Do gemido terrenal à glória eterna

Do gemido terrenal à glória eterna
Texto: Romanos 8:18-28

Introdução: O apóstolo Paulo quer encorajar seu público em aflição. O sofrimento desta vida é “não se podem comparar com a glória” que será revelada em nós. Estamos literalmente saindo do gemido terrenal para a glória eterna.

A palavra "gemer" significa suspirar, chorar, clamar de dor. Essas dificuldades só podem ser suportadas pela ajuda, assistência e acompanhamento do Espírito Santo de Deus. Nossa esperança está ancorada no fato de que sairemos do gemido para a glória.

1. Nós passamos por Aflições (Romanos 8:18-23)

A. A criatura geme - “Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus. Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus”

B. A criação geme - “Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora”

C. O cristão geme - “...e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo”

2. Nós recebemos ajuda (Romanos 8:24-27)

A. O espírito ajuda nas enfermidades - “Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém”.

B. O Espírito ajuda com a Intercessão - “…mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis”

C. O Espírito ajuda com Investigação - “E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus”

3. Nós temos esperança (Romanos 8:28)

A. A confiança da esperança - "E sabemos..."

B. A comunhão da esperança - “...que todas as coisas concorrem...”

C. A conclusão da esperança - "...para o bem..."

D. A congregação da esperança - “para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados”

E. A consumação da esperança - "...segundo o seu propósito"

Conclusão: Aflição, angústia e sofrimento fazem parte da experiência humana, mas Deus irá redimir a criatura caída e a criação caída. Um dia ele nos conduzirá à Sua gloriosa presença e transformará nossa carne mortal e carnal. Nós seremos como Ele enquanto nos movemos do gemido terrenal para a glória eterna!

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!