B. Esta era uma situação única - as partes envolvidas tinham conhecimento perfeito do bem e do mal; Deus é onisciente (Salmo 139:1-4); Adão e Eva obtiveram perfeito conhecimento do bem e do mal quando comeram da árvore proibida (Gênesis 2:17; 3:11).

2. A imodéstia é vergonhosa

A. Depois de comer da árvore proibida, Adão e Eva entenderam que estavam nus (Gênesis 3:7) - como resultado, eles se esconderam do Senhor

B. Por que eles se esconderam? - não apenas porque desobedeceram ao mandamento de Deus (possivelmente considerado, mas não à razão declarada); Adão escondeu porque estava nu (Gênesis 3:10)

C. Devemos ter o suficiente de um sentimento de vergonha que queremos evitar mostrar nossos corpos - infelizmente, muitos perderam o senso de vergonha e “nem tampouco sabem que coisa é envergonhar-se” (Jeremias 6:15).

D. Devemos viver de acordo com um padrão mais elevado (Romanos 12:2) - não adotar padrões de vestuário do mundo (Sofonias 1:8)

3. Estar parcialmente vestido não é suficiente

A. Para cobrir-se, Adão e Eva fizeram vestes das folhas de figueira (Gênesis 3:7) - não totalmente nus, mas também não suficientemente vestidos, e eles sabiam disso (Gênesis 3:10); então Deus fez “vestes de pele” para cobri-los adequadamente (Gênesis 3:21)

B. O que constitui “vestuário modesto” (1 Timóteo 2: 9)?

C. Devemos estar totalmente / adequadamente vestidos - não vestidos na medida em que o mundo considere apropriado

4. Vestuário modesto não é apenas sobre a prevenção da luxúria

A. Alguns acreditam que roupas modestas são importantes apenas se os outros puderem cobiçá-los - então eles ignoram isso se acham que ninguém deseja ou se vestem como todo mundo; mas no Jardim, não havia ninguém para cobiçar Adão e Eva

B. Por que Deus os vestiu? Antes disso, eles estavam nus e não se envergonhavam (Gênesis 2:25); era somente um homem e sua esposa (Gênesis 2:24); essa relação é honrosa (Hebreus 13:4); se a nudez nessa situação não estava errada, por que Deus os vestiu? … Para nos ensinar (Romanos 15:4)

C. A Bíblia nos ensina a nos vestir com trajes modestos (1 Timóteo 2:9), e não trajes não luxuriosos - é claro que algumas roupas são projetadas para provocar a luxúria (Provérbios 7:10), mas há mais a modéstia do que isso; a questão não é: “Alguém está me desejando?”; a pergunta é: "Estou vestida modestamente?"

Conclusão

A. Precisamos aprender a diferença entre o certo e o errado - depois colocá-lo em prática em todas as áreas da vida

B. Isso inclui como nos vestimos - precisamos nos conformar ao padrão de Deus, não ao padrão do mundo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem