Zaqueu e Os Efeitos De Uma Conversão Genuína

Os Efeitos De Uma Conversão Genuína
Texto bíblico: Lucas 19:1-9
Zaqueu era o chefe dos coletores de impostos de Jericó. Como tal, recebia uma percentagem de todos os impostos coletados. Era desonesto e detestado por todos, como um traidor de seu povo.

O encontro de Zaqueu com Jesus nos conduz a uma reflexão obrigatória e muito séria que pode ser resumida na seguinte questão:
  • Que resultados morais o encontro com Jesus promove na vida de uma pessoa?
É claro que um encontro com Jesus é um encontro com a vida, com a luz, com a cura, com a salvação, com a prosperidade, com a alegria, com a libertação, com a paz, com a esperança. E Zaqueu, melhor do que ninguém, exemplifica o esforço feito para ver Jesus. Ele queria mesmo ter um encontro com Cristo e fez de tudo para consegui-lo.

Mas a ênfase hoje está naquilo que ele decidiu fazer para receber Jesus. Zaqueu abriu mão de sua vida velha para receber uma vida nova. Nós também precisamos definitivamente absorver e aplicar em nossas vidas os valores e as atitudes morais de Cristo. Para tanto é necessário subtrair de nossas vidas aquelas coisas que sabemos que não O agradam. Precisamos abandonar aqueles traços imorais com seus frutos, a fim de que o Espírito Santo possa nos encher do caráter de Jesus.

É urgente, assim como receber a Cristo com alegria, como fez Zaqueu, decidir conscientemente mudar as atitudes; bem como abandonar, renunciar, devolver ou restituir coisas que não nos pertencem! Olhando deste ângulo o encontro de Jesus com Zaqueu, podemos aprender uma espetacular lição de vida. Este Zaqueu, antes de conhecer a Cristo, era ladrão do dinheiro público e havia enriquecido ilicitamente, e agora desfrutava do que não lhe pertencia! Toma a decisão de devolver o que não lhe pertencia. Agora, vamos tentar avaliar francamente os efeitos práticos da nossa conversão. Será que é mesmo uma conversão genuína?

E você, depois do encontro com Cristo, existe alguma coisa que não te pertence e você esteja desfrutando dela e precisa devolver, abandonar?

Por exemplo:
  1. Você está desfrutando do “lucro” da mentira?
  2. Você está desfrutando do “lucro” da ofensa?
  3. Você está desfrutando do “lucro” da impureza e imoralidade sexual?
  4. Você está desfrutando do “lucro” do adultério? (aventura e prazer com a mulher ou homem de outro?)
  5. Você está desfrutando do “lucro” da arrogância?
  6. Você está desfrutando do “lucro”  do “poder”?
  7. Você está desfrutando do “lucro” de uma casa comprada de maneira ilegal?
  8. Você está desfrutando do “lucro” do carro comprado com dinheiro ilegal?
  9. Você está desfrutando do “lucro”...
  10. O que em sua vida precisa ser devolvido?
O que Jesus nos ensina na “casa de Zaqueu” é que salvação sempre tem a ver com a devolução do que não me pertence, abandono do que não é lícito, e posse da vida e do caráter moral e das atitudes de Jesus que agora me pertencerão!

Veja a importância destas palavras: devolução, entrega, abandono. Zaqueu nos ensina que quando existe entrega, sempre haverá a posse da verdadeira salvação que transforma e traz  paz e alegria. Se pudéssemos hoje perguntar ao Zaqueu se a troca valeu à pena, com certeza ele nos testemunharia que aquela foi a decisão mais inteligente e importante de sua vida.

Conclusão

A história de Zaqueu nos ensina:
  • Não  há  conversão  genuína  sem  resultados  morais  palpáveis  na  vida  do  convertido.  A  confissão verbal de Cristo como Senhor e Salvador deve ser acompanhada de sinais exteriores de mudanças cada vez maiores.
  • Jesus só confirmou a salvação de Zaqueu após a decisão anunciada de restituição e conserto. Houve um arrependimento genuíno e prático.
  • Hoje  em  dia  muitos  afirmam  crer  em  Jesus,  mas  não  estão  dispostos  a  abrir  mão  do “lucro”  ou “benefícios” do pecado. Este tipo de conversão deve ser questionada à luz da bíblia, pois pode não ser verdadeira, mas apenas uma adesão filosófica ou uma concordância mental, sem novo nascimento.
  • Cada  um  deve  avaliar-se  a  si  mesmo  e  aproveitar  os  alertas  bíblicos  para  testar  sua  conversão  e talvez tratar de buscar um verdadeiro encontro com Deus, tal como Zaqueu, que não mediu esforços para ver Jesus.
Que resultados morais o encontro com Jesus promoveu em sua vida?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem